Quais as desvantagens da departamentalização?

Perguntado por: Sofia Amorim de Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (70 avaliações)

Desvantagens. Ocorre duplicidade de esforços e recursos, o que provoca maiores investimentos e custos operacionais. Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos de cliente, o que torna a administração mais complexa.

Quais são as desvantagens da departamentalização?

Já como desvantagens podem ser citadas a falta de sinergia entre os diferentes departamentos e uma visão limitada do ambiente organizacional como um todo, com cada departamento estando focado apenas nos seus próprios objetivos e problemas.

Quais as vantagens e desvantagens da departamentalização por processo?

7. DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO Vantagens - Maior especialização dos recursos alocados; - Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas; - Especialização operacional; - Análise contínua dos resultados; - Avaliação de custos e lucros precisos; - Foco direcionado aos clientes; 8.

Quais são as desvantagens de Departamentalizar por funções?

Apresenta algumas desvantagens:

Tende a reduzir a cooperação interdepartamental, uma vez que exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em face da ênfase nas especialidades. Mostra-se inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

Quais são as vantagens e desvantagens da departamentalização geográfica ou territorial?

VANTAGENS Possui chances de lucratividade maiores. DESVANTAGENS Deixa em segundo plano a coordenação dos aspectos de planejamento, execução ou controle de toda a organização. DESVANTAGENS A departamentalização territorial ocorre principalmente nas áreas de marketing e produção.

TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO | Decorrências da Teoria Neoclássica

42 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens da departamentalização geográfica?

Permite fixar a responsabilidade de lucro e do desempenho no comportamento local ou regional; Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso de território; Indicada para firmas de varejo; O delineamento da organização pode acompanhar adequadamente as variações de condições e características locais.

Quais as vantagens da departamentalização?

A departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior.

São vantagens da departamentalização funcional exceto?

2a Questão (Ref.: 201602386732) Pontos: 0,1 / 0,1 Todas as opções abaixo são consideradas vantagens da departamentalização funcional, exceto: Permite distinguir e manter o prestígio das funções principais da empresa, bem como realçar os objetivos primários e fundamentais da organização.

Qual a função da departamentalização funcional?

A departamentalização funcional é a aplicação desse sistema por meio da modalidade funcional. Essa modalidade está entre as mais comuns que existem atualmente. ... O objetivo principal da departamentalização funcional é fazer com que cada setor tenha o foco necessário em recursos, pessoas e unidades.

Quais são as vantagens e desvantagens da estruturação matricial?

Vantagens e Desvantagens da Estrutura Matricial
  • tomada de decisões de forma mais rápida;
  • maior produtividade e lucratividade;
  • colaboradores mais participativos;
  • destaca a ligação entre departamentos;
  • mantém a empresa mais unida, em prol dos mesmos projetos;
  • aumenta as chances de controle de resultados;

Qual é a importância do processo de departamentalização para uma empresa?

A necessidade da departamentalização surge à medida que as empresas se tornam maiores por se envolverem em atividades das mais diversificadas, caracterizando indispensabilidade da divisão das principais atividades e tarefas organizacionais, transformando-as em responsabilidades departamentais ou divisionais.

Quais os 5 tipos de departamentalização?

Tipos de Departamentalização
  • 1- Função. ...
  • 2- Produto ou Serviço. ...
  • 3 – Territorial. ...
  • 4 – Cliente. ...
  • 5 – Processo ou Equipamento. ...
  • 7 – Matriz. ...
  • 8 – Mista.

Quais são os principais tipos de departamentalização?

Os principais tipos de departamentalização são por funções (funcional), por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fases do processo, por projetos.

Quais os 2 tipos de departamentalização mais utilizados?

Tipos de Departamentalização
  • Por Função. Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. ...
  • Por Clientes. ...
  • Por Processos. ...
  • Por Produtos ou Serviços. ...
  • Matricial. ...
  • Geográfica ou Territorial. ...
  • Por Projetos.

Qual é a função da organização?

O conceito de organização pelo enfoque administrativo é de compilar capital, recursos humanos, equipamentos e processos, com o objetivo de se atingir um determinado resultado. A função Organização nada mais é que determinar que recursos e que atividades serão necessárias para serem atingidos os objetivos da Empresa.

O que é uma estrutura funcional de uma empresa?

Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc. Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.

Quais são os principais tipos de departamentalização que surgiu em decorrência da teoria neoclássica?

Departamentalização por Produtos e Serviços: O agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Departamentalização Geográfica:Usada em empresas territorialmente dispersas.

Qual a principal característica de uma departamentalização matricial?

A característica mais notável da estrutura matricial é que cada funcionário terá dois gerentes, um do departamento e outro do projeto. ... Portanto, eles têm duas equipes, uma de seu departamento e outra de seu projeto. Os dois gerentes estão no mesmo nível porque se reportam ao mesmo superior, o gerente geral da empresa.

O que é departamentalização Cite três tipos de departamentalização?

Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes.

Quais são os tipos de organização?

Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.
  • Organização Linear. ...
  • Organização Funcional. ...
  • Organização Linha-staff.

Qual a diferença entre departamentalização vertical e horizontal?

Em se tratando de comunicação interna, também há uma grande diferença entre a gestão horizontal e vertical. A estrutura rígida de uma organização vertical tende a tornar a disseminação de informações entre departamentos e funcionários mais lenta, já que tudo deve seguir os níveis hierárquicos.

O que é departamentalização divisional?

É a organização que faz uma abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com os resultados de um ou mais projetos executados pela organização.

Qual a diferença de organograma e fluxograma?

O fluxograma contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do trabalho em parceria com toda a equipe. O organograma é dentro da organização a ferramenta que representa a sua parte funcional, que de fato representa a forma estrutural da empresa.

Quais as desvantagens da estrutura matricial?

Quais as desvantagens das estruturas organizacionais matriciais?
  • Potencial conflito entre gerentes e projetos.
  • Confusão de autoridade.
  • Eficácia reduzida dos funcionários.
  • Aumento dos custos indiretos de gerenciamento.

Qual a desvantagem da estrutura matricial?

Alguns autores consideram que a grande desvantagem da estruturação matricial da organização, está na possibilidade de dupla subordinação, o que resulta na ambiguidade do comando, o que pode gerar conflito de interesses entre as chefias funcionais, com as de projeto ou produtos.

Artigo anterior
Quem são os receptores da imunidade inata?
Artigo seguinte
Quando se aplica o diferimento?