Quais as desvantagens de um aterro controlado?

Perguntado por: Renato Pedro Sousa Cunha  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (39 avaliações)

Desvantagens
  • Construção que exige grandes extensões de terras;
  • Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens;
  • Limite de quantidade de camadas de lixo;
  • Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças;

Como é feito o aterro controlado?

É a fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Nele é feita uma contenção do resíduo, que é coberto por uma camada de argila e grama. Também é feita a recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de resíduo, diminuindo a sua absorção pela terra. ...

Quais as vantagens e desvantagens do aterro sanitário?

A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente. E apesar das desvantagens, que veremos na próxima seção, existe uma redução substancial no impacto ambiental. ... Aliás, a energia gerada por meio da queima do gás dos aterros sanitários não é tarifada.

Qual a função do aterro controlado?

O aterro controlado é um local preparado para receber resíduos sólidos. É uma técnica que consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.

Qual a diferença de aterro sanitário e aterro controlado?

O Aterro Controlado, é uma categoria intermediária entre o aterro sanitário e o Lixão. Os Aterros Controlados não recebem impermeabilização do solo e também não possuem sistema de dispersão de gases, ou ainda de coleta e tratamento do chorume gerado. ...

Aterro Controlado - O que é e como funciona

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário?

Ao contrário dos aterros sanitários, os lixões são a forma inadequada de dispor os resíduos sólidos urbanos sobre o solo. Nesses locais, não há nenhuma impermeabilização, sistema de drenagem de lixiviados e gases e cobertura diária do lixo, além de serem, muitas vezes, locais clandestinos.

Porque o aterro sanitário é melhor que o lixão?

Os aterros sanitários também possuem um sistema de drenagem de gases. ... Além disso, a administração de um aterro sanitário prevê a cobertura diária do lixo acumulado, evitando a proliferação de contaminantes, mau cheiro e poluição visual. Nos lixões, os resíduos ficam expostos a céu aberto.

O que é aterro controlado exemplos?

O aterro controlado é o local onde são destinados resíduos sanitários gerados por hospitais, clínicas e clínicas veterinárias, por exemplo. Sua principal finalidade é dirimir os impactos ambientais decorrentes do descarte de lixo. Em um aterro controlado inexiste preparação do solo e tratamento para efluentes líquidos.

Quantos aterros controlados tem no Brasil?

Segundo dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil ainda possui 2.906 lixões, distribuídos em 2.810 municípios, e 1.310 unidades de aterros controlados, localizados em 1.254 municípios.

O que é um aterro controlado Wikipédia?

Disposição inadequada de resíduos, o Aterro Controlado ("lixão").

Quais são os impactos positivos da implantação de obra aterro sanitario?

Um aterro sanitário é de extrema importância para o município e também para o meio ambiente, pois diminui bastante a concentração de lixo nas ruas e na natureza, pois quase todo o lixo da cidade e dos arredores serão redirecionados ao aterro, para evitar lançamentos de resíduos no meio natural.

Quais são as vantagens da incineração?

Reduz o volume de resíduos: A maior vantagem do processo de incineração é a drástica redução dos resíduos que seriam destinados para aterros. Como consequência dessa redução, o aterro no qual os resíduos seriam enviados acaba ganhando mais espaço e vida útil.

Quais são as desvantagens do lixão?

Os resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e de elevado ...

Como é que funciona um aterro sanitário?

Como funciona um aterro sanitário? ... A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. Essa manta é recolocada a cada 5 metros de lixo acumulados verticalmente.

Quantos aterros sanitários tem no Brasil?

Mas os aterros não existem em número suficiente no Brasil para atender 5.570 municípios. Hoje são mais de 600 construídos com obras de engenharia tanto pela iniciativa privada quanto pelo poder público.

Quantos Lixoes tem no Brasil 2020?

Quais são os resultados alcançados pelo programa até agora? Em 2020, houve redução de 17% da quantidade de lixões em relação a 2019, passando de 3.257 para 2.707 lixões, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos e Afluentes, a Abtre.

Quais são os tipos de aterros sanitários?

Os Tipos de Aterros
  • Aterro Sanitário: Local para onde são enviados os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal. ...
  • Lixão:Forma inadequada de acumulo de resíduos sólidos, caracterizado por simplesmente ser descarregado no solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

Quais as principais vantagens do aterro sanitário?

Vantagens
  • Menor impacto ambiental;
  • Redução da liberação de metano na atmosfera;
  • Conversão dos gases em fontes de energias renováveis;
  • Geração de energia com motores a gás.

O que os aterros sanitários causam e geram?

Os aterros sanitários são obras projetadas para o descarte seguro do lixo urbano. ... Independente do tipo, a decomposição dos resíduos depositados nos aterros sanitários gera como subprodutos o chorume e o biogás (metano), que precisam ser tratados para não causar contaminação.

Qual a diferença de lixão?

No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.

O que tem no lixão?

O lixão pode ser definido como um local onde o lixo é depositado sem nenhum tipo de cuidado. Isso significa que esses locais tornam-se grandes depósitos a céu aberto com os mais variados produtos, desde o lixo residencial, como restos de comida, até o lixo hospitalar, com seringas e outros produtos contaminantes.

Quais desvantagens a incineração pode ter?

Dentre as desvantagens da incineração do lixo estão

O processo de incineração exige a presença de pessoas treinadas. A incineração libera gases que podem poluir a atmosfera provocando impactos ambientais. Os gases resultantes da incineração são bastante tóxicos, por isso devem passar por um processo de tratamento.

Por que não devemos queimar o lixo?

Doenças. O estudo destaca que “a queima do lixo plástico aumenta o risco de doenças cardíacas, agrava doenças respiratórias, como asma e enfisema, causa irritações na pele, náusea e dores de cabeça, e prejudica o sistema nervoso”.

Quais são as desvantagens da reciclagem?

Desvantagens da Reciclagem:
  • Custos de recolha, transporte e reprocessamento;
  • Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);
  • Instabilidade dos mercados para materiais reciclados, os quais podem ser rapidamente distorcidos por.

Artigo anterior
O que é o curso de magistério?
Artigo seguinte
Quais são as características da industrialização brasileira?