Quais as condições para um trabalho ergonômico na odontologia?

Perguntado por: Luana Cristiana Pinto Branco  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

Manter as costas retas e apoiadas no encosto do mocho e a cabeça ligeiramente inclinada para baixo. Trabalhar com os cotovelos junto ao corpo ou apoiados em local que esteja no mesmo nível. Ajustar a altura da cadeira de maneira que uma das pernas do dentista possa ser colocada sob o encosto.

Quais as condições para um trabalho Ergonomico?

Ergonomia física

ventilação e temperatura do ambiente; iluminação; condições sanitárias; condições de trabalho durante o exercício da função (por exemplo, se há necessidade de adquirir equipamentos, como cadeiras ergonômicas ou suporte para computador);

Quais as condições para um trabalho ergonômico qual o posicionamento ergonômico ideal para a equipe odontológica e para o paciente?

Ergonomia no consultório odontológico
  • Ao sentar-se na cadeira mocho, suas coxas devem ficar paralelas ao chão, em ângulo de 90º com as pernas. ...
  • As costas e a região renal devem ficar apoiadas no encosto do mocho odontológico, enquanto a cabeça fica levemente inclinada para baixo.

Qual o posicionamento ergonômico ideal para a equipe odontológica?

O cirurgião-dentista deve, durante o procedimento odontológico, sentar-se no mocho simetricamente ereto e o mais para trás possível. Esta postura deve permitir que o osso esterno esteja um pouco avançado e levantado, já os músculos abdominais devem estar suavemente comprimidos.

O que é ergonomia em odontologia?

O objetivo da Ergonomia no Consultório Odontológico é aumentar, de forma significativa, a produtividade do profissional, sempre focando na manutenção da saúde postural e, também, da qualidade de vida do Dentista. O local de trabalho pode ser, além de produtivo e saudável, também agradável e prazeroso para trabalhar.

Ergonomia na odontologia: Cuidados com a postura de trabalho.

33 questões relacionadas encontradas

O que se entende por ergonomia?

Ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para isso, são considerados fatores como características físicas, fisiológicas e psicossociais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.

Quais são os riscos ergonômicos para um dentista?

Os riscos ergonômicos estão relacionados a agentes como postura incorreta; ausência do profissional auxiliar, ou falta de capacitação deste; ausência de planejamento; ritmo de trabalho excessivo; atos repetitivos; entre outros.

Como posicionar o paciente na cadeira odontológica?

Posição da cadeira do paciente

Sua forma deve ser reta e simples, permitindo que o paciente seja confortavelmente instalado. Deve permitir posicionamento horizontal do usuário (posição supina). Isto mantém seu corpo totalmente apoiado, facilitando o acesso do dentista ao campo de trabalho.

Como sentar na cadeira odontológica?

A cabeça deve ficar levemente inclinada, enquanto o tronco fica mais próximo da cadeira do paciente. A altura do assento deve ser ajustada para que o ângulo entre a coxa e a perna esteja entre 90º e 120º. Para finalizar, os cotovelos devem estar a 90º próximos do corpo ou apoiadores e os pés sempre apoiados no chão.

O que é ergonomia e qual sua importância para o desempenho das atividades do profissional de odontologia?

Na odontologia a maior parte das queixas é em relação a dores, principalmente nas regiões de pescoço, ombros e braços. Neste caso, a aplicação da ergonomia tem como objetivo diminuir o estresse físico e mental, prevenindo assim, doenças relacionadas à prática do trabalho, e consequentemente aumentando a produtividade.

Qual o posicionamento da auxiliar para todos os quadrantes da boca?

Ideal é a posição de 9h para o CD e 15h para auxiliar (posições consagradas em ergonomia), que permite trabalhar com visão direta, tanto da mandíbula como da maxila.

Quais são os exercícios físicos ideais para o Cirurgião dentista no ambiente de trabalho?

São sugeridos exercícios de alongamento e flexibilidade, respiratórios e posturais.

O que é a biossegurança em odontologia?

A biossegurança em odontologia é um conjunto de medidas empregadas com a finalidade de proteger a equipe odontológica, o indivíduo e o acompanhante em ambiente clínico.

Quais são os principais princípios ergonômicos?

Um dos princípios ergonômicos mais relevantes para a atividade das empresas é disponibilizar ferramentas e equipamentos que ofereçam segurança aos trabalhadores. A ideia é que todos sejam adequados às características psicofisiológicas dos colaboradores e à natureza das funções realizadas por esses profissionais.

O que são as condições de trabalho?

De um modo geral, as condições de trabalho abrangem uma ampla gama de tópicos e questões, desde o tempo de trabalho (horas de trabalho, períodos de descanso e horários de trabalho) até à remuneração, bem como as condições físicas e as exigências do foro mental existentes no local de trabalho.

Quais são as 3 fases da ergonomia?

A análise ergonômica do trabalho compreende três fases: análise ergonômica da demanda, análise ergonômica da tarefa que envolve: análise dos ambientes físicos; análise das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores; análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores; análise organizacional; condições ...

Como o dentista deve se posicionar?

A posição pode ser determinada com base no posicionamento do profissional em relação a seu paciente. Geralmente, o dentista destro posiciona-se em 7, 9 ou 11 horas e o canhoto em 5, 3 e 1 horas. A posição 9h é muito adotada pelos profissionais por permitir trabalhar em visão direta, mesmo nas regiões de difícil acesso.

Como se vestir bem no trabalho dentista?

Roupas. No geral, apenas o jaleco branco é visto como obrigatório entre as vestimentas para dentista (mesmo não sendo). No entanto, o ideal é optar pela sobriedade, pois você lida com um trabalho na área da saúde. Além de ajudar a manter uma imagem profissional, a roupa mais séria protege melhor o corpo.

Como sugar a boca do paciente?

Para funcionar melhor, o sugador de dentista é acoplado a um outro dispositivo, chamado de bomba de vácuo. Ela contribui bastante para a eficácia do sugador e faz com que o campo visual na boca do paciente aumente consideravelmente durante os tratamentos. Facilitando, assim, a vida do profissional.

Como deve ser a posição do paciente durante o procedimento de profilaxia dental realizada pelo TSB?

Neste estudo, na maioria dos tratamentos a posição adotada pelo cirurgião dentista é a sentada, isto é, levemente inclinada em atenção ao paciente. A posição sentada adotada é alternada entre 9 horas e 11 horas conforme ISO-FDI.

Onde deve sentar o ASB canhoto?

B – Posição do Auxiliar: O auxiliar deverá se posicionar a esquerda da cadeira (do lado esquerdo do paciente), assentado no mocho de modo que tenha acesso à bandeja de instrumentais e que possa entregar e receber os mesmos sempre que o dentista necessita, sem que para isto seja necessário fazer esforço.

Quais são os riscos que o TSB está sujeito ao atender um paciente na cadeira odontológica?

As exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados constituem um sério risco aos profissionais da área da saúde nos seus locais de trabalho, podendo ser citadas as doenças transmitidas por via aérea: gripe, tuberculose, doença meningocócica, rubéola e sarampo, entre outras; aquelas ...

Quais são os principais riscos ergonômicos?

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Quais os riscos ocupacionais que mais acometem os Cirurgiões-dentistas E a ASB?

Dentre as doenças ocupacionais que mais acometem os dentistas podemos citar:
  • Tendinite: Inflamação do tecido próprio dos tendões;
  • Epicondilites lateral e medial: Provocadas por ruptura ou estiramento dos pontos de inserção dos músculos flexores ou extensores do carpo no cotovelo;

Como evitar riscos ocupacionais na odontologia?

As ações mais recomendadas para evitar esse risco são:
  1. a) Limpar o ambiente para evitar poeira (de preferência com panos molhados)
  2. b) Utilizar Equipamentos de Proteção Individual.
  3. c) Usar EPI completo nos atendimentos ao paciente e ter disponível óculos de proteção ao mesmo para evitar acidentes com produtos químicos.

Artigo anterior
Quais são os Pokémons que não evolui?
Artigo seguinte
O que é sistema político e econômico?