Quais as consequências da dissecção da aorta?

Perguntado por: Carlos Ângelo Moreira  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (3 avaliações)

A consequência da dissecção é a hemorragia, que pode ser muito grave ou até mesmo fatal, dependendo do local e das suas relações anatômicas. A ruptura da aorta ascendente leva ao hemopericárdio, com tamponamento cardíaco quase sempre fatal.

Qual a principal complicação relacionada à dissecção da artéria aorta?

A diminuição do fornecimento de sangue para outros órgãos pode causar um acidente vascular cerebral ou isquemia mesentérica. Uma dissecção da aorta pode causar rapidamente a morte por diminuição do fornecimento de sangue para o coração ou ruptura da aorta.

O que pode causar dissecção da aorta?

Dentre as principais causas da dissecção da aorta está a aterosclerose, uma doença que afeta a parede dos vasos sanguíneos e cria a condição necessária para o surgimento da dissecção. Mas, o que desencadeia a delaminação, na maior parte dos casos, é uma crise hipertensiva.

Qual o quadro clínico de um paciente com dissecção da aorta?

Quadro clínico

O paciente com um quadro de dissecção aórtica clássica apresenta-se, em geral, com dor torácica e dorsal de forte intensidade, que pode irradiar-se para cabeça, abdome ou região lombar. Em 4,5% dos pacientes, o quadro evolui sem dor na apresentação inicial.

Quais os sintomas da aorta dilatada?

Principais sintomas
  • Dor forte e intensa no peito ou na região superior das costas;
  • Sensação de falta de ar;
  • Dificuldade para respirar ou engolir.

Dissecções da aorta | Prevenção, tratamento e diagnóstico

43 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando a veia aorta está dilatada?

Uma dilatação da aorta significa que há um alargamento ou aumento do seu diâmetro, em determinada região do vaso, causando uma fragilidade de suas paredes e podendo levar à um extravasamento de sangue através delas.

O que causa a dilatação da veia aorta?

A etiologia aterosclerótica, ainda que discutível, está relacionada com o facto dos aneurismas e a aterosclerose partilharem fatores de risco, como o tabagismo, a idade e a hipertensão. A aterosclerose enfraquece a parede da aorta, facilitando a sua dilatação.

Como diagnosticar dissecção da aorta?

Diagnóstico. Deve-se considerar o diagnóstico de dissecção da aorta em qualquer paciente com dor torácica, dor na região dorsal, síncope, dor abdominal inexplicável, acidente vascular encefálico ou insuficiência cardíaca de início agudo, especialmente quando os pulsos ou pressão arterial nos membros forem desiguais.

Qual exame detecta dissecção da aorta?

O diagnóstico geralmente é confirmado por meio de radiografias e tomografias computadorizadas. As pessoas geralmente tomam medicamentos para diminuir a pressão arterial e os médicos fazem cirurgia para reparar o rompimento ou implante de endoprótese para recobrir o rompimento.

Quais complicações a dissecção tipo A pode causar no paciente?

A dissecção em aorta ascendente tipo A é uma emergência cirúrgica, uma vez que pode desencadear complicações fatais como regurgitação aórtica, tamponamento cardíaco ou IAM.

O que significa dor na veia aorta?

Os aneurismas da aorta torácica podem ser assintomáticos ou provocar dor, tosse e sibilos. Aneurismas aórticos torácicos às vezes se rompem, o que causa dor muito intensa (começando nas costas e se irradiando para a região lombar e o abdômen), hipotensão arterial e morte.

Como é a cirurgia de dissecção de aorta?

Cirurgia da Aorta – Dissecção da Aorta

Consistem na retirada do segmento da aorta que deu início à dissecção e na sua substituição por uma prótese tubular. Com isso, o sangue não passa mais pelo falso trajeto dentro da parede da aorta.

O que é dissecar uma veia?

DEFINIÇÃO: consiste em puncionar ou dissecar (método cirúrgico) uma veia e introduzir nele o cateter para reposição de soro, sangue, etc.

O que é uma dissecção da aorta?

A dissecção de aorta é uma emergência médica caracterizada por uma lesão na parede interna da artéria aorta, que se inicia no coração e termina na quarta vértebra lombar e é a maior e mais importante do sistema circulatório, de onde partem praticamente todas as artérias que irrigam nosso organismo.

O que é problema na aorta?

As doenças mais comuns da aorta são o aneurisma, a dissecção, e a rotura. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento destas doenças da aorta são a aterosclerose, hipertensão arterial sistémica, idade, tabagismo, diabetes, história familiar e sindrome de Marfan.

O que é dissecção da aorta abdominal?

A dissecção espontânea da aorta abdominal é uma doença rara, que se manifesta clinicamente por dor (abdominal ou lombar) ou por isquemia de membros inferiores, podendo ser assintomática. Neste artigo, apresentamos o caso de uma paciente de 47 anos, hipertensa, com dor lombossacral, inguinal e abdominal há dois meses.

Qual a diferença entre dissecação e dissecção?

Dissecção (ou dissecação) significa o ato de dissecar, de separar as partes de um corpo ou de um órgão. Emprega-se tanto em anatomia (dissecção de um cadáver ou parte deste) como em cirurgia (dissecção de uma artéria, de uma veia, de um tumor etc.)

O que é uma dissecação?

Dissecção (ou dissecação) significa o ato de dissecar, de separar as partes de um corpo ou de um órgão. Emprega-se tanto em anatomia (dissecção de um cadáver ou parte deste) como em cirurgia (dissecção de uma artéria, de uma veia, de um tumor etc.)

O que significa aorta aumentada?

Com o passar da idade, a aorta (e a maioria das artérias) apresenta um processo de alongamento no seu eixo, que é normal. Entretanto, a dilatação que você mencionou é o aumento transversal, ou seja, no seu diâmetro. Este aumento deve ser observado, pois se houver progressão deste aumento passa a se chamar aneurisma.

Quanto tempo vive uma pessoa com aneurisma na aorta?

As chances de sobreviver a um aneurisma variam de acordo com o seu tamanho, sua localização, a idade da pessoa e seu estado de saúde geral. No entanto, na maioria dos casos é possível viver por mais de 10 anos com um aneurisma, sem nunca apresentar qualquer sintoma ou ter alguma complicação.

Como evitar o aneurisma da aorta?

3 dicas essenciais para evitar o Aneurisma, que é basicamente uma distensão, de um ponto enfraquecido da parede de qualquer artéria do organismo.
...
Dicas:
  1. Parar de fumar imediatamente.
  2. Controlar a Pressão Arterial.
  3. Faça o Check-up Vascular.

Como tratar aneurisma na aorta?

O aneurisma da aorta torácica tem cura através de cirurgia ou de técnica endovascular. Mas, nem todos os aneurismas necessitam de correção (cirúrgica ou endovascular). A intervenção é aconselhada quando o risco de rotura é superior ao risco da correção.

O que causa a aneurisma da aorta?

Alguns médicos acreditam que o entupimento das artérias (processo também denominado endurecimento das artérias ou aterosclerose) pode ser a causa dessa inflamação, mas também pode ser o tabagismo, a obesidade, fatores hereditários, traumas ou outras doenças.

Como dissecar uma veia?

A técnica consiste na dissecção da veia safena através de incisões de 3 a 4 cm, repetidas a intervalos variáveis (de 8 a 14 cm) sobre o trajeto da veia cuja liberação é feita com auxílio de afastadores apropriados, ótica de iluminação e instrumental específico.

O que é dissecar um tumor?

Dissecção (ou dissecação) significa o ato de dissecar, de separar as partesde um corpo ou de um órgão. Emprega-se tanto em anatomia (dissecção de umcadáver ou parte deste) como em cirurgia (dissecção de uma artéria, de uma veia,de um tumor etc.)

Artigo anterior
Quanto tempo dura uma investigação de tráfico?
Artigo seguinte
O que é café de cevada?