Quais as consequências para os trabalhadores com a implantação dos sistemas flexíveis de produção?
Perguntado por: Martinho Neves Pacheco | Última atualização: 22. April 2022Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)
Tais mudanças, envolvidas pelas novas configurações e reestruturação produtiva, produzem novos atores sociais e, com eles, consequências indeléveis que estigmatizam os trabalhadores e os fazem adoecer, seja pelo ritmo imposto, seja pelas consequências de acidentes em que milhares são vítimas diariamente.
Quais as consequências para o trabalhador da implantação do Toyotismo e da flexibilização do trabalho?
Críticas ao Toyotismo
Com a produtividade em alta, menos mão de obra é necessária, o que gera um grande aumento no desemprego, em função da tecnologia que diminui os postos de trabalho. Portanto, este modelo industrial é um dos principais responsáveis pelo desemprego no setor secundário da economia.
Quais as principais características e as principais consequências do sistema flexível de produção?
A produção flexível substituiu a produção fordista, pois o modelo de produção e distribuição em massa não atendia os requisitos das perspectivas industriais modernas. ... Nessa perspectiva, a tendência é de um mercado cada vez mais competitivo que requer uma produção com baixo custo e dosada, firmada com elevada qualidade.
Quais foram as consequências da reestruturação produtiva?
66Os impactos da reestruturação produtiva na indústria, se traduzem no dualismo do mercado de trabalho, dado o desemprego crescente acompanhado do aumento do emprego formal, em novos requisitos e qualificações da força de trabalho com o surgimento de postos de trabalho, ocasionando assim modificações na estrutura ...
O que é um sistema de produção flexível?
Os sistemas flexíveis de manufatura se caracterizam por uma forma de produção com altos níveis de automatização, capazes de se adaptarem e agirem de acordo com mudanças e alterações nos processos dentro da indústria.
Sistema Flexíveis de Produção - Toyotismo
O que é sistema flexível de trabalho?
Ao contrário do que muitos acreditam, ter flexibilidade no trabalho não é apenas poder fazer home office em dias específicos da semana. O conceito de trabalho flexível reúne várias frentes, mas principalmente estão entre elas: horário, jornada, localização, remuneração e gestão por indicadores de performance.
O que é o que é ser flexível?
Flexível é aquela pessoa que tem em mente o objetivo e trabalha no sentido de identificar caminhos para atingi-los.
O que foi a reestruturação produtiva e quais foram as suas consequências da para a classe trabalhadora?
A reestruturação produtiva é o processo de consolidação do modelo flexível do trabalho industrial. ... Graças à robótica, à nanotecnologia e a várias outras técnicas, o processo produtivo tornou-se mais dinâmico, de modo que uma mesma pessoa agora é capaz de realizar a mesma função de dezenas de trabalhadores.
O que é a reestruturação produtiva?
Reestruturação produtiva é o termo que engloba o grande processo de mudanças ocorridas nas empresas e principalmente na organização do trabalho industrial nos últimos tempos, via introdução de inovações tanto tecnológicas como organizacionais e de gestão, buscando-se alcançar uma organização do trabalho integrada e ...
O que é reestruturação produtiva explique?
É o processo de renovação das práticas de gestão e de organização do trabalho que implica na substituição das estratégias de gestão próprias do taylorismo-fordismo por outras mais flexíveis identificadas com o “modelo toyotista”.
Quais as características do sistema flexível de produção?
A produção flexível tem a missão de satisfazer as demandas dos consumidores, por isso é tão importante nesse modelo entender o que o mercado necessita. Ao invés da produção em larga escala, criou-se a produção em pequenos lotes e com produtos variados.
Quais são as principais características da flexibilização da produção?
A característica principal desse modelo é a flexibilização da produção, ou seja, em oposição à premissa básica do sistema anterior — o fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques —, o toyotismo preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda.
Quais as características do regime de acumulação flexível?
A acumulação flexível caracteriza-se pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional.
Quais as consequências da flexibilização no mundo do trabalho?
(a) Na medida em que parte das mercadorias é produzida por fábricas diferentes, há uma diminuição do contingente de trabalhadores, processo esse possibilitado pela subcontratação e pela terceirização; (b) há uma intensificação da exploração do trabalho devido à polivalência e à multifuncionalidade do trabalhador; (c) ...
O que é Toyotismo e quais as consequências?
O toyotismo é um modelo de produção industrial japonês conhecido pela adoção do sistema just-in-time, que preza pelo atendimento da demanda e a eliminação dos estoques. O toyotismo se baseia no conceito do just-in-time (“na hora certa”), que se volta ao atendimento da demanda e ausência de estoques.
Qual é o resultado da aplicação do Toyotismo na vida do trabalhador de uma fábrica?
Flexibilidade na produção
A primeira das vantagens que o Toyotismo trouxe, principalmente à sua precursora, a Toyota, foi o fato de flexibilizar bastante o processo produtivo. Isso quer dizer que a indústria teve diversos ganhos ao fabricar e estocar apenas o que seria necessário para colocar em seu mercado consumidor.
São características da reestruturação produtiva exceto?
1a Questão São características dos direitos trabalhistas na perspectiva da reestruturação produtiva, exceto: flexibilização do trabalho Diminuição dos turnos de trabalho Desmobilização do sindicalismo de classe Criação do sindicalismo de empresa desregulamentação do trabalho Explicação: A partir da reestrutura ...
Qual a ideia do neoliberalismo é a reestruturação produtiva?
A emergência da Terceira Revolução Industrial e as políticas econômicas de corte neoliberal ampliaram o processo de reestruturação produtiva voltada para a obtenção de maior flexibilidade do uso do capital e do trabalho, tendo por meta a máxima redução dos custos, da ociosidade dos fatores produtivos e dos riscos ...
Qual a importância da reestruturação de uma empresa?
É fundamental realizar uma Reestruturação Empresarial quando a empresa busca um ajuste ou mudança para continuar ativa, aumentando seu lucro e produzindo maiores resultados. ... É necessário haver uma reestruturação quando torna-se necessário reavaliar o desempenho geral da empresa, estando esse abaixo do esperado.
Quais as consequências da reestruturação produtiva sobre a classe trabalhadora e qual a particularidade brasileira neste processo?
Como consequência desse processo, presenciou-se uma significativa redução de postos de trabalho, que oscilava em decorrência dos movimentos do mercado, além da reorganização produtiva, por meio da implantação de células de produção.
Quais os impactos da reestruturação produtiva no serviço social?
Nesse sentido, a reestruturação produtiva tem como reflexo a perda de direitos sociais e do aumento da exploração da força de trabalho, através do alto grau de extração de sobre trabalho de contingentes operários e empregados da produção social, gerando o acumulo exponencial de mais-valia para o numulário.
Quais as mudanças que a reestruturação produtiva trouxe para o mundo do trabalho?
A reestruturação produtiva trouxe como conseqüência a fragmentação e a heterogeneidade da classe trabalhadora, redução de empregos no setor industrial, destruição de postos de trabalho, geração de bons e maus empregos e a diversificação crescente do setor de serviços.
Qual a importância de ser flexível?
Pensamento criativo. Uma pessoa flexível está disposta a fazer diferente. Por isso, um profissional com flexibilidade acaba sendo mais criativo ao invés de desenvolver seu trabalho sempre da mesma maneira e sem mudanças.
O que é flexibilidade exemplos?
Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros.
Como me tornar uma pessoa flexível?
- 2 – Seja grato. Dê mais atenção para as coisas boas que lhe acontecem e não tanto para as ruins. ...
- 3 – Ouça com atenção. ...
- 4 – Compreenda suas expectativas. ...
- 5 – Não tenha medo de mudar. ...
- 6 – Reflita. ...
- 7 – Seja curioso. ...
- 8 – Dê asas a sua imaginação. ...
- 9 – Alongue-se.
Qual a redução da palavra telefone?
Quando a função não é par nem ímpar?