Quais as contra indicações da sonda nasogástrica?
Perguntado por: António Silva | Última atualização: 31. Oktober 2024Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)
- Trauma maxilofacial grave.
- Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
- Anormalidades esofágicas, como ingestões cáusticas recentes, divertículos ou estenoses, devido ao alto risco de perfuração esofágica.
Quais são as contra indicações da sonda nasogástrica?
Casos de má formação ou obstrução do septo nasal (no caso da nasogástrica); • Sangramentos gastroesofágicos; • Desconforto respiratório importante; • Pacientes com traumatismo crânio encefálico (utilizar apenas sonda orogástrica); • Má formação ou obstrução do trato gastrointestinal; • Hérnia de hiato importante; • ...
Quais as desvantagens da sonda nasogástrica?
Desvantagens/complicações
Inspiração de alimentos para os pulmões se a sonda estiver mal colocada ou se vomitar; Intolerância aos alimentos dados através de sonda; A pessoa pode reagir mal à colocação e permanência da sonda; Dificuldade dos familiares/cuidadores em usar a sonda corretamente.
Qual a principal complicação da sondagem nasogástrica?
As complicações mecânicas mais frequentes foram a tração (33%, ou 74 a cada 1000 pacientes/dia) e a obstrução (3,4%, ou 6,5 a cada 1000 pacientes/dia) da sonda nasoenteral.
Qual é a indicação da sonda nasogástrica?
Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).
Tudo sobre sonda nasogástrica nasoentérica e GTT
Quais são os principais fatores a se considerar na indicação e na contraindicação da terapia nutricional enteral?
- Quadro de choque;
- Hipoxemia e acidose persistente;
- Sangramento do trato gastrointestinal;
- Conteúdo gástrico maior 500 ml em período de 6 horas;
- Isquemia ou obstrução intestinal;
- Síndrome compartimental abdominal;
O que a sonda no nariz pode causar?
Uma sonda no nariz ou boca, especialmente se for grande, pode irritar os tecidos, causando dor e, às vezes, sangramento. Nesses casos, normalmente a sonda é removida, e a alimentação é continuada usando-se um tipo diferente de sonda de alimentação enteral.
O que acontece se entrar ar na sonda nasogástrica?
A presença de ar na sonda não prejudica a infusão. Isto mostra que a coluna não está descendo seja líquido ou gasosa. Talvez há obstrução e necessidade de lavagem da sonda. O ideal é procurar atendimento especializado, podendo mesmo ser via homecare ou enfermeira capacitada.
Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasogástrica?
A gastrostomia nao modifica a expectativa de vida, tendo em vista que pode-se realizar nutrição adequada por meio dela.
Quais são as complicações decorrentes do uso prolongado da sonda nasogástrica?
A primeira categoria principal, Eventos adversos mecânicos, apresentou as seguintes subcategorias: complicações respiratórias; complicações esofágicas ou faríngeas; obstrução da sonda; perfuração intestinal; perfuração intracraniana; e remoção acidental da sonda.
Quem usa sonda nasogástrica Pode beber água?
Quem usa sonda pode beber água pela boca? O ideal é que a pessoa não se alimente e nem beba água pela boca com o uso da sonda nasogástrica. Isso porque o líquido poderá voltar na sonda.
Quem está com sonda nasogástrica pode se alimentar pela boca?
Já no caso da sonda nasoenteral, ela é usada para alimentação quando o paciente não consegue se alimentar normalmente pela boca. Então em resumo, se está em uso de uma sonda nasogástrica aberta para um coletor externo, tudo que for ingerido pela boca poderá voltar e sair pela sonda nasogástrica.
Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?
(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).
Quais os 4 tipos de sonda?
- Sondas Urinárias. As sondas urinárias, como a sonda vesical, são utilizadas para drenar a urina da bexiga em pacientes que não conseguem urinar por conta própria. ...
- Sondas de Alimentação. ...
- Sondas Respiratórias.
Qual é a contraindicação absoluta de alimentação por via enteral?
Contraindicações da TNE
disabsorção grave; íleo paralítico grave; fístula intestinais de alto débito; sangramento maciço gastrointestinal; síndrome da má absorção grave; incapacidade de acessar o trato gastrointestinal.
Como saber se a sonda nasogástrica está no lugar certo?
A colocação pode ser verificada por meio da aspiração de um pouco de líquido com uma seringa e teste em papel indicador de pH (ou, às vezes, por raios X) para comprovar se a ponta da sonda está dentro do estômago.
Quem está com sonda pode beber água pela boca?
O ideal é que a pessoa não se alimente e nem beba água pela boca com o uso da sonda nasogástrica. Isso porque o líquido poderá voltar na sonda.
Como saber se a sonda saiu do estômago?
Mas, uma dica muito legal é medir o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Dessa forma, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição. Se houver aumento de mais de 5 cm do comprimento da parte externa, há chances da sonda ter saído do estômago ou intestino.
Quais as complicações possíveis em um paciente com sonda?
A sonda, particularmente quando é grossa, pode provocar irritações teciduais, causando erosões. Sinus ostia podem se tornar bloqueados. Dietas espessas ou pílulas podem obstruir o lúmen da sonda, sobretudo em sondas pequenas.
Quais as complicações existentes quando o paciente com sonda?
Resumindo, as principais complicações encontradas na literatura e também baseadas na experiência clínica são: deslocamento da sonda internamente ou externamente e obstrução da via jejunal destinada à administração da nutrição enteral devido ao menor calibre da sonda.
Quais são os cuidados com a sonda nasogástrica?
- Manter a sonda longe das mãos do paciente; - Quando não estiver passando a dieta a sonda deve ficar fechada; - Trocar a fixação da sonda sempre que necessá- rio, pelo menos uma vez por dia. Cuidado para não deixar a sonda se deslocar!
Qual a diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral?
A sonda nasogástrica, também conhecida como sonda nasoenteral (SNE), é um dispositivo flexível feito de borracha ou plástico, geralmente de polivinil, que é inserido através da narina até o estômago ou intestino com a finalidade de facilitar a alimentação ou a drenagem de fluidos em pacientes.
Quais são as complicações da sonda de alimentação enteral?
Anorexia prolongada. Desnutrição proteico-calórica grave. Coma ou sensório deprimido. Falência hepática.
Quando a sonda naso enteral é indicada?
Nutrição enteral por meio de sonda, como funciona? A sonda nasoenteral é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.
Como saber se a pessoa tem gota?
Quanto é 1 KVA em Watts?