Quais as etapas do processo de licitação?

Perguntado por: Inês Melo Moreira  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.

Quais as etapas das fases internas e externas da licitação?

As licitações funcionam em duas fases: uma interna e uma externa. A fase interna é composta pela escolha da modalidade da licitação e pela elaboração do instrumento convocatório, enquanto que a fase externa é composta pela habilitação, julgamento, homologação e adjudicação.

Como se faz um processo de licitação?

Como iniciar um processo de licitação?
  1. As modalidades de licitação. ...
  2. Preparação dos documentos. ...
  3. Habilitação Jurídica. ...
  4. Qualificação Técnica. ...
  5. Capacidade Financeira. ...
  6. Cadastro nos órgãos públicos. ...
  7. Análise do edital. ...
  8. Elaboração da proposta.

O que é um processo de licitação?

Licitação ou processos licitatórios são procedimentos no âmbito da administração pública que analisam propostas de fornecedores acerca de produtos ou serviços necessários para o bom funcionamento dos órgãos.

O que é uma licitação e para que serve?

A licitação é um processo administrativo que visa assegurar igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Público. A Licitação é disciplinada por lei (Lei 8666 de 1993). Esta estabelece critérios objetivos de seleção das propostas de contratação mais vantajosas para o interesse público.

Episódio 13 - Fases da Licitação | Série Licitações

40 questões relacionadas encontradas

O que deve ser feito na fase de habilitação da licitação?

Habilitação - Documentos necessários para participar em Licitações
  • Fases da Habilitação.
  • Habilitação Júridica.
  • Qualificação Técnica.
  • Qualificação Econômica Financeira.
  • Documentação Complementar.

Como é feito o pregão eletrônico?

Um pregão eletrônico nada mais é do que um tipo de licitação destinado à aquisição ou à contratação de bens e serviços comuns de qualquer valor estimado. A disputa pelo fornecimento acontece através de sessões públicas eletrônicas e envolve propostas e lances sucessivos.

Como é feito um pregão eletrônico?

Compreende as seguintes etapas: Operação, etapa de lances, visualização de propostas, aceitação de propostas, habilitação de fornecedores, abertura/fechamento de prazo para o registro da intenção de recursos, juízo de admissibilidade, encerramento da sessão pública.

Como montar um processo de pregão?

3. REQUISIÇÃO E MONTAGEM DO PROCESSO
  1. Monta Processo (selecionar modalidade)
  2. Processo (Elaborar/Incluir)
  3. Dados para o Edital (Gerar dados para confecção do Edital, Gerar Quadro Quantitativo, Incluir Edital no LIC)
  4. Autoriza abertura (Gerar autorização)
  5. Data autorização (informar data)
  6. Orçamento – Bloqueio.

Quais são as fases externas da licitação?

A fase externa inicia-se com a divulgação ao público da licitação, sucedida pelas subfases: habilitação/ apresentação de propostas e documentos, classificação e julgamento, homologação e adjudicação.

O que é fase externa da licitação cite etapas da fase externa?

A fase externa da licitação compreende tudo o que acontece após a publicação do edital. Ela começa com a divulgação da licitação para o público e é composta pelas etapas de apresentação de propostas e documentos, julgamento, habilitação, recursal e homologação.

Como será feito o julgamento das propostas?

A Nova Lei trouxe em si, de forma similar à Lei 13.303/16, os modos de disputa para a etapa de julgamento da proposta aberto e fechado. No primeiro, os licitantes farão a apresentação de suas propostas, cabendo a adoção de lances públicos e sucessivos, crescentes ou decrescentes.

Como funciona o processo de pregão?

O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.

Como montar orçamento para licitação?

11 passos para elaborar sua proposta de licitação
  1. Passo 1. Qualificações. ...
  2. Passo 2. Descrição do objeto. ...
  3. Passo 3. Descrição do produto ou serviço. ...
  4. Passo 4. Lugar de execução. ...
  5. Passo 5. Dados da conta bancária. ...
  6. Passo 6. Validade da proposta. ...
  7. Passo 7. Definição de valores. ...
  8. Passo 8. Cláusulas no contrato.

Como que funciona o pregão?

Todos os licitantes entregam seus envelopes com as respectivas propostas. Assim, a Comissão de licitação e o pregoeiro fazem a análise de todas as propostas e anunciam a classificação dos licitantes aptos a participar do certame. Podem ser desclassificados aqueles que apresentarem propostas inexequíveis.

O que é a modalidade de licitação pregão?

A licitação pregão é uma modalidade utilizada para compra de bens e serviços comuns de qualquer valor, pelo poder público.

Quanto tempo pode durar um pregão eletrônico?

Quando não há recursos ou qualquer tipo de paralisação para análise de materiais na compra pública, o pregão eletrônico tem duração média de 2 a 3 horas apenas.

Por que pregão?

O pregão é utilizado para efetuar a aquisição de serviços e bens comuns de “qualquer que seja o valor estimado da contratação” em que as empresas dão seus lances em sessão pública, presencial ou eletrônica.

O que é o pregão eletrônico?

Pregão Eletrônico: Esta muitas vezes é a dúvida de diversos empreendedores que querem vender para órgãos públicos porém não sabem como. O Pregão Eletrônico é um meio de compra utilizado pelo governo para buscar fornecedores para a compra de produtos e serviços nas áreas administrativa, legislativa e judicial.

Quais os tipos de pregão?

O pregão possui duas formas para ser realizado: presencial e eletrônica.
  • O pregão presencial.
  • O pregão presencial ocorre em sessão pública nas instalações do órgão público, na qual comparecem os licitantes ou seus representantes legais, devidamente credenciados, para oferecerem lances verbais.

Quando surgiu o pregão?

No Brasil, o pregão surgiu com o advento da Lei nº 9.472/97 (Lei Geral de Telecomunicações) que dispôs sobre a organização dos serviços de telecomunicações, criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, prevendo nos seus artigos 54 e 56 o pregão como modalidade licitatória.

É possível apresentar recurso em qualquer fase da licitação explique?

Somente se pode recorrer se houver uma decisão sobre determinada fase do procedimento. b) Tempestividade – os recursos devem ser interpostos nos prazos prescritos em lei sob pena de decadência. c) Forma escrita: Os recursos, em regra, devem ter forma escrita, endereçados à autoridade que praticou o ato.

É possível apresentar recurso em qualquer fase da licitação?

O recurso pode ser interposto, em princípio, pelo licitante, quando se tratar de impugnar atos praticados no curso da licitação. Admite-se que, até cinco dias antes de encerrado o prazo para apresentação da documentação ou das propostas, qualquer interessado possa exercitar a faculdade recursal.

Qual documento não pode ser exigido na fase de habilitação em uma licitação?

5) Certidão Negativa de Protesto de Títulos expedida pelo Cartório de Distribuição da Sede da Empresa (não se encontra no rol dos artigos 27 a 31). 6) Comprovação de quitação com algum órgão ao qual a empresa é vinculada (por exemplo CREA, OAB) ou de contribuição sindical (não se encontra no rol dos artigos 27 a 31).

Quanto às formas de utilização do pregão as formas corretas são?

O pregão pode ser adotado para os mesmos tipos de compras e contratações realizadas por meio das modalidades concorrência, tomada de preços e convite.

Artigo anterior
Quais são os principais grupos de microrganismos?
Artigo seguinte
Qual a apresentação da dopamina?