Quais as contribuições de Wallon para a aprendizagem?
Perguntado por: Bruno Guilherme de Pereira | Última atualização: 17. März 2025Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)
A grande contribuição de Wallon para Educação bem como para Psicologia é considerar as emoções no processo de desenvolvimento humano e porque não no processo ensino- aprendizagem, defendendo que os professores para alcançarem êxito na ação pedagógica deveriam conhecer e entender as crianças em seu desenvolvimento.
Qual foi a contribuição de Wallon para a aprendizagem?
A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).
Como se dá a aprendizagem Segundo Wallon?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.
O quê Wallon defende na educação?
Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.
Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?
Conforme a teoria psicogenética walloniana, o desenvolvimento humano desde a etapa intrauterina tem cada estágio marcado por características próprias. Outro destaque é o movimento dialético e alternado que a afetividade e a cognição realizam por toda a vida do sujeito, a esse respeito Wallon 2010 p.
A teoria de Henri Wallon
Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?
Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon? O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável.
Quais são as principais ideias de Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?
A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.
Quais os pilares da teoria de Henri Wallon?
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
Quais são os tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?
Resposta: Pensamento sincrético e pensamento categorial. Explicação: De acordo com a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon, os dois tipos de pensamento no desenvolvimento infantil são o "pensamento sincrético" e o "pensamento categorial".
Como Wallon trabalha o conceito da afetividade na aprendizagem?
Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.
O que diz a teoria da aprendizagem?
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Qual a importância da afetividade na aprendizagem?
O processo educativo quando realizado junto com a afetividade proporciona uma maior amplitude de desenvolvimento na criança, assim, possibilita meios para que ela se sinta segura em busca da sua identidade.
O que diz Wallon?
Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.
Qual o significado das emoções no ato de aprender para Wallon?
Wallon aponta que as emoções são a primeira manifestação das necessidades emocionais de um bebê e são a conexão do bebê com o ambiente, tanto biológico quanto social, como comunicação com os outros e com o ambiente.
O que é movimento para Wallon?
É a conquista do espaço objetivo, isto é, “o espaço onde o sujeito pode contrapor a si mesmo o mundo exterior e que ele pode transformar em ponto de partida para seu conhecimento das coisas” (Wallon, 1942/2008. (2007).
É o diferencial da teoria de Henri Wallon?
A emoção é o diferencial da teoria de Henri Wallon. É entendida como a capacidade que nós, seres humanos, temos de ser afetados pelo mundo externo e interno. Para Wallon, independentemente do estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra, ela é em maior ou menor grau influenciada pelos aspectos emocionais.
Quais os princípios que norteavam a proposta do projeto de Wallon?
Psicomotricidade Relacional e suas implicações na educação inclusiva . Curitiba: InterSaberes, 2019. a alternativa que aponta corretamente os princípios que norteavam a proposta do projeto de Wallon: A Justiça, dignidade, orientação e cultura geral.
Como Wallon considera a emoção?
Elaborador: Henri Wallon
A emoção tem como característica a ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão e é contagiosa. Por meio dela, o bebê mobiliza os outros para que atendam às suas necessidades. Por isso, ela é considerada o primeiro elo do corpo com o meio.
Como se apresenta relação professor-aluno Para Wallon?
Wallon (1992) defende que a afetividade que se manifesta na relação professor-aluno constitui-se elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. A qualidade da interação pedagógica vai conferir um sentido afetivo para o objeto de conhecimento.
Qual a diferença entre as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?
Ainda que esses autores compartilhem dos pressupostos interacionistas, as diferenças entre eles são grandes e não podem ser negligenciadas. Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados.
Quais foram as Contribuições de Piaget Wallon e Vygotsky para a educação escolar?
Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.
Qual é o papel do professor para Wallon?
Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.
Qual é o papel da escola na teoria de Wallon?
De acordo com a teoria de Wallon a aprendizagem torna-se mais significativa através da afetividade criada no ambiente escolar, ressaltando que esse ambiente (estrutura e relação humana) se forma através dos entrelaces da materialidade e da imaterialidade, podendo potencializar o aprendizado se o alunado criar laços de ...
Como Wallon classifica os jogos?
Com relação à concepção e às características do brincar, tanto Piaget (1978) quanto Wallon (2007) classificam os jogos segundo o nível de desenvolvimento da cognição, da motricidade e da afetividade da criança.