Quais as fases do ciclo da relação patógeno nematoide hospedeiro?

Perguntado por: Ivo Vicente Barros  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

  • TEMPOS DE.
  • AQUISIÇÃO.
  • INOCULAÇÃO.
  • LATÊNCIA.
  • RETENÇÃO.

Quais são as fases da relação patógeno-hospedeiro?

O ciclo das relações patógeno-hospedeiro

Esses eventos podem ser agrupados em cinco processos básicos, que são em ordem cronológica de acontecimento: sobrevivência, disseminação, infecção, colonização e reprodução.

Como o patógeno coloniza o hospedeiro?

A colonização é a etapa em que o patógeno consegue avançar no tecido vegetal e tornam-se visíveis os sintomas. ... A disseminação diz respeito a como os esporos são dispersos no ambiente e a sobrevivência refere-se ao que ocorre com o patógeno em condições climáticas adversas ou falta do hospedeiro.

O que é ciclo secundário?

O ensino secundário ou educação secundária constitui o ensino ministrado aos adolescentes, com idades que podem ir dos 12 aos 18 anos, conforme o país e o seu sistema educativo. ... Normalmente o ensino secundário é o estágio que se segue ao ensino básico ou primário.

Quais são as principais formas de sobrevivência dos Fitonematoides?

Sobrevivência. O nematoide é capaz de viver em qualquer ambiente que tenha disponibilidade de água, sendo extremamente sensível à falta dela e às temperaturas extremas. Entretanto há outras espécies de nematoides que conseguem resistir ao estresse hídrico durante meses ou anos.

Aula 03 - Ciclo das Relações Patógeno-Hospedeiro

22 questões relacionadas encontradas

Como matar nematoides?

Para quebrar esse ciclo, é preciso buscar variedades de sementes resistentes ao parasita ou introduzir culturas antagônicas. A rotação de culturas com a aveia preta, por exemplo, é indicada para controlar o nematoide Pratylenchus brachyurus.

Como o nematoide se alimenta?

Os nematoides alimentam-se nas raízes por meio de um estilete que é inserido nas células das raízes para remover o conteúdo celular. Desta maneira impedem a absorção de água e nutrientes pelas plantas.

O que é inóculo secundário?

Os esporos são liberados e disseminados por diferentes meios, sendo depositados no local de infecção, constituindo-se no inóculo secundário que, sob condições favoráveis durante o crescimento da planta, produzirá uma série de ciclos secundários, os quais contribuem para o aumento rápido da doença.

O que é 2 ciclo?

1º ciclo - correspondente aos quatro primeiros anos de escolaridade; 2º ciclo - correspondente aos 5º e 6º anos de escolaridade; 3º ciclo - correspondente aos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

O que são patógenos secundários?

O patógeno por sua vez pode ser classificado como primário, que é quando assim que infectado o hospedeiro já apresenta sinais clínicos (ex: Mycobacterium tuberculosis), ou como secundário que seria quando o hospedeiro pode agir apenas como reservatório estando infectado por um longo período e somente apresentando ...

Como os fungos sobrevivem no hospedeiro?

Fungos são organismos unicelulares ou filamentosos sem capacidade de realizar fotossíntese. São heterotróficos, necessitam para a sua nutrição carbono orgânico), e que se nutrem por absorção através da parede celular.

Como os microrganismos infectam o hospedeiro?

Os patógenos podem infectar o corpo humano e outros hospedeiros por meio de várias vias, denominadas portas de entrada. As portas de entrada para os patógenos são as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral).

O que é hospedeiro e um patógeno respectivamente?

Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.

Como encontra o hospedeiro?

A interação parasita-hospedeiro ocorre por infecção ou infestação.
...
Podemos encontrar três tipos de hospedeiros:
  1. Hospedeiro definitivo – que é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada. ...
  2. Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

Quais os mecanismos de sobrevivência do inóculo?

O inóculo pode sobreviver em estruturas vegetativas e restos culturais do hospedeiro ou não. 4. As infecções podem ocorrer numa janela muito ampla ao longo do desenvovimento do fruto.

O que causa antracnose?

A antracnose é uma doença causada por fungos do gênero Colletotrichum, que causa danos não só as folhas, mas em diferentes partes de várias espécies de plantas. Ela ainda causa danos expressivos e irreversíveis a diversas culturas, como a soja a, feijão, milho e sorgo.

O que é 1 e 2 Ciclo?

O ensino básico é universal, obrigatório e gratuito e compreende três ciclos sequenciais: 1º Ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º Anos. 2º Ciclo: 5º e 6º Anos. 3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos.

O que é o ciclo escolar?

Os ciclos organizam o tempo escolar de acordo com as fases de crescimento do ser humano. Eles podem ser divididos em etapas referentes à primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 9 anos), à pré-adolescência (10 e 11 anos) e à adolescência (12 a 14 anos). Ou ainda em ciclos de dois ou quatro anos.

O que significa um ciclo?

Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de fenômenos cíclicos, ou seja, que se renovam de forma constante. No contexto da astronomia, um ciclo é o tempo em anos em que se repetem os mesmos fenômenos astronômicos.

O que é o inóculo?

1. [ Biologia ] Substância usada numa inoculação; substância que se inocula. 2. [ Biologia ] Substância com uma concentração de microrganismos para auxiliar o início da fermentação na preparação de alimentos ou bebidas fermentadas.

Qual a definição de inóculo é o que seria a fonte de inóculo?

Inóculo, também chamado de pé de cuba ou pé de fermentador, é em biotecnologia, a denominação dada a suspensão de microorganismos de concentração adequada, a ser usada na fermentação do mosto. Pode ter o significado de inserir num meio ou ambiente propício (inocular microorganismos em um meio de cultura). ...

O que é inóculo Fitopatologia?

O inóculo é geralmente algum tipo de estrutura de sobrevivência resistente à dessecação ou congelamento, tais como escleródios, clamidosporos, ou oósporos no solo, micélio em restos culturais. Esse inóculo é disperso no solo pelo preparo mecanizado da terra e incorporação dos resíduos das culturas.

Como é o desenvolvimento dos nematoides?

O ciclo de vida, ou ciclo biológico básico dos nematóides compreende o ovo, quatro estádios juvenis (J1 a J4) e a forma adulta (macho ou fêmea). ... Com o desenvolvimento, cresce em tamanho e, ao atingir a fase adulta, amadurece sexualmente.

Quais são os fatores que influenciam nas perdas proporcionadas pelos Fitonematoides?

Normalmente, os ataques ocorrem nas reboleiras, onde as plantas apresentam menor crescimento e amarelecimento das folhas (Figura 1). Os fatores que mais influenciam a ação dos nematóides são: solo, clima, região e tipo do manejo.

Qual principal sintoma que os nematoides podem causar nas plantas?

Sintomatologia: O principal sintoma é a presença de galhas nas raízes da planta (Figura 1). Estas galhas são malformações ou engrossamentos do sistema radicular causadas pelo parasitismo do nematóide, funcionando como um dreno de nutrientes em favor à nutrição do verme.

Artigo anterior
Como foi a evolução do homem?
Artigo seguinte
Como ver todas as minhas assinaturas?