Quais as Contra-indicações do TENS?

Perguntado por: Cláudia Doriana Amaral Simões  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

Como se trata de um método de tratamento que envolve a aplicação de corrente elétrica, a realização do TENS não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e nem para pessoas que possuem marcapasso, arritmia cardíaca ou alterações epiléticas.

Onde não aplicar TENS?

O TENS não deve ser aplicado nas regiões das carótidas, em portadores de marcapasso e na região abdominal de mulheres grávidas. Deve-se ter cuidado extra com crianças, idosos, portadores de epilepsia e mulheres no primeiro trimestre de gravidez.

Quais são as indicações do TENS?

A Tecnologia Tens do tipo TENS é recomendada para o alívio das dores e enjoos do pós-operatório de cirurgias, fraturas e torções e de doenças crônicas, como é o caso da lombalgia, dores no nervo ciático e bursite.

Quais as indicações e Contra-indicações da eletroterapia?

Contraindicações: esse tipo de eletroterapia não é indicado no caso de diminuição da sensibilidade local, gravidez, doença cardiovascular avançada, câncer de pele no local, circulação sanguínea prejudicada na região ou sobre feridas abertas ou áreas da pele com infecção, seios ou órgãos sexuais, por exemplo.

Pode usar TENS no pescoço?

Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço.

Contraindicações de uso do TENS na Fisioterapia

19 questões relacionadas encontradas

Onde colocar os eletrodos do TENS?

Coloque os elétrodos a pelo menos 3 cm de distância um do outro. Dessa maneira, você evitará que muita eletricidade seja aplicada na mesma área. Enquanto ajusta os elétrodos, mantenha o aparelho de TENS desligado. Os elétrodos podem ser arranjados de diferentes maneiras.

Como usar TENS no ombro?

Como usar TENS corretamente
  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.

Quais são as indicações da eletroterapia?

Sendo assim, a eletroterapia pode ser utilizada para paralisia medular, pós AVE (Acidente Vascular Encefálico), incontinência urinária e fecal, contratura muscular ou afecções estéticas com o objetivo de diminuir gordura localizada e celulite, melhorar contorno corporal através do estímulo de contração muscular, ...

Quais as indicações da eletroterapia?

A eletroterapia é utilizada como recurso terapêutico na Fisioterapia em diversas áreas de atuação. Utilizam-se as correntes elétricas afim de promover a reabilitação, tratando processos inflamatórios, cicatrização, analgesia e estimulação de contração muscular afim de recuperar e avaliar a funcionalidade.

É uma contra indicação ao uso da eletroestimulação *?

Eletroestimulação em qualquer formato é uma contraindicação absoluta em casos de insuficiência venosa crônica com grandes varizes, estamos expostos ao risco de aumento do calibre da veia varicosa e trombose.

Quais são os tipos de TENS?

A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.

Qual é a outra indicação do TENS diferente de analgesia?

As principais indicações do TENS são para o alívio das dores agudas e crônicas. ... Alguns estudos já mostraram benefícios clínicos em pacientes com artrites, bursites, dores de origem neoplásica ou como método alternativo para controle da dor em mulheres grávidas que necessitam evitar analgésicos durante esse período.

Qual frequência usar no TENS?

A freqüência de aplicação da TENS varia desde 1 a 150 Hz, situados dentro do espectro biológico de aplicação da eletroterapia de 1 a 250 Hz. Quanto à duração de pulso, esta varia de 20 a 250 µs.

Pode usar TENS em paciente com pino?

Pode ser utilizado sim, porém com algumas ressalvas como os colegas comentaram. As correntes polarizadas devem ser evitadas por terem risco de queimadura. O mais indicado são exercícios para ganho de força e mobilidade. O TENS não tem problema porque não é uma corrente intensa.

Pode usar TENS em pacientes com Marca-passo?

Pacientes com marcapassos e com doenças cardíacas devem evitar a aplicação de TENS, por exemplo. Nesses casos, o tratamento deve ser evitado, especialmente, sobre a região do peito. O seu uso também não é recomendado para gestantes e para as pessoas que têm doenças de pele.

Pode usar TENS em pacientes com câncer?

(2010) a TENS pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento medicamentoso para a dor oncológica, em seus estudos 70% dos pacientes com câncer em estado avançado responderam positivamente a TENS nas primeiras sessões, mas apenas 30% mantiveram os resultados após um ano do tratamento.

Quem pode usar eletroterapia?

Recorrentemente, operadoras de planos de saúde costumam negar a Estimulação Elétrica Transcutânea (EET - codificação TUSS 31602185) realizada por fisioterapeuta. Os argumentos variam para justificar que a Fisioterapia não pode realizar eletroterapia.

Quem pode fazer eletroterapia?

O terapeuta mais indicado para usar estes aparelhos é o fisioterapeuta especialista em dermato funcional.

O que é eletroterapia corporal e para que serve?

A eletroterapia é um tipo de tratamento estético que utiliza estímulos elétricos para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição e a oxigenação da pele, favorecendo a produção de colágeno e elastina.

São indicações de uso da corrente de alta frequência exceto?

As contraindicações da utilização da alta frequência são: portadores de marca-passo; canceres; doenças cardíacas; gestantes; distúrbios de sensibilidade; epilepsia; diabetes descompensada.

Qual é a classificação da eletroterapia?

Classificação quanto às formas de ondas

- Quadrática: alternada, despolarizada. Ex: Tens, Ultra-excitante, Corrente Russa, SMS. Efeitos: analgesia, contração, estimulação muscular de força. Exponencial: polar e apolar Ex: Corrente Farádica Efeitos: contração muscular.

Quais os tipos de eletroestimulação?

Dentro das correntes mais comuns encontradas em clínicas e/ou aparelhos portáteis, estão as correntes TENS –Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea – (modalidade burst, convencional e contínuo), FES – Estimulação Elétrica Funcional–, corrente russa, corrente Aussie e micro corrente.

Como o TENS atua na dor?

A TENS atua sobre os mecanoceptores periféricos, sendo o estímulo conduzido pelas fibras Aβ de diâmetro largo, até o conjunto de interneurônios que atua na inibição da retransmissão, na medula, dos estímulos dolorosos conduzidos pelas fibras Aδ e tipo C, ambas de diâmetros estreitos, fechando então a comporta da dor4.

Artigo anterior
O que tem mais cafeína chá ou café?
Artigo seguinte
Pode passar hidratante antes da depilação a laser?