Quais as fases do procedimento de intervenção federal?

Perguntado por: Érica Ariana Gaspar de Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

Conforme a didática simples do mesmo autor, o procedimento de intervenção pode ser explicado em quatro fases:
  • Iniciativa;
  • Fase Judicial (somente presente em duas das hipóteses de intervenção – CF, art. 34, VI e VII);
  • Decreto Interventivo;
  • Controle Político (não ocorrerá em duas das hipóteses de intervenção – CF, art.

Como é o processo de intervenção federal?

A intervenção federal será formalizada através de Decreto Federal, o qual especificará a amplitude, o prazo e, se for o caso, um interventor. Este decreto será submetido ao Congresso Nacional em até 24 horas para apreciação.

Quais são os tipos de intervenção federal?

A constituição prevê duas modalidades de intervenção: (a) A intervenção da União nos Estados e Distrito Federal (art. 34); (b) A intervenção dos Estados nos seus Municípios e da União nos Municípios localizados nos territórios federais (art.

Quando ocorre a intervenção federal?

A intervenção é aplicável quando o estado ou o DF suspende o pagamento da dívida fundada com a União por mais de dois anos consecutivos, para amenizar o cenário de inadimplência, desconfiança e aumento de juros.

Quais são os princípios que regem a intervenção federal?

No presente trabalho observou-se diversos pontos importantes, iniciando o presente estudo pela contextualização histórica, além de estudar os princípios que regem o instituto da intervenção federal, quais sejam: excepcionalidade, taxatividade, temporalidade e proporcionalidade.

Intervenção Federal - Passo a Passo

39 questões relacionadas encontradas

Quais os princípios deverão ser obedecidos no decreto de intervenção federal para não ferir o princípio federativo?

O decreto desse instituto, a fim de não ferir o princípio federativo, deverá obedecer estritamente a alguns princípios – excepcionalidade, taxatividade, temporalidade e proporcionalidade.

Quais os pressupostos e finalidades para uma intervenção federal?

A intervenção federal é instrumento para garantir a Federação. É característica da Federação a sua indissolubilidade, não sendo conferido aos Estados Federados o direito de secessão, isto é, o direito de retirada. O Estado Federado que tente se separar será objeto de intervenção federal.

O que ocorre em caso de decretação de intervenção federal?

A decretação da intervenção é ato privativo do Presidente da República que independe de prévia autorização pelo Congresso Nacional. Por outro lado, após ser decretada, a intervenção deverá ser aprovada ou suspensa pelo Congresso Nacional, conforme dispõe o artigo 49 , inciso IV da Constituição Federal .

Quais são as hipóteses de intervenção federal nos Estados e no Distrito Federal?

a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

O que é a intervenção federal o que ocorre em caso de decretação e como o decreto deve ser elaborado?

A intervenção federal provocada ocorre quando solicitada por algum órgão ao qual a Constituição conferiu tal competência. Nesses casos, o Chefe do Executivo não poderá tomar a iniciativa e executar, de ofício, a medida.

Quais são os tipos de intervenção?

Veja os tipos mais comuns de intervenção urbana:
  • Representações cênicas.
  • Grafites.
  • Colagens.
  • Adesivos.
  • Pinturas.
  • Instalações de objetos.

O que é uma intervenção militar federal?

A intervenção federal, prevista na Constituição, não é um golpe de Estado. Já a intervenção militar, em que os militares agem por conta própria e não por um pedido do governo, é inconstitucional e caracteriza um golpe de Estado.

Quais as características da intervenção federal?

forma republicana, sistema representativo e regime democrático; direitos da pessoa humana; autonomia municipal; prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

Qual a diferença de intervenção federal é intervenção militar?

E o motivo para isso é muito claro: embora ambas representem situações de anormalidade, a Intervenção Federal é um instrumento válido, previsto expressamente pela Constituição Federal, enquanto não existe qualquer menção à expressão “Intervenção Militar”.

O que é STF e para que serve?

O Supremo Tribunal Federal exerce a função de guardião da Constituição Federal. Ou seja, cabe ao STF fiscalizar as ações dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo que estes atuem dentro da constitucionalidade.

Pode haver intervenção federal no Distrito Federal?

A INTERVENÇÃO FEDERAL.

Em regra, a União somente poderá intervir nos Estados e no Distrito Federal, não podendo assim intervir nos municípios.

Quais as hipóteses de invenção Federal da União nos Estados?

São eles: (a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; (b) direitos da pessoa humana; (c) autonomia municipal; (d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta; e (e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de ...

Quais as hipóteses e os procedimentos legais para a ocorrência da intervenção dos Estados nos Municípios?

Intervenção Estadual
  • Não pagar dívida fundada por 2 anos consecutivos;
  • Não prestar as contas devidas;
  • Não aplicar receita em saúde e educação;
  • Descumprir lei estadual, ordem judicial ou princípios da Constituição Estadual.

É possível a intervenção federal nos Estados para fazer cumprir lei ou decisão judicial?

Na sua lida, comporta comemorar os seus pressupostos constitucionais, de pronto, ganhando vulto ,o artigo 34: "A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para (...) VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial" (destaquei).

Quais são os princípios constitucionais da administração pública *?

O art. 37 da Constituição Federal de 1988 traz expressamente 5 (cinco) princípios os quais a Administração Pública deve zelar na prática de seus atos: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Qual é o princípio que norteia o sistema de repartição de competências no Brasil?

O princípio da predominância do interesse objetiva nortear a repartição de competências das entidades políticas, tomando como base a natureza do interesse afeto a cada uma delas. À União competem as matérias de interesse geral ou nacional (CF, ART.

O que é necessário para uma intervenção militar?

A intervenção militar se caracteriza por uma ação das Forças Armadas de um país em outro, sem a autorização do Estado intervindo. Da mesma forma, pode ocorrer dentro de um próprio Estado, quando as Forças Armadas deste país assumem o comando do mesmo.

São características da Federação ou do federalismo no Brasil?



O que mais caracteriza um Estado Federal é a união de coletividades públicas que possuem autonomia político-constitucional, ou seja, autonomia federativa para os entes que compõem a federação. E sua principal característica é a divisão de poder entre as unidades autônomas.

Quais as intervenções previstas na Constituição?

Diz a Constituição que a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (1) manter a integridade nacional; (2) repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra; (3) pôr termo a grave comprometimento da ordem pública; (4) garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas ...

Quanto tempo dura uma intervenção militar?

Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. Além disso, a ditadura foi se intensificando por meio da publicação de diversos Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos.

Artigo anterior
O que é bom para Síndrome de Sjögren?
Artigo seguinte
O que é usar de má fé?