Quais as contribuições de Wallon para a aprendizagem?

Perguntado por: Bruno Guilherme de Pereira  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

A grande contribuição de Wallon para Educação bem como para Psicologia é considerar as emoções no processo de desenvolvimento humano e porque não no processo ensino- aprendizagem, defendendo que os professores para alcançarem êxito na ação pedagógica deveriam conhecer e entender as crianças em seu desenvolvimento.

Qual foi a contribuição de Wallon para a aprendizagem?

A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).

Como se dá a aprendizagem Segundo Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

O quê Wallon defende na educação?

Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.

Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?

Conforme a teoria psicogenética walloniana, o desenvolvimento humano desde a etapa intrauterina tem cada estágio marcado por características próprias. Outro destaque é o movimento dialético e alternado que a afetividade e a cognição realizam por toda a vida do sujeito, a esse respeito Wallon 2010 p.

A teoria de Henri Wallon

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon? O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável.

Quais são as principais ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.

Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?

A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.

Quais os pilares da teoria de Henri Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

Quais são os tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?

Resposta: Pensamento sincrético e pensamento categorial. Explicação: De acordo com a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon, os dois tipos de pensamento no desenvolvimento infantil são o "pensamento sincrético" e o "pensamento categorial".

Como Wallon trabalha o conceito da afetividade na aprendizagem?

Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.

O que diz a teoria da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Qual a importância da afetividade na aprendizagem?

O processo educativo quando realizado junto com a afetividade proporciona uma maior amplitude de desenvolvimento na criança, assim, possibilita meios para que ela se sinta segura em busca da sua identidade.

O que diz Wallon?

Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.

Qual o significado das emoções no ato de aprender para Wallon?

Wallon aponta que as emoções são a primeira manifestação das necessidades emocionais de um bebê e são a conexão do bebê com o ambiente, tanto biológico quanto social, como comunicação com os outros e com o ambiente.

O que é movimento para Wallon?

É a conquista do espaço objetivo, isto é, “o espaço onde o sujeito pode contrapor a si mesmo o mundo exterior e que ele pode transformar em ponto de partida para seu conhecimento das coisas” (Wallon, 1942/2008. (2007).

É o diferencial da teoria de Henri Wallon?

A emoção é o diferencial da teoria de Henri Wallon. É entendida como a capacidade que nós, seres humanos, temos de ser afetados pelo mundo externo e interno. Para Wallon, independentemente do estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra, ela é em maior ou menor grau influenciada pelos aspectos emocionais.

Quais os princípios que norteavam a proposta do projeto de Wallon?

Psicomotricidade Relacional e suas implicações na educação inclusiva . Curitiba: InterSaberes, 2019. a alternativa que aponta corretamente os princípios que norteavam a proposta do projeto de Wallon: A Justiça, dignidade, orientação e cultura geral.

Como Wallon considera a emoção?

Elaborador: Henri Wallon

A emoção tem como característica a ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão e é contagiosa. Por meio dela, o bebê mobiliza os outros para que atendam às suas necessidades. Por isso, ela é considerada o primeiro elo do corpo com o meio.

Como se apresenta relação professor-aluno Para Wallon?

Wallon (1992) defende que a afetividade que se manifesta na relação professor-aluno constitui-se elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. A qualidade da interação pedagógica vai conferir um sentido afetivo para o objeto de conhecimento.

Qual a diferença entre as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?

Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.

Quais foram as Contribuições de Piaget Wallon e Vygotsky para a educação escolar?

Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.

Qual é o papel do professor para Wallon?

Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.

Qual é o papel da escola na teoria de Wallon?

De acordo com a teoria de Wallon a aprendizagem torna-se mais significativa através da afetividade criada no ambiente escolar, ressaltando que esse ambiente (estrutura e relação humana) se forma através dos entrelaces da materialidade e da imaterialidade, podendo potencializar o aprendizado se o alunado criar laços de ...

Como Wallon classifica os jogos?

Com relação à concepção e às características do brincar, tanto Piaget (1978) quanto Wallon (2007) classificam os jogos segundo o nível de desenvolvimento da cognição, da motricidade e da afetividade da criança.

Artigo anterior
Qual a diferença entre fazer uso do protocolo HTTP e da variação HTTPS para fazer acesso a sites na Web?
Artigo seguinte
Como fazer para parar a menstruação por um dia?