Quais as contribuições da Lei de Hess para o avanço da ciência?

Perguntado por: Vitória Andrade de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

Essa lei se tornou muito importante na Termoquímica, porque determinadas reações químicas não podem ter seu ΔH determinado experimentalmente. Entretanto, de acordo com a Lei de Hess a entalpia desse tipo de reação pode ser calculada por meio das entalpias de outras reações (reações intermediárias).

Quem foi Hess e qual a sua contribuição para a ciência e para a química?

Germain Henri Hess (7 de agosto de 1802 - 30 de novembro de 1850) foi um químico e médico suiço que formulou a Lei de Hess, um dos primeiros princípios da termoquímica. ... Esta lei afirma que em uma reação química a quantidade de calor produzido é constante e independente do número de etapas de reação.

Qual a importância da lei de Hess?

A principal utilidade da Lei de Hess é que ela nos permite determinar a variação de entalpia envolvida em reações diretas por meio da combinação de várias equações químicas, cujos valores das variações de entalpia são conhecidos. Depois basta somar esses valores para determinar o calor da reação direta desejada.

Quais as maiores contribuições de Hess para o estudo das reações químicas?

Uma das suas principais contribuições foi um livro texto de Química, escrito em 1834, e adotado por muitas escolas e universidades russas. Em 1840 Hess apresentou uma lei empírica - que leva o seu nome-, tornando-se uma das principais bases da termoquímica.

Quais as consequências da lei de Hess?

(UNEMAT-2009) A Lei de Hess tem importância fundamental no estudo da Termoquímica e pode ser enunciada como “a variação da entalpia em uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação”. Uma das consequências da Lei de Hess é que as equações termoquímicas podem ter tratamento algébrico.

Lei de Hess - Passo a Passo!

41 questões relacionadas encontradas

Como funciona a lei de Hess?

Como utilizar a Lei de Hess
  1. Se você multiplicar a equação, o valor do ΔH também deve ser multiplicado pelo mesmo número;
  2. Se você dividir a equação, o valor do ΔH também deve ser dividido pelo mesmo número;
  3. Se você inverter a equação, o sinal do ΔH também deve ser invertido .

Como é aplicada a lei de Hess?

A aplicação da lei de Hess consiste em calcular as entalpias de reações, que, experimentalmente, seriam difíceis de determinar, através de outras equações termoquímicas.

Quais os principais tipos de entalpia?

Os cinco tipos de entalpia são: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução.

O que é necessário para que haja uma reação química?

As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.

Quais as condições para que se ocorra uma reação química?

Algumas condições para a ocorrência de reações químicas são: afinidade entre os reagentes, contato entre eles, colisão efetiva entre suas moléculas e a energia de ativação.

Para que serve a energia de ligação?

A energia de ligação é a energia absorvida na quebra da ligação entre átomos no estado gasoso e em condições normais de temperatura e pressão. A energia de ligação, ou entalpia de ligação, é a energia absorvida na quebra de um mol de ligação, no estado gasoso, entre átomos a 25 oC e 1 atm.

Quem criou entalpia?

O químico suíço Germain Henry Hess (1802-1850) teve uma grande contribuição para a química, mas especificamente para a Termoquímica, seus estudos envolvem a entalpia de reações químicas.

Quem foi o cientista que desenvolveu esse conceito é como a entalpia se aplica no dia a dia?

A entalpia é uma ferramenta termodinâmica para o cálculo do calor envolvido em processos que ocorrem à pressão constante. Foi definida pelo físico americano Josiah W. Gibbs, no contexto da queda da teoria do calórico. Em química, sempre utilizamos a variação de entalpia, representada como ΔH.

Qual a relação da termodinâmica com a termoquímica?

Termoquímica é o ramo da termodinâmica que estuda as variações de energia que acompanham as reações químicas. Uma reação química indica o rearranjo de elétrons e núcleos de uma estrutura, para constituir uma nova estrutura. As transformações estruturais são seguidas de absorção ou escape de energia sob várias formas.

Quais são os elementos de uma reação química?

As equações químicas são representações gráficas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica. Elas são formadas por átomos, moléculas, e se apresentarem íons são chamadas de equações iônicas: H2(g) + O2(g) → H2O (l) – equação comum.

Como é definido o que é gerado em uma reação química?

Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias. A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química.

O que é necessário para que uma reação química possa ocorrer quando um elemento deslocará outro elemento de um composto quando ocorre uma reação de dupla troca?

Isso nos mostra claramente que, para que as reações de deslocamento ou oxirredução ocorram, é necessário que a substância simples seja mais reativa que o elemento que será deslocado da substância composta.

Qual a diferença entre uma reação endotérmica e exotérmica?

Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0). Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto.

O que é uma reação endotérmica e exotérmica?

Nos processos exotérmicos, o sistema perde calor e o ambiente é aquecido; Nos processos endotérmicos, o sistema ganha calor e o ambiente resfria-se.

Qual conceito de entalpia?

A entalpia é a quantidade de energia presente em um determinado sistema e pode ser absorvida ou liberada. Os processos de liberação ou absorção da energia podem ser classificados de duas formas: ⇒ Processo endotérmico (reação química em que há absorção de certa quantidade de energia);

Como calcular o calor de combustão?

  1. CH4(g) + ½ O2 → 1 CO2(g) + 2 H2O() ∆H0combustão = -890,4 kJ/mol.
  2. 1 C2H6O()+ 3O2 → 2 CO2(g) + 3 H2O() ∆H0combustão = -1366,1 kJ/mol.
  3. 2 C4H10(g)+ 13O2 → 8 CO2(g) + 10 H2O() ∆H0combustão = -2878,6 kJ/mol.

Como fazer os cálculos de Termoquímica?

∆H = HP - HR

A realização do cálculo da variação da entalpia permite identificarmos se a reação é endotérmica ou exotérmica. Se o resultado for negativo, a reação será exotérmica; já se o resultado for positivo, a reação será endotérmica.

Como se calcula a variação de entalpia de uma reação?

Resumindo: a variação de entalpia de uma reação é dada por ΔH = ΔHp – ΔHr, e este cálculo é aplicado quando se sabe as variações de entalpias dos produtos (ΔHp) e dos reagentes (ΔHr).

Como calcular o calor de formação?

Entalpia de Formação
  1. ΔH = HProdutos – HReagentes -286 kJ/mol = HH2O – (HH2 + H1/2 O2) ...
  2. NH3 + HCl → NH4Cl ΔH = -176 kJ/mol. Observe que nenhum dos reagentes é uma substância simples, portanto, não podemos atribuir a eles a entalpia igual a zero. ...
  3. HR = HNH3 + HHCl HR = (-46 + (-92,4) kJ/mol) ...
  4. ΔH = HProdutos – HReagentes

Quando a Lei de Hess foi enunciada é qual o nome do cientista que criou?

A lei de Hess foi proposta em 1840 pelo médico e químico suíço Germain Henri Hess. Durante seus trabalhos sobre a energia na forma de calor em reações de neutralização de ácidos e bases, ele concluiu que a soma das energias nesse tipo de reação era sempre constante.

Artigo anterior
Onde são utilizados fusíveis Ultrarrápidos?
Artigo seguinte
O que é arquivo JPG e PNG?