Quais as consequências da Guerra dos Cem Anos para as sociedades inglesa e francesa?

Perguntado por: Cristiana Mónica Pereira  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

(FGV-SP) A Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453), entre franceses e ingleses, teve como consequências principais: a) a consolidação do poder monárquico na França e a expulsão quase completa dos ingleses do território francês; ... e) a aliança entre franceses e flamengos e o fim da hegemonia inglesa sobre o comércio europeu.

Quais as consequências da Guerra dos Cem Anos para a Inglaterra?

As principais consequências da Guerra dos Cem Anos foram o desenvolvimento de um sentimento de identidade nacional profundo, dos dois lados, que contribuiu para a formação da Inglaterra e da França como passamos a conhecê-las.

Quais as consequências da Guerra dos Cem Anos para a França?

Consequências da Guerra dos Cem Anos

Durante a batalha, algumas consequências marcantes e representativas ocorreram, como o declínio do sistema feudal e o fortalecimento da burguesia e do poder real. Além disso, a guerra resultou no fortalecimento da identidade nacional francesa.

Qual foi a principal consequência da Guerra dos Cem Anos?

Consequências da Guerra dos Cem Anos

A principal consequência foi a intensificação da disputa comercial, fazendo com que o processo de transição do feudalismo para o capitalismo acelerasse em algumas regiões de Europa. Nesse momento, a Europa passou por uma outra mudança, a urbanização.

Quantos anos a Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França durou?

Dinastias inglesas e francesas disputaram o domínio do território da França de 1337 a 1453. A Guerra dos Cem Anos foi consequência de problemas das dinastias francesas e inglesas que começaram em 1066.

GUERRA DOS CEM ANOS (1337-1453) | Na Cola da Prova

22 questões relacionadas encontradas

Porque a Guerra dos 100 anos durou 116 anos?

A Guerra dos Cem Anos foi motivada por razões políticas e socioeconômicas. Durou, na realidade, 116 anos de batalhas, e foi um embate descontinuado, longo e maçante entre os anos 1337 a 1453. ... A Guerra dos Cem Anos começa seus embater com as pretensões inglesas sob o território rico francês.

Quanto Quanto tempo durou a Guerra dos 100 anos?

Ao longo de 116 anos, França e Inglaterra se envolveram em um conflito que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Na chamada Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), as tropas francesas e inglesas se colocaram em combate devido a disputas de ordem econômica e política.

Por que ocorreu a Guerra dos 100 anos?

A origem da Guerra dos Cem Anos está na disputa pelo trono francês, que ficou vago logo após a morte de Carlos IV, em 1328. Os ingleses queriam se aproveitar desse vácuo de poder na França para assumir o seu território e usufruir dos benefícios econômicos, principalmente em Flandres, uma região próspera comercialmente.

Quais foram as principais causas da Guerra dos Cem Anos?

A causa política da Guerra dos Cem Anos foi a disputa pelo trono francês, após a morte de Carlos IV, em 1328, que colocou fim à dinastia dos Capetíngios. ... Como a exploração de lã para Flandres era uma importante fonte de riqueza para nobres ingleses, eles resolveram enfrentar as pretensões francesas em relação à região.

Qual comandante foi parte da Guerra dos 100 anos?

A Guerra dos Cem Anos (1337-1453) foi uma longa série de conflitos entre a Casa de Plantageneta - reinante na Inglaterra - e a Casa de Valois - soberana de França - a respeito da sucessão do trono deste último reino. Tudo começou em 1328, quando faleceu o rei Carlos IV de França. ... O vitorioso monarca faleceu em 1380.

Quem ganhou a guerra dos Cem Anos França ou Inglaterra?

Guerras. Por meio das vitórias militares iniciadas por Joana D'Arc, os franceses conseguiram vencer a Guerra dos Cem Anos. A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que marcou o processo de formação das monarquias nacionais da França e da Inglaterra.

Como ficou a situação econômica da Inglaterra?

A economia da Inglaterra é a maior economia dos quatro países do Reino Unido. A Inglaterra é um país altamente industrializado. ... O setor de serviços na área da economia como um todo é agora o maior na Inglaterra, com a fabricação e indústrias primárias em declínio.

Em que século ocorreu a Guerra dos Cem Anos?

Conheça mais sobre o conflito - que durou mais do que cem anos. Foi um dos maiores conflitos da Idade Média, entre duas das principais potências européias: França e Inglaterra. Apesar do nome, durou mais de um século – segundo a definição dos historiadores, tudo começou em 1337, para terminar só em 1453.

Quanto tempo durou a Guerra do Vietnã?

A Guerra do Vietnã aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um conflito entre os dois governos estabelecidos que lutavam pela unificação do país sob sua liderança.

Quanto tempo durou a Guerra dos Farrapos?

A Guerra dos Farrapos (1835-1845) foi um conflito causado por uma das revoltas provinciais que aconteceram no Brasil durante o Período Regencial (1831-1840).

Quanto tempo durou o período da Guerra Fria?

Este período de intensa hostilidade começou em 1947 e foi até 1989, e não contou com um conflito armado direto entre as duas potências. Por isso o nome: Guerra Fria, ou seja, o conflito não chegou a “esquentar” e ir para o campo de batalha.

Como funciona a economia do Reino Unido?

É uma economia de mercado, mantendo fortes relações econômicas com os outros países da União Europeia, com os Estados Unidos, e com os países da Commonwealth. Exporta, principalmente: maquinário, produtos químicos, veículos, alimentos, ferro, aço, metais e uísque.

Qual era a situação econômica da Inglaterra no século xviii?

No século XVIII tornou-se uma potência econômica internacional dominante e acumulou grandes somas de capital. ... Na segunda metade do século XVIII, depois de vencer os franceses, a Inglaterra passou a ter a hegemonia naval. Por essa época as atividades comerciais comandavam o ritmo da produção.

Qual país saiu vitorioso na Guerra dos Cem Anos?

Guerra dos Cem Anos - derrota inglesa - Do Tratado de Brétigny a Joana D'Arc. Depois do ataque de Felipe 6º à região da Flandres, a marinha inglesa, em 1340, conseguiu derrotar os franceses no canal da Mancha, abrindo espaço para uma ofensiva.

Quem foi Joana D'Arc na Guerra dos Cem Anos?

Joana d'Arc foi uma camponesa que teve participação relevante na Guerra dos Cem Anos, liderando as tropas de Carlos VII em conquistas importantes. Capturada pelos ingleses, foi julgada e condenada à morte na fogueira por bruxaria, sendo executada aos 19 anos de idade.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para o antibiótico sair do organismo?
Artigo seguinte
Quais são os mecanismos de defesa?