Quais as desvantagens do uso do cálculo do IMC?
Perguntado por: Constança Melissa Amaral Teixeira Branco | Última atualização: 27. März 2022Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)
No que se refere a desvantagens, estas são as mais apontadas: - Não tem em consideração o género e as mulheres têm mais gordura corporal. - É de baixa precisão para as crianças. - Não tem em consideração o peso em massa muscular.
Quais são os limites do IMC?
(1986) enumeraram três limitações para o uso do IMC: a correlação com a estatura (que apesar de baixa ainda é significativa), com a massa livre de gordura (principalmente nos homens) e com a proporcionalidade corporal (relação tamanho das pernas/tronco), o que, segundo os autores, poriam em risco a utilização do IMC ...
Por que o IMC é falho?
Apesar de ser o índice mais utilizado, o IMC apresenta algumas falhas. O principal problema é que ele não indica a distribuição da gordura no corpo, um fator primordial para avaliar o sobrepeso. Além desse problema, o IMC não consegue indicar a relação entre massa gorda e magra.
Quando não devemos calcular o IMC?
- Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. ...
- Idosos: porque não leva em consideração a redução natural dos músculos nessas idades;
- Durante a gravidez: porque não leva em consideração o crescimento do bebê.
Por que os especialistas criticam o uso do IMC?
Apesar de não representar a composição corporal dos indivíduos, a facilidade de obtenção de dados de peso e estatura bem como sua boa correlação com morbidade e mortalidade justificam a utilização do índice de massa corporal em estudos epidemiológicos e na prática clínica desde que se usem pontos de corte específicos ...
COMPOSIÇÃO CORPORAL: por que o cálculo do IMC não funciona?
Por que o IMC não deve ser aplicado para todas as pessoas?
Assim sendo, o IMC apresenta suas limitações e nunca deve ser usado como único padrão para avaliar se uma pessoa está ou não acima do peso. Esse índice, quando usado como única forma de avaliação, pode levar a um diagnóstico impreciso e consequentemente a um tratamento ineficiente.
Porque o IMC do idoso é diferente dos adultos?
O Índice de Massa Corporal saudável para idosos é diferente daquele usado para adultos jovens. Isso se deve às alterações pelas quais o corpo passa durante o envelhecimento, que em países em desenvolvimento atinge precocemente o aspecto funcional dos indivíduos.
Quais vantagens e desvantagens do IMC?
Vantagens e desvantagens desta forma de medição
É fácil de medir e de calcular. Essa é a principal vantagem. No que se refere a desvantagens, estas são as mais apontadas: - Não tem em consideração o género e as mulheres têm mais gordura corporal.
Porque o IMC não é aconselhável para certos grupos de pessoas como atletas e gestantes?
"O cálculo do IMC não é indicado para pacientes oncológicos, gestantes e atletas. No caso dos esportistas, não é interessante, pois tais indivíduos possuem um peso maior por conta do ganho de massa muscular. Sendo assim, os parâmetros para desportistas são outros. No caso de crianças, há outros gráficos.
Qual o procedimento que seria 100% fiel para verificar se uma pessoa está no seu peso ideal?
Como realizar o cálculo do IMC? O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.
Por que o IMC índice de massa corporal não é considerado um bom indicador para avaliação da composição corporal?
O IMC não leva em consideração a composição corporal. Assim, pessoas consideradas magras, mas que carregam muito músculo (e pouca gordura) no corpo podem ter um índice mais elevado - e que não reflete necessariamente o seu estado de saúde.
Porque o IMC é utilizado?
O índice de massa corporal, conhecido como IMC, é uma técnica utilizada para verificar o estado nutricional e observar se a pessoa está dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura.
Qual o limite do IMC para a pessoa ser considerada obesa?
Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.
Quantas e quais são as classificações das fases do IMC?
Valores de IMC abaixo de 18,5: adulto com baixo peso. Valores de IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0: adulto com peso adequado (eutrófico). Valores de IMC maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0: adulto com sobrepeso. Valores de IMC maior ou igual a 30,0: adulto com obesidade.
Qual a fórmula matemática do IMC?
O IMC é dado pela fórmula IMC = P/A2 em que P é o peso da pessoa, dado em kg, e A é a altura medida em metros.
Qual IMC ideal para um atleta?
E um menor índice de massa corporal parece cada vez mais importante à medida que as distâncias das corridas aumentam: um estudo de 2004 descobriu que o IMC ideal para corredores masculinos de 800m foi entre 20 e 21, enquanto cai entre 19 e 20 para corredores de 10K e maratonistas.
Qual o IMC ideal para um atleta?
Por exemplo, muitos atletas profissionais são qualificados com excesso de peso ou obesos. Mas eles têm muito mais massa muscular, que pesa proporcionalmente mais que a gordura. Nestas condições, um atleta pode ter um IMC acima de 30 e ser perfeitamente saudável, metabolicamente falando.
Quando o IMC é considerado perigoso?
Pessoas com IMC menor do que 18,5 são consideradas como abaixo do peso ideal; com IMC de 25 a 30, com sobrepeso; e com IMC acima de 30, como obesas. O IMC estipulado como adequado é de 18,5 a 25. No novo estudo, os pesquisadores revisaram 51 pesquisas que associaram o IMC e o risco de morte por qualquer causa.
Quais são as consequências da obesidade para a saúde?
Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.
Como calcular o IMC dos idosos?
Para ser calculado, o IMC deve levar em conta o valor do peso em quilogramas dividido pelo valor da altura em metros ao quadrado e, por fim, ser expresso na medida de kg/m².
O que é o IMC é qual a tabela nas diferentes idades?
Valores menores que 18 kg/m² – Consideradas pessoas de baixo peso. Valores entre 18-24 kg/m² para mulheres / 18-25 kg/m² para homens – consideradas IMC de pessoas normais. Entre 25-30 kg/m² – consideradas pessoas com sobrepeso. Valores entre 35-40 kg/m² – pessoas com obesidade moderada.
Como calcular o IMC de uma pessoa acima de 60 anos de idade?
O cálculo do peso ideal é feito da mesma forma para todas as faixas etárias e utiliza o peso e a altura: divide-se o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. O que muda é a interpretação do resultado dessa conta. Assim, um adulto de 1,75 m que pesa 67 kg tem IMC 21,88, considerado adequado.
Por que o cálculo do Índice de Massa Corporal IMC não é indicado como método avaliativo para crianças e adolescentes *?
No caso de crianças e adolescentes esse cálculo é um pouco mais complexo e difere dos adultos, pois leva em consideração a idade. No entanto, esse método apresenta limitações, pois muitos fatores influenciam no peso: características biológicas e fisiológicas, gênero, idade, etnia.
Como descobrir o peso ideal de uma pessoa?
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
Como calcular o peso ideal de uma pessoa?
IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa. O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
O que o arquiteto pode assinar?
Qual o orixá mais raro?