Quais as formas de contaminação radioativa?

Perguntado por: Manuel Álvaro Carneiro Lopes  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

Contaminação radioativa é o contato e a retenção de material radioativo, geralmente em forma de líquido ou poeira. Pode acontecer por meio da inalação, da ingestão ou da penetração através da pele ou de algum ferimento específico.

Como ocorre a contaminação por radiação?

A contaminação radioativa acontece quando um material radioativo é absorvido pelo corpo de um indivíduo. Qualquer tipo de contaminação ocorre quando há a presença indesejável de um material em um local onde ele não deveria estar.

O que são fontes de contaminação radioativa?

A radiação é definida como a energia emitida por componentes naturais em forma de partículas e ondas eletromagnéticas, e suas fontes são encontradas em jazidas. A presença indesejada de material radioativo em um local ou sua absorção pelo corpo de um indivíduo é chamada de contaminação radioativa.

Quais os tipos de exposição à radiação?

Exposição externa: é resultante de fontes externas ao corpo, proveniente dos raios-X ou fontes radioativas. Exposição interna: resulta da entrada de material radioativo no organismo por inalação, ingestão, ferimentos ou absorção pela pele.

O que é radiação e contaminação?

A contaminação é a presença de um material indesejável (radioativo ou não) em determinado local. Já a irradiação, é a exposição de um objeto ou de um corpo à radiação. É possível haver irradiação sem existir contaminação.

Contaminação radioativa

23 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre radiação e contaminação?

15 - Qual é a diferença entre irradiação e contaminação? Uma contaminação, radioativa ou não, caracteriza-se pela presença de um material em local indesejável. A irradiação é a exposição de um objeto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer a alguma distância, sem necessidade de contato.

Qual a diferença entre contaminação e exposição à radiação?

Para que uma pessoa seja contaminada, o material radioativo deve entrar em contato com ou penetrar o corpo. Quando uma pessoa é exposta a certos tipos de radiação, essa energia pode penetrar o corpo. Quando uma pessoa faz uma radiografia, ela é exposta à radiação, mas não é contaminada.

O que é radiação e quais os tipos?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Quais são as 3 principais radiações ionizantes?

Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.

Qual tipo de radiação causa câncer?

Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

O que é uma fonte de radiação?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.

O que é o material radioativo?

Os elementos radioativos são aqueles que emitem radiação alfa, beta e gama a partir do núcleo de um átomo instável. Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis.

Como evitar a contaminação por radiação?

Como evitar a exposição a radiação

Para diminuir o nível de exposição é importante realizar exames que emitem radiação somente com indicação médica. Contudo, muitos procedimentos podem ser feitos com colete de chumbo para proteger as partes do corpo que não serão avaliadas.

O que acontece se inalar radiação?

A partir daí a radiação causa insuficiência respiratória aguda e pessoa apresenta grande dificuldade para respirar. Nesta quantidade, a radiação leva a pessoa ao coma e até a morte através da destruição das células do sistema nervoso central. A radiação é utilizada na Medicina para diagnósticos e tratamentos.

Quais as radiações não ionizantes?

“1. Para os efeitos desta norma, são radiações não ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser.

O que é radiação alfa beta é gama?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Quais são os tipos de radiação ionizantes usados em radiografia industrial?

A radiografia Industrial por Gamagrafia geralmente é realizada com os seguintes radioisótopos, relacionados em ordem crescente de energia de radiação gama emitida: selênio-75, irídio-192, cobalto-60. Estes radioisótopos emitem radiação gama, mas cada um com uma energia diferente.

Quais os tipos de radiações de exemplo de cada um?

Alguns exemplos são:
  • Infravermelho (Produzida em um ferro de passar)
  • Ultravioleta (Produzida pelo sol)
  • Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico)
  • Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)
  • Ondas de rádio (produzida em aparelhos de som, por exemplo)

O que são radiação e radioatividade Cite exemplos?

Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Perceba que falamos em radiação espontânea, ou seja, independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa.

Qual a função da radiação?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Qual a diferença entre radiação e radiação?

A diferença entre radiação e irradiação é bem simples: radiação é transmissão de energia através do espaço, já irradiação é exposição à radiação. A radiação é, na verdade, a propagação ou condução do calor a uma certa velocidade.

O que é a contaminação?

Significado de Contaminação

Infecção; propagação de substâncias nocivas ou de doenças que causam infecção. [Figurado] Poder exercido sobre alguém ou sobre alguma coisa.

Qual a diferença entre a radiação e radioatividade?

A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Nem todos os átomos são radioativos, mas os que recebem essa definição se caracterizam por emitir partículas radioativas (radiação), numa busca constante para se tornarem mais estáveis.

O que é a radioproteção?

Radioproteção ou Proteção Radiológica é um conjunto de medidas que visam proteger o ho- mem e o ecossistema de possíveis efeitos inde- sejáveis causados pelas radiações ionizantes.

Qual a diferença entre um elemento radioativo é um alimento irradiado?

O Sr Bert Popping explica que alimento radioativo é aquele que contem em sua composição elementos radioativos, que emitem pulsos de energia. Um alimento radioativo (alta energia) não é considerado seguro. Já um alimento irradiado é o que sofreu exposição à radiação, para, por exemplo, eliminar microrganismos.

Artigo anterior
Qual a diferença entre adoçamento e amarração amorosa?
Artigo seguinte
Como fazer massa de cimento com barro?