Quais as espécies de corrupção passiva?
Perguntado por: William Flávio de Valente | Última atualização: 27. Februar 2025Pontuação: 5/5 (52 avaliações)
Já na corrupção passiva, quem comete o crime é o servidor público, que pede ou recebe algum tipo de beneficio de forma ilegal, utilizando seu cargo. A corrupção passiva, a concussão e o peculato são crimes que apenas os servidores públicos podem cometer, ou seja, não podem ser atributos a particulares.
Quais são os crimes de corrupção passiva?
Quando é o próprio funcionário quem solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem, desde que tais fatos ocorrem em razão da função, ainda que fora dela ou antes de assumi-la.
Quais são os tipos de corrupção que existe?
As leis brasileiras tratam de várias formas de corrupção, incluindo suborno, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, entre outros crimes. A legislação anticorrupção no Brasil abrange vários aspectos, sendo um dos instrumentos legais mais importantes, conhecida como Lei Anticorrupção.
O que é corrupção passiva imprópria?
Se para cometer o crime de corrupção passiva, na modalidade comissiva ou omissiva, o agente se valer da prática de um ato lícito, ou seja, um ato esperado dentro das funções do funcionário público, tem-se caracterizada a corrupção passiva imprópria.
Quais são as três espécies de concussão?
316 do Código Penal pode ser dividido em três partes, que demonstram a existência de três espécies de concussão, sendo a concussão direta ou indireta, o excesso de exação e o excesso de exação qualificada.
Corrupção Passiva e Corrupção Ativa (Facilitando o Direito Penal)
Qual é a diferença entre concussão e corrupção passiva?
A diferença entre esses tipos penais se encontra no núcleo. A concussão prevê o verbo “exigir”, enquanto a corrupção passiva utiliza os verbos “solicitar ou receber […] ou aceitar”. Na concussão, há um caráter intimidativo na conduta. Exigir é algo tão impositivo quanto ordenar.
O que é concussão passiva?
Enquanto a corrupção passiva é caracterizada pela utilização dos verbos solicitar, receber ou aceitar, a concussão se caracteriza por “exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida”.
Qual a diferença entre corrupção passiva própria e imprópria?
Existem algumas diferenciações sobre a corrupção passiva. Chama-se corrupção imprópria o ato em que a vantagem é legítima, enquanto, corrupção própria a vantagem ilegítima.
Qual a diferença entre os crimes de prevaricação e corrupção passiva privilegiada?
A principal diferença entre esses dois tipos penais é a motivação do agente: na corrupção passiva privilegiada o que motiva o agente é o pedido ou a influência de outrem, já na prevaricação a motivação está ligada à satisfação de interesse ou sentimento pessoal.
Quem julga o crime de corrupção passiva?
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº , DE 2017
Altera o Código de Processo Penal, para atribuir ao tribunal do júri a competência para julgar os crimes de corrupção passiva e ativa, quando a vantagem indevida for igual ou superior a quinhentos salários mínimos, e criar procedimento específico para o julgamento desses crimes.
Quais são os tipos de corrupção no Brasil?
- Extorsão.
- Fraudes.
- Lavagem de dinheiro.
- Evasão de divisas.
- Peculato.
- Suborno ou propina.
Quando ocorre o crime de concussão?
Consiste em exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. A pena prevista é de reclusão, de dois a oito anos, e multa (artigo 316 do Código Penal).
Qual a diferença de peculato e prevaricação?
O que inclui itens particulares sobre a guarda da administração pública. Por exemplo, mercadorias ilegais apreendidas pela Receita Federal. De acordo com o Canal Justiça, enquanto o crime de prevaricação envolve atrasar ou deixar de cumprir ato de ofício de forma indevida. Ou cometer ato de ofício contra lei.
Como provar a corrupção passiva?
Nos termos do dispositivo legal em estudo, para configurar o crime de corrupção passiva, é necessário o elemento normativo contido na expressão “indevida”, ou seja, o agente solicita, recebe ou aceita promessa de receber vantagem indevida, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou ...
Quem é o sujeito ativo da corrupção passiva?
a) Sujeito ativo: qualquer pessoa, inclusive outro funcionário público. B) Sujeito passivo: o Estado; a Administração Pública. C) Tipo subjetivo: dolo com finalidade de estimular o funcionário público a fazer o que o corruptor deseja, de levar o funcionário público a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.
O que é corrupção passiva consumada?
O delito de corrupção passiva, previsto no art. 317 do Código Penal, é crime próprio de funcionário público e se consuma com a solicitação ou recebimento de vantagem indevida em razão da sua função pública, além da aceitação de promessa de tal vantagem.
Como diferenciar o crime de prevaricação para o de corrupção passiva?
Enquanto na corrupção passiva privilegiada busca satisfazer a vontade ou interesse de terceiro, na prevaricação o bônus almejado é próprio do delinquente.
Qual a pena para o crime de corrupção passiva?
O texto aprovado prevê o aumento, em 1/3, da pena prevista para corrupção passiva (reclusão de 2 a 12 anos) se a conduta é praticada em detrimento de órgãos e entidades encarregados de atividades relacionadas à saúde, à educação, à alimentação, a medicamentos, ao saneamento básico, ao abastecimento de água e ao ...
O que é prevaricação exemplo?
Funcionário público que dificulte ou falte com os deveres de seus cargo, ou pratique atos de ofício, para atender interesses pessoais, comete crime de prevaricação. Ex: Delegado que deixa de instaurar inquérito...
Qual é o tipo de ação penal no caso de corrupção passiva?
O art. 317 prevê duas condutas qualificadoras do crime de corrupção passiva, que assim são tipificadas: "§ 1º A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.
O que significa 333 no crime?
333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
É possível a participação de particular no delito de corrupção passiva?
É possível a participação de particular no delito de corrupção passiva, face à comunicabilidade das condições de caráter pessoal elementares do crime.
O que é crime de consunção?
O princípio da consunção é aplicado quando uma das condutas típicas for meio necessário ou fase normal de preparação ou execução do delito de alcance mais amplo.
Quem comete crime de concussão?
O crime de concussão ocorre quando o servidor exige alguma coisa em razão de seu cargo. Por exemplo, fiscal que exige dinheiro para não aplicar uma multa. No peculato, o servidor tem acesso a bens ou valores, somente em razão de seu cargo, e valendo-se dessa facilidade, decide desviá-los ou ficar com eles.
Qual a diferença entre corrupção passiva e peculato?
Como o peculato tem relação com práticas corruptas, pode ser confuso entender a diferença entre esses crimes. Mas calma, você vai ver que não é tão difícil assim. A corrupção passiva também é cometida apenas por um funcionário público. Mas, ao contrário do peculato, ela não tem nada a ver com apropriar ou desviar bens.
O que significa o símbolo do galo?
Qual o prazo para se recorrer de uma sentença judicial?