Quais as doenças detectadas pelo teste do pezinho expandido?

Perguntado por: Martim Costa Moura  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

Teste do pezinho expandido
  • hipotireoidismo congênito;
  • fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias;
  • anemia falciforme e diversas hemoglobinopatias;
  • fibrose cística;
  • hiperplasia congênita da suprarrenal;
  • deficiência de biotinidase;
  • hipotireoidismo congênito e deficiência de TBG (globulina ligadora da tiroxina T4);

Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Doenças identificadas pelo teste do pezinho
  1. Fenilcetonúria. ...
  2. Hipotireoidismo congênito. ...
  3. Anemia falciforme. ...
  4. Hiperplasia adrenal congênita. ...
  5. Fibrose cística. ...
  6. Deficiência de biotinidase.

Quais as doenças detectadas pelo teste do pezinho pelo SUS?

Quais doenças o teste do pezinho detecta

Hoje, o teste disponibilizado pela rede pública auxilia na descoberta de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Qual teste do pezinho mais indicado?

Tipos de teste do pezinho

Pode detectar até 10 doenças. Além das seis já detectadas pelo teste básico, também pode indicar deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita. Super ou Expandido: É o mais completo dos exames disponíveis no Brasil. Pode detectar até 48 doenças.

Quais são os exames do teste do pezinho?

Teste do Pezinho Básico. Composto por seis diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme (e demais Hemoglobinopatias), Deficiência da Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Fibrose Cística.

Quais doenças o teste do pezinho pode identificar? | Momento Papo de mãe

16 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do Teste do Pezinho do SUS é particular?

O teste do SUS rastreia apenas seis doenças congênitas, enquanto o da rede particular é mais abrangente e detecta o mal que acomete Theo e outras milhares de crianças”, afirma a jornalista. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Como deve ser feito o Teste do Pezinho?

Como é feito o exame? O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor.

Qual o prazo máximo para fazer o Teste do Pezinho?

Quem deve fazer o teste? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Tem problema fazer o Teste do Pezinho com 1 mês?

– O exame do pezinho pode ser realizado a partir de 48 horas até 30 dias do nascimento da criança. Entretanto, o teste apresentará maior eficácia, sendo feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do recém-nascido. – O teste do pezinho pode ser feito na maternidade, antes da alta hospitalar.

Quanto custa o Teste do Pezinho expandido?

Quanto custa o teste do pezinho ampliado? O teste básico do pezinho é de graça, oferecido pelo SUS, e toda a criança tem direito. Mas o teste do pezinho ampliado deve ser solicitado e pago pelos pais da criança. Em média, os serviços particulares cobram R$ 250 pelo exame detalhado da condição do recém-nascido.

Para que o teste do pezinho?

É um exame muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar bebês com alta probabilidade de apresentar algumas doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem causar sérios danos à saúde e sequelas por toda a vida.

O que significa sangue seco no teste do pezinho?

Exame laboratorial feito a partir da amostra de sangue seco do recém-nascido, a triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, é o procedimento capaz de identificar diversas doenças congênitas, em geral assintomáticas no período neonatal, que causam sequelas graves e podem levar ao óbito se não diagnosticadas ...

O que significa galactose no teste do pezinho?

Galactosemia pode ser detectada no Teste do Pezinho Ampliado

A galactosemia é o nome dado a intolerância à galactose devido a ausência de enzimas que metabolizam esta substância. A galactose é um carboidrato (monossacarídeo) presente em carnes vermelhas, leite e seus derivados e também no grão de bico.

Porque o teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê?

A data para a coleta do teste do pezinho foi preconizada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, principalmente por causa do início muito rápido dos sinais e sintomas de três das seis doenças detectadas pelo Programa, como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria.

Qual o prazo para fazer o teste do olhinho?

Quando fazer o teste do olhinho? Todo recém-nascido não deve sair da maternidade sem passar por esse exame. A partir daí, sua repetição e a avaliação oftalmológica em geral depende de cada um. “Uma criança que aparentemente está bem pode voltar a realizar esse exame nas consultas de rotina ou por volta dos 3 ou 4 anos.

O que fazer se o teste do pezinho resultado alterado?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Onde pegar o teste do pezinho?

O Teste do Pezinho pode ser coletado nos Postos de Saúde (Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família) e Centros de Saúde.

Onde fazer o teste do pezinho particular?

Pelo site: www.ijc.org.br (ter em mãos a Declaração de Nascido Vivo do bebê). Ou pessoalmente na recepção do teste do pezinho, no Ambulatório HB. *Retirar na data do protocolo, após 30 dias desta data não será mais entregue no ambulatório.

Por que o teste do pezinho é feito no pé?

O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue.

Quais os valores normais para o teste do pezinho?

Valor de referência: até 204 ng/ml. A confirmação da doença requer níveis aumentados de cloreto de sódio no suor (iontoforese) e PCR para Fibrose Cística. O diagnóstico neonatal permite intervenções terapêuticas precoces e o aconselhamento genético dos pais (30,31).

Qual é o valor do teste da orelhinha?

Este teste é gratuito, fácil e não machuca o bebê e é normalmente realizado durante o sono entre o 2º e 3º dia de vida do bebê.

O que é galactose neonatal?

A galactosemia clássica é uma doença metabólica potencialmente fatal com início no período neonatal. As crianças costumam desenvolver dificuldades de alimentação, letargia, e doença hepática grave.

Quais os sintomas mais comuns nos primeiros dias de vida de pacientes com galactosemia?

Sintomas de Galactosemia
  • Irritabilidade.
  • Letargia.
  • Má alimentação.
  • Pouco ganho de peso.
  • Pele e olhos amarelados (icterícia)
  • Náuseas e vômito.
  • Hipoglicemia.
  • Ascite.

Como saber se o bebê tem galactosemia?

Os sintomas de galactosemia incluem:
  • diarreia;
  • perda de apetite;
  • icterícia, ou pele amarelada;
  • náuseas e vômitos;
  • irritabilidade;
  • letargia (o bebê fica apático, sem a mesma vivacidade e energia que tinha antes);
  • pouco ou nenhum ganho de peso;
  • pouco ou nenhum ganho de altura;

O que quer dizer sangue seco?

“Com o método de análise de sangue seco, são coletadas três gotas de sangue capilar (bastante superficial, dispensando o uso de seringas) a partir da punção digital do dedo do paciente, usando-se apenas uma agulha. O método é simples, semelhante aos testes de medição de glicose.

Artigo anterior
O que é granulometria de sedimentação?
Artigo seguinte
Quanto custa diablo 3?