Quais as desvantagens da progressiva?

Perguntado por: Leticia Irina Marques  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

É muito importante usar os produtos corretos, pois, caso contrário, a escova progressiva pode causar danos à saúde se houver muito formol em sua composição, a descamação do couro cabeludo e a queda de cabelo.

Quais são os riscos da progressiva?

No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.

Quais os males da escova progressiva?

A escova progressiva com formol pode causar diversos problemas à saúde, como:
  • Irritação, coceira, queimadura, e descamação no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo;
  • Ardência e lacrimejamento dos olhos;
  • Alergias;
  • Câncer nas vias aéreas superiores;
  • Dores abdominais e enjoos.

Quais as vantagens e desvantagens da escova progressiva?

  • Escova progressiva controla volume e frizz no cabelo. ...
  • O alisamento pode durar até 3 meses. ...
  • A escova progressiva aumenta a maciez e o brilho. ...
  • O resultado melhora ao longo do tempo. ...
  • Não é indicada para quem tem couro cabeludo sensível. ...
  • É preciso ter cuidados com os fios após o alisamento.

Por que não fazer escova progressiva?

Por que não fazer escova progressiva? Existem vários motivos. Um deles é que a grande maioria dos cabeleireiros compram o produto clandestino e não têm a garantia do fabricante – caso aconteça alguma reação mais forte, como queda, feridas no couro cabeludo etc, não tem como reclamar. É um produto muito tóxico.

Vantagens e desvantagens das progressivas

21 questões relacionadas encontradas

O que os médicos dizem sobre escova progressiva?

A escova progressiva não é um procedimento saudável para o cabelo, como também pode causar desde irritação no couro cabeludo e nos olhos, como ainda reações alérgicas mais graves e problemas respiratórios, pela presença do formol.

É verdade que progressiva estraga o cabelo?

3. A escova progressiva estraga o cabelo: DEPENDE! Tudo depende de cada tipo de fio, do tipo de escova feita e de outras variantes que fazem a situação não ter uma regra definida. ... Tudo vai depender se o cabelo estiver saudável, forte e preparado para passar pelo procedimento.

O que a progressiva faz com o cabelo?

A escova progressiva – também conhecida como alisamento ácido – modifica a estrutura química do cabelo, tanto externamente (cutícula), quanto internamente (córtex). Ao utilizar o ácido glioxílico complexado com carbocisteína, ela age na estrutura capilar e modifica a conformação da queratina no córtex.

O que prejudica mais a chapinha ou a progressiva?

É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.

Quanto tempo dura a escova progressiva no cabelo?

A escova progressiva sem formol dura em média de 2 a 3 meses dependendo de quantas vezes a pessoa lava os cabelos por semana e que tipo de cuidados ele tem. Quanto menos cuidado tiver com os cabelos, menos tempo irá durar esta escova.

Quais são os efeitos colaterais da escova progressiva?

EFEITOS COLATERAIS DA PROGRESSIVA
  • DESCAMAÇÃO DO COURO CABELUDO. A descamação acontece devido a uma reação alérgica e normalmente regride com o tempo. ...
  • FIOS ELÁSTICOS. O efeito mais temido de todos é extremamente difícil de recuperar e, em alguns casos, apenas a tesoura pode resolver. ...
  • RAIZ OLEOSA. ...
  • PONTAS SECAS.

Qual progressiva não faz mal à saúde?

"Produtos para alisamento registrados e autorizados pela Anvisa não trazem perigo à saúde. Os registros que certificam as escovas progressivas pela Anvisa devem conter entre 9 e 13 dígitos e se iniciam pelo dígito 2.

O que a progressiva com formol pode causar?

Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.

Quanto tempo a química fica na corrente sanguínea?

Cocaína. Pode ser encontrada no organismo até 2 dias no sangue, 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e até 180 dias em pelos do corpo e raspas de unha.

O que danifica menos o cabelo chapinha ou escova?

O que danifica menos os fios: chapinha ou escova com secador? ... O calor do secador mais a chapinha causa menos danos ao cabelos, pois desta forma não há perda brusca de água dos fios.

Qual química agride menos o cabelo?

Bem, a progressiva Pantovin Nanoplástia é um produto livre de químicas que afetam os fios e é utilizado para alisamento sem formol. Foi desenvolvida para clientes que buscam um alisamento ou redução de volume e fios saudáveis, sem a utilização de produtos nocivos à saúde.

O que é melhor chapinha ou escova alisadora?

“De forma geral, a escova deixa um acabamento mais natural também em relação à chapa (que deixa o cabelo bem reto).”, diz. Vale destacar ainda que, com a chapinha, é difícil conseguir modelar os cabelos “para dentro” ou “para fora”, o que fica bem mais fácil com o uso da escova alisadora.

O que leva na escova progressiva?

Ela é chamada de progressiva porque, a cada vez que se realiza esse procedimento, o cabelo apresenta melhores resultados no alisamento e na redução do frizz e volume.

Como o formol age no cabelo de uma pessoa?

A ação do formol: Substâncias como a amônia, presente nos produtos de beleza, abrem as cutículas, deixando o caminho livre para o formol chegar ao córtex. Nessa camada do meio, o formol ataca as pontes de dissulfeto, que dão forma ao cabelo. Esse quebra-quebra é que faz o alisamento.

É verdade que o cabelo sujo cresce mais rápido?

Deixar o cabelo sujo ou oleoso por um período muito grande afeta diretamente o crescimento dos fios. Sempre que fizer praticas físicas é importante lavar o cabelo no mesmo dia pois o couro cabeludo não pode ficar suado. O suor e a oleosidade obstruem os poros atrapalhando o crescimento saudável.

Qual a progressiva que não estraga o cabelo?

Escova Progressiva Tyrrel Oxireduct

Sem dúvida é uma das marcas mais famosas do mundo e cresce cada vez mais. Afinal, a Tyrrel Professional investe forte em fórmulas orgânicas e tecnológicas que não causam danos aos fios. Um dos benefícios mais marcantes dessa escova progressiva é que ela vem enriquecida com proteínas.

Qual química estraga mais o cabelo?

A descoloração é muito mais agressiva do que a coloração

Após esse processo, o cabelo perde massa capilar, ou seja, fica muito frágil e ressecado. Já a coloração não possui essa função clareadora, ou seja, ela acaba não danificando tanto as madeixas.

É possível ter um cabelo saudável com progressiva?

Por causa da química, o cabelo com progressiva fica mais sensível a danos, então precisa mais proteção e tratamento para se manter saudável e sedoso. Alguns hábitos simples, se mantidos com regularidade, são suficientes para fazer a diferença na aparência, na textura e na saúde do cabelo com química.

Quais são as escovas progressivas aprovadas pela ANVISA?

Escova marroquina da Nouar, com 0,2% de formol com queratina, proteínas de seda, argila e cacau. Escova de chocolate e avelã da Al Nature a base de tiogligalato de amônia, sem cheiro. Escova Progressiva Sem Formol Cadiveu Glamour Rubi Plus. Escova Progressiva Portier Fine Cosmetics.

É seguro fazer escova progressiva em casa?

Essa nova técnica é aprovada pela ANVISA e menos agressiva ao cabelo. Por isso, fazer progressiva em casa se tornou uma realidade prática e eficiente para conseguir reduzir o volume e conseguir madeixas com aspecto liso e sedoso.

Artigo anterior
Porque eu não consigo ganhar peso?
Artigo seguinte
Quais são os riscos químicos no ambiente hospitalar?