Quais as espécies de procedimento no processo penal?

Perguntado por: Leticia Soares  |  Última atualização: 5. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

O procedimento comum ordinário no processo penal
  • oferecimento da denúncia ou queixa. Recebimento ou rejeição pelo juiz;
  • citação do réu;
  • resposta à acusação;
  • absolvição sumária (art. 397, CPP);
  • audiência de instrução e julgamento.

Quais são os procedimentos no Processo Penal?

O processo penal se inicia com a denúncia (realizada pelo Ministério Público nos crimes de ação penal pública) ou com a queixa (realizada pelo querelante nos crimes de ação penal privada). Assim, o juiz rejeitará a denúncia ou a queixa quando nelas existir algum tipo de vício, conforme disposto no art. 395, CPP.

Quais são os ritos processuais penais?

Rito ordinário (artigo 394 §1º, I do CPP) -> Pena máxima, igual ou superior a 4 anos. Rito Sumário (artigo 394, §1º, II do CPP) -> Pena máxima, superior a 2 anos e inferior a 4 anos. Rito Sumaríssimo (artigo 394, §1º, III do CPP e artigo 77 e ss. da Lei 9.099/1995) -> pena máxima não superior a 2 anos.

Quais são as 4 fases do procedimento comum?

Resposta: As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora, Instrutória ou Probatória e Decisória. Segundo o artigo 318 do NCPC, aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário do CPC ou de lei.

Qual a diferença entre procedimento comum e especial CPP?

394 do CPP, o procedimento se divide em comum e especial. O procedimento comum será aplicado “a todos os processos”, nos termos do § 2°, do art. 394; o especial, àqueles que dispuserem de forma contrária ao próprio Código ou à legislação especial.

PROCESSO e PROCEDIMENTOS em PROCESSO PENAL | Aula 01 | Disposições Gerais

36 questões relacionadas encontradas

Como saber se o procedimento é comum ou especial?

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

Quais são os procedimentos especiais?

Ações de Procedimento Especial:
  • Ação de consignação em pagamento;
  • Ação de exigir contas;
  • Ações possessórias;
  • Inventário e partilha;
  • Embargo de terceiros;
  • Ações de família;
  • Ação monitória.

Como se dividem os tipos de procedimento comum?

O procedimento comum é composto por quatro fases: postulatória, saneadora, instrutória e decisória.

O que é procedimento comum no processo penal?

Procedimento comum: é o rito padrão, a ser aplicado para as infrações que não possuam rito especial previsto no CPP ou na legislação extravagante (art. 394, §2º). Procedimentos especiais: previstos no CPP ou em leis especiais, trazem regras próprias de tramitação de acordo com as peculiaridades da infração penal.

Como se classifica o procedimento comum?

O procedimento comum classifica-se em ordinário, sumário e sumaríssimo.

Qual a diferença entre processo e procedimento no processo penal?

Processo é o instrumento para se conseguir a prestação jurisdicional, com uma sucessão de atos processuais específicos. Já procedimento é o modo pelo qual esses atos processuais devem ser cumpridos, ou seja, qual rito seguirão.

Quais crimes seguem o procedimento ordinário?

O procedimento comum será:
  • ORDINÁRIO: crime com pena máxima IGUAL ou SUPERIOR a 04 anos de pena privativa de liberdade;
  • SUMÁRIO: crime com pena máxima INFERIOR a 04 anos;
  • SUMARÍSSIMO: infrações penais de menor potencial ofensivo (pena máxima IGUAL ou INFERIOR a 02 anos, cumulada ou não com multa), vide art.

O que é um procedimento comum?

O que é o Procedimento Comum? O procedimento comum é o rito aplicável a todo processo judicial que não tenha legislação própria (especial). É conhecido pela doutrina como procedimento padrão e é definido pelo Código de Processo Civil de 2015, em seu Artigo 318.

O que são processos e procedimentos?

O processo é o meio utilizado para a persecução do direito de ação, enquanto que o procedimento é o caminho que o processo irá percorrer para atingir sua finalidade (resolução do mérito). Com isso, para determinado fato que necessita de solução jurídica pode ser iniciada uma ação.

O que é procedimento do processo?

Procedimento são todos os atos que correm para que o processo chegue a seu fim, como a citação das partes, o despacho do juiz, a apresentação de provas, audiências, sentença, são todos os atos processuais cabíveis para cada situação.

Quais são os procedimentos comuns?

Mas o que é o procedimento comum? Existem, no direito brasileiro, basicamente 2 tipos de processo. São eles o processo de conhecimento, que tem por objetivo a obtenção de uma sentença que reconheça um direito, e o processo de execução, que tem por finalidade a satisfação de um título executivo.

Qual a diferença entre procedimento comum e ordinário?

Sobre o procedimento Ordinário, há algumas mudanças: O procedimento comum é adotado quando o objeto do crime tem sanção máxima igual ou superior a quatro anos de pena privativa de liberdade. Se inicia com a denúncia do réu (ação penal pública), ou com a queixa-crime (ação penal privada).

O que é um rito ordinário?

O rito ordinário é um caminho mais tortuoso e longo até o final do processo. Ele requer uma seqüência maior de atos processuais. O rito sumário é mais concentrado e por isso exige menos atos, sendo, portanto, mais curto e mais célere (ágil). O rito sumaríssimo é o menor de todos eles.

Quais são os principais atos do procedimento comum?

Resposta: As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora, Instrutória ou Probatória e Decisória.

O que é rito sumaríssimo no processo penal?

DO PROCEDIMENTO COMUM SUMARÍSSIMO

É o rito aplicado aos Juizados Especiais Criminais, a fim de julgar os crimes de menor potencial ofensivo. Como dito alhures, tais infrações são aquelas em que a pena máxima cominada em abstrato é igual ou inferior a dois anos e as contravenções penais (art.

Quais são as etapas de um processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de "fase de cumprimento de sentença.".

Quais os tipos de procedimentos?

Quais são as Espécies de Procedimento?
  • Procedimento comum;
  • Procedimento sumaríssimo;
  • Procedimento especial.

Quantos procedimentos especiais existem?

Nesse passo, existem dois tipos de procedimentos especiais: fungíveis e infungíveis. Para entender melhor os conceitos, vamos nos valer da mesma classificação das coisas do direito civil. Coisas fungíveis são aquelas que podem ser substituídas por outras de mesmo gênero, qualidade e quantidade.

São características dos procedimentos especiais?

Quais são as características dos procedimentos especiais? Os procedimentos especiais fungíveis são aqueles que são substituíveis pelo processo comum. Assim, as partes podem optar pela previsão especial ou não, de acordo com a sua vontade.

O que é considerado procedimento especial?

Os procedimentos especiais estão englobados nos Processos de Conhecimento, sendo estes processos cujo objetivo é informar e conhecer o direito no caso concreto. Elencados entre os artigos 539 e 770, são procedimentos especiais aqueles que aparecem em leis específicas, reguladoras do direito material em questão.

Artigo anterior
Quando foi a peste negra?
Artigo seguinte
Quais são as palavras que associa ao termo ambiente?