Quais as estabilidades previstas no ordenamento jurídico constitucional e infraconstitucional?

Perguntado por: Mónica Gaspar Baptista  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (37 avaliações)

O ordenamento jurídico brasileiro prevê dois institutos que obstam a dispensa arbitrária pelo empregador, estando de um lado as estabilidades no emprego e de outro lado as garantias provisórias, também denominadas estabilidades provisórias ou temporárias.

Quais as estabilidades existentes no direito brasileiro?

A estabilidade decenal por tempo de serviço está preconizada no artigo 492 da Consolidação das Leis do Trabalho, que dispõe: “O empregado que contar mais de 10 (dez anos) de serviço na mesma empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas.”

São tipos de estabilidades provisórias?

Podemos citar algumas estabilidades previstas por sindicatos:
  • Garantia do Trabalho em Vias de Aposentadoria;
  • Estabilidade de retorno de férias;
  • Estabilidade após o retorno da licença maternidade;
  • Estabilidades após retorno de afastamento por auxílio doença;

O que é processo de estabilidade?

O conceito da estabilidade no emprego surgiu na fase do desenvolvimento histórico do direito do trabalho chamada de intervencionismo jurídico. ... Como se verá mais à frente, vigora hoje no Brasil o regime de proteção da relação de emprego contra a despedida arbitrária ou sem justa causa, na conformidade do art.

Quais os casos de estabilidade no emprego?

TEM DIREITO A ESTABILIDADE NO EMPREGO POR 12 MESES QUEM FICOU AFASTADO DO TRABALHO POR MAIS DE 15 DIAS, MAS HÁ EXCEÇÕES. Durante o período de estabilidade, o empregado não pode ser demitido pelo empregador, exceto nos casos de justa causa.

Direito Constitucional - Aula 10 - Recepção e Revogação das Norma Frente à Nova Constituição

28 questões relacionadas encontradas

Qual o período que a empresa não pode demitir?

As empresas não podem demitir o trabalhador que estiver doente e afastado de suas funções. Em alguns casos de doenças, ao retornar ao trabalho, o funcionário terá direito a 12 meses de proteção contra a demissão.

Quais são as situações em que o funcionário é considerado estável na empresa?

A única estabilidade que realmente atingia o objetivo de manter o trabalhador no emprego é aquela adquirida aos dez anos de serviço na mesma empresa, prevista no art. 492 da CLT. ... Com isso só possuem estabilidade decenal aqueles que adquiriram 10 anos de serviço até 04.10.88, não sendo optantes do regime do FGTS.

O que é a estabilidade no serviço público?

Hoje, todos os servidores públicos têm estabilidade. A medida serve para proteger os funcionários contra ameaças de superiores que cometem crimes no exercício de suas funções, por exemplo. O relator Arthur Maia (DEM-BA) manteve a estabilidade a todos os concursados.

Qual a diferença entre estabilidade e garantia de emprego?

É uma espécie de estabilidade provisória, um período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa (falta grave) ou força maior. ...

O que acontece se demitir funcionário com estabilidade?

Trabalhador demitido durante estabilidade têm direito à indenização, entenda. O Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) prevê a suspensão de contratos de trabalho e redução de salários e jornadas de trabalho. ... Para saber como funciona essa indenização, continue conosco e se informe.

Quais são os tipos de estabilidade?

Divide-se a natureza das estabilidades empregatícias em três espécies, sendo elas: a definitiva ou provisória, neste caso, ocorre quando tratar-se de um prazo especifico, podendo ser indeterminado quando se tratar da definitiva ou, determinado, quando tratar-se da provisória; temos também a estabilidade absoluta ou ...

Quais as oito estabilidades provisória existentes?

Conteúdo Trabalhista
  • 2.1. Membro da CIPA. ...
  • 2.2. Gestante. ...
  • 2.3. Dirigente sindical. ...
  • 2.4. Membros do Conselho Curador do FGTS. ...
  • 2.5. Decenal. ...
  • 2.6. Membros do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) ...
  • 2.7. Acidente do trabalho. ...
  • 2.8. Diretores de sociedades cooperativas.

Quais os tipos de estabilidades e suas características?

A estabilidade pessoal (ou personalíssima) é adquirida em função de circunstância pessoal do trabalhador (acidentado, gestante etc.). A estabilidade altruísta, por sua vez, visa à representação de terceiros (copeiro, dirigente sindical etc.).

Quem tem direito à estabilidade CLT?

492 da CLT, que trata da estabilidade por tempo de serviço. Segundo essa disposição legal, o empregado com mais de 10 anos de serviços prestados para o mesmo empregador não poderia ser dispensado, salvo em casos de falta grave ou força maior comprovadas. ... Deste modo, a estabilidade do empregado atualmente é provisória.

Quem tem direito à estabilidade decenal?

A estabilidade decenal é aquela descrita no artigo 492 da CLT. De acordo com esse dispositivo legal, o empregado que contasse com mais de 10 anos na mesma empresa não poderia ser dispensado, a não ser por motivo de falta grave ou por força maior.

Como e por que ocorre essa estabilidade?

A estabilidade é um instrumento legal previsto para dar segurança aos empregados que se encontram em situações especiais, ou àqueles que não tenham uma proteção adequada ao desemprego (decenais). Entretanto, ela está longe de ser um salvo-conduto para comportamentos inadequados ou falta de profissionalismo.

O que é a garantia de emprego?

A garantia de emprego é um direito conferido ao empregado, que o protege contra a despedida sem justa causa, possuindo caráter provisório e visa a manutenção da relação empregatícia. ... A empregada gestante, por sua vez, tem direito a garantia de emprego, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Quem tem direito à estabilidade na CIPA?

Os membros eleitos pelos empregados, titulares e suplentes, para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, possuem estabilidade no emprego desde o registro da sua candidatura até 1 (um) ano após o fim do seu mandato, nos termos do art. 10, II, alínea “a” do ADCT da CF/1988, art.

O que é estabilidade do servidor público quando ela ocorre?

Hoje, segundo o artigo 41 da Constituição, introduzido no cenário constitucional pela Emenda 19/1998, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Qual a importância da estabilidade do servidor público?

A estabilidade do servidor público existe para resguardar a administração pública de interferências de governos de ocasião e de oscilações de chefias. A estabilidade é um direito constitucional e não é, e nunca foi, um privilégio. Governos saem, os serviços públicos permanecem. ...

Como surgiu a estabilidade no serviço público?

Origem da estabilidade no serviço público. O instituto da estabilidade no serviço público surgiu no ordenamento jurídico brasileiro em 1915, com a Lei nº 2.942, que estabelecia que o servidor com mais de dez anos de serviço só poderia ser afastado de seu cargo após processo administrativo.

O que é emprego estável?

A estabilidade no emprego é o direito do empregado em permanecer empregado durante certo período, mesmo contra a vontade da empresa. Enquanto perdurar, o trabalhador somente poderá ser despedido por justa causa.

O que diz o artigo 492?

492 - O empregado que contar mais de 10 (dez) anos de serviço na mesma empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas. Parágrafo único - Considera-se como de serviço todo o tempo em que o empregado esteja à disposição do empregador.

Pode mandar embora antes de 45 dias?

O que acontece se for dispensado antes do fim do prazo? No caso do empregador dispensar antes dos 45 dias, baseado no artigo 479 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregado terá direito à metade de todos os valores a que teria direito até o término do contrato de experiência como forma de indenização.

Porque não pode demitir funcionário em outubro?

Quando ocorre Demissão no mês Pré-Dissídio gera indenização adicional. A Lei 6.078, de 30 de outubro de 1979 diz que o empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 dias que antecede a data-base da correção salarial da sua categoria, tem direito a ser indenizado.

Artigo anterior
Quantas pessoas tem no mundo 2030?
Artigo seguinte
Qual área da beleza dá mais dinheiro 2020?