Quais as formas de extinção do usufruto?

Perguntado por: Luísa Filipa Nunes  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)

Ocorre a extinção do usufruto por morte do usufrutuário, pois é um caráter personalíssimo. Deve-se entender que a morte do nu-proprietário não constitui a extinção do usufruto, segue-se o direito de propriedade, com o usufruto aos seus sucessores.

Quais são as formas de extinção do usufruto?

O usufruto extingue-se, cancelando-se o registro no Cartório de Registro de Imóveis, por culpa do usufrutuário, quando aliena, deteriora ou deixa arruinar os bens, não fazendo reparações necessárias à sua conservação ou ainda quando abusa da fruição da coisa, percebendo, de modo imoderado, seus frutos, ou seja, quando, ...

Quem pode requerer a baixa do usufruto?

Enquanto for vivo, o usufrutuário pode renunciar ao seu direito de usufruto. ... Sendo o usufruto vitalício e falecido o usufrutuário, basta apresentar um requerimento e a certidão de óbito original (ou cópia autenticada) no Cartório de Registro de Imóveis para que o usufruto seja cancelado na matrícula do imóvel.

Quais são as formas de constituição do usufruto?

O usufruto pode ser constituído pela lei, por ato inter vivos (contrato, p. Ex.), por ato causa mortis(testamento), por doação e por usucapião. É cabível o usufruto simultâneo, ou seja, duas ou mais pessoas exercerem o referido direito ao mesmo tempo.

Quais são as oito hipóteses de extinção do usufruto previstas no Código Civil?

Portanto, dentre as diversas formas previstas para a extinção do usufruto, como, por exemplo, a renúncia, morte do usufrutuário, extinção da pessoa jurídica, cessão do motivo que se origina, destruição da coisa ou inobservância das obrigações legais, destaca-se nesse estudo a extinção pelo não uso ou não fruição do bem ...

AULA 15 - EXTINÇÃO DO USUFRUTO

19 questões relacionadas encontradas

Quando se extingue o usufruto vitalício?

Em contrapartida, o usufruto vitalício será estipulado a favor de uma pessoa natural, sem previsão de termo final, extinguindo-se com a morte do usufrutuário. Ressalta-se que a morte do nu-proprietário não é motivo de extinção do usufruto, uma vez que tal qualidade irradia-se aos herdeiros.

O que é usufruto simultâneo?

Segundo o artigo 1.411 do Código Civil brasileiro, constituído o usufruto em favor de duas ou mais pessoas, extinguir-se-á a parte em relação a cada uma das que falecerem, salvo se, por estipulação expressa, o quinhão desses couber ao sobrevivente. É o chamado usufruto simultâneo.

Quais as formas de constituição do usufruto uso e habitação?

As formas de constituição de usufruto, uso e habitação são idênticas, das quais são constituídas por meio de atos de vontade, usucapião e por determinação legal. já, as formas de extinção desses institutos são semelhantes, vistos que ambos estão regidos pelo Art. 1410, CC.

Quanto custa para fazer usufruto de um imóvel?

Tem o mesmo custo de uma escritura, com pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Quando a transação é de compra e venda, a taxa é de 4% do valor do imóvel. Mas se for doação com reserva de usufruto, o percentual é de 2%.

Como fazer usufruto de um imóvel?

O usufruto é feito em um cartório ou pode ser detalhado em um testamento. A pessoa que receber a doação é denominada “nu-proprietário”. O beneficiado não pode vender nem alugar, ele só terá direito sobre o imóvel após a morte do doador.

Quanto custa para dar baixa no usufruto?

Tem o mesmo custo de uma escritura, com pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Quando a transação é de compra e venda, a taxa é de 4% do valor do imóvel. Mas se for doação com reserva de usufruto, o percentual é de 2%.

É possível revogar a concessão de usufruto?

A duração do usufruto poderá ser temporária, quando estipulada com prazo para seu término, ou vitalícia, durando até o fim da vida do usufrutuário, sendo no entanto, possível revogar a concessão do direito do usufruto pelo nu-proprietário do imóvel através de averbação na matrícula do imóvel.

Quem tem usufruto pode vender imóvel?

O nu-proprietário, conforme se vê, não tem o poder de revogar o usufruto vigente. O usufrutuário, por sua vez, não pode vender o bem. Pode apenas cedê-lo (isto é, ceder o direito de uso) gratuita ou onerosamente. Mas continua responsável pela preservação do bem perante o nu-proprietário.

Quais são os tempos de duração do usufruto explique cada um deles?

A duração do usufruto pode ser dividida em: Vitalício: o usufruto perdurará enquanto viver o usufrutuário, caso não ocorra qualquer causa de extinção; e, Temporário: submetido a termo ou a condição pré-estabelecida (exemplo: maioridade, formação em uma faculdade, entre outros).

O que é usufruto exemplo?

Uma doação com reserva de usufruto é o exemplo mais comum de ato entre vivos que constitui direito de usufruto. Por exemplo, uma pessoa tem um imóvel; ela pode doar o imóvel para um amigo A, com reserva de usufruto para o amigo B.

O que é uma renúncia de usufruto?

É uma escritura declaratória unilateral, através da qual o usufrutuário de um determinado bem renuncia ao usufruto de que detém sobre o mesmo.

Precisa de advogado para fazer usufruto?

Doação com reserva de usufruto precisa de advogado? Por mais que muitas pessoas acreditem que é necessária a presença de um advogado para realizar a doação, na verdade, não é preciso. Para realizar o processo é necessário apenas que seja feito em cartório com presença de ambas as partes.

Como fazer doação de imóvel para filho com usufruto?

Para doar um imóvel com reserva de usufruto, o proprietário do imóvel precisa formalizar uma escritura de doação, pagar o Imposto sobre transmisão Causa Mortis e Doação – o ITCMD, que pode chegar a 8% do valor do imóvel, e posteriormente averbar a doação no Registro de Imóveis.

Como fazer usufruto de herança?

A instituição da doação com reserva de usufruto é feita no cartório, visto que deve constar na matrícula do imóvel, também é possível de ser realizado através de testamento.

Qual a diferença entre direito real de habitação e usufruto?

Enquanto o direito à habitação dá ao seu detentor a prerrogativa apenas de ocupar o imóvel para uso próprio e de sua família, o usufruto dá ao usufrutuário o direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos, conforme dispõe o artigo 1.394 do Código Civil.

Qual é a diferença do direito real de superfície e usufruto?

A diferença entre os três é que, no usufruto o direito é mais amplo, podendo o usufrutuário alugar ou dar em comodato o bem, mas não poderá vendê-lo ou dá-lo em garantia hipotecária, o que não cabe em nenhum caso aos que possuírem os direitos reais de habitação e uso.

Qual o único direito real de aquisição?

O artigo 1.417 do Código Civil estabelece o seguinte: Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.

É possível o usufruto simultâneo?

Não há possibilidade jurídica da constituição de usufruto sucessivo. O que é possível contratar é o usufruto simultâneo e reversível, ou seja, aquele que por morte de um dos usufrutuários, o quinhão deste passa integralmente ao usufrutuário remanescente (art. 1.411 CCB).

O que é usufruto simultâneo E o que é direito de acrescer no usufruto?

Usufruto simultâneo: é aquele concedido ao mesmo tempo em favor de duas ou mais pessoas. ... De forma que no usufruto simultâneo falecendo um dos usufrutuários, a parte do usufrutuário falecido será extinta. Esta regra geral tem duas exceções: → Haverá direito de acrescer se existir expressa estipulação neste sentido.

O quê usufruto impróprio ou quase usufruto?

- Usufruto impróprio ou quase usufruto: é aquele que recai sobre um bem substituível (fungível, consumível). Por esta razão, o usufrutuário poderá consumir a coisa, obrigando-se apenas a restituir outra da mesma quantidade, espécie e qualidade.

Artigo anterior
Quais são os meios de comunicação pessoal?
Artigo seguinte
O que significa personalidade esquiva?