Quais as Concepções e Princípios da educação profissional?

Perguntado por: Jéssica Costa  |  Última atualização: 7. März 2022
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2º A educação profissional observará as seguintes premissas: I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica; II - articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia; III - a centralidade do trabalho como princípio educativo; ...

Quais são os três níveis da educação profissional?

2.208/97, concebendo a articulação entre ensino médio e educação profissional como entre dois segmentos distintos, definindo para este último segmento três níveis: básico, técnico e tecnológico.

Quais são as especificidades da educação profissional?

Educação Profissional é o modelo de aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir a demanda do mercado de trabalho. ... As áreas de maior demanda serão metalmecânica, construção civil, logística e transporte.

Quais os principais objetivos da educação profissional e tecnológica e suas possíveis contribuições?

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

O que é premissa da educação profissional?

A educação profissional possui como premissas a centralidade do trabalho como princí- pio educativo e a indissociabilidade entre teoria e prática, desde a formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social (BRASIL, 2004).

RESUMO: História da Educação Profissional e Tecnológica

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Qual a função da educação básica e da educação profissional?

voltada para a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual cultura geral e cultura técnica. Uma educação que contribua para o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho (FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005).

Quais são as principais especificidades do currículo na educação profissional e tecnológica?

De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11/2012, o currículo de Educação Profissional e Tecnológica “deve considerar os saberes e as experiências incorporados pelo trabalhador, o qual tem o seu próprio saber sobre a tecnologia e seu processo de produção.”(2012, p. 28).

Quais os objetivos para a educação profissional apresentados pelo Decreto nº 2208 de 1997?

A educação profissional tem por objetivos: IV – qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nível de escolaridade, visando a inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho. Art.

O que é educação profissional o que é educação tecnológica são a mesma coisa?

A educação profissional é uma definição um pouco ampla e como explicado acima, envolve cursos e formações em vários níveis, tanto técnico, superior ou até informal. ... Já a educação tecnológica é mais empregada na educação superior com os cursos de tecnologia ou de curta duração, como também são chamados.

Como a educação profissional pode contribuir para a qualidade social das políticas públicas?

Assim, é fundamental que a educação profissional e tecnológica vincule-se a um projeto de desenvolvimento econômico e social, com vistas a atender à diversidade de situações da população brasileira (em especial das periferias das cidades e do campo) contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

Qual é o significado da educação profissional na LDB?

A nova redação dos artigos 37, 39, 41 e 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propõe que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Quais as características da educação profissional técnica de nível médio?

A educação profissional técnica de nível médio inclui desde as qualificações profissionais técnicas de nível médio (EPTNM), como saídas intermediárias, até a correspondente habilitação profissional do técnico de nível médio, bem como a especialização técnica de nível médio, a qual complementa profissionalmente o ...

Como você percebe a educação profissional?

A educação profissional é definida como complementar à educação básica, portanto a ela articulada, mas podendo ser desenvolvida em diferentes níveis, para jovens e adultos com escolaridade diversa. ... A educação profissional deve levar ao «permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva».

São três os níveis de educação profissional na legislação em vigor no Brasil?

São três os níveis de educação profissional na legislação em vigor no Brasil: – básico: cursos destinados a trabalhadores jovens e adultos. Independem de escolaridade pré-estabelecida e têm por objetivo requalificar. ... – tecnológico, que dá formação superior, tanto de graduação como de pós-graduação, a jovens e adultos.

Quais são os 3 objetivos da formação em nível superior?

O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho.

O que é o ensino regular?

A escola regular é aquela que segue a educação comum, com os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas. A educação especial é voltada ao ensino e aprendizagem de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento e aprendizado. ... No Brasil, existem escolas do ensino regular públicas e privadas.

O que é a educação tecnológica?

É um gênero educacional que desenvolve a compreensão crítica, científica e prática do processo produtivo. Ao integrar ciência e trabalho, busca oferecer o domínio da lógica existente na técnica, aprofundando o conhecimento prático que desvela a natureza e transforma o mundo.

Como é organizada a educação profissional e Tecnológica?

2º A Educação Profissional e Tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do ...

O que é a formação profissional?

A Formação Profissional é definida, genericamente, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) (Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 14/2017, de 26 de janeiro), como a formação que visa dotar os indivíduos de competências (capacidades para mobilizar ...

O que diz o decreto 2208 97?

DECRETO Nº 2.208, DE 17 DE ABRIL DE 1997.

Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Quais seriam as finalidades da educação básica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?

A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Quais os desafios da educação profissional?

Como afirma Kuenzer (2010), essas políticas de educação profissional buscam atender ao objetivo da inclusão dos trabalhadores no mundo do trabalho, mas se tornam precárias e legitimam a inclusão em trabalhos precarizados. dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre cultura geral e cultura técnica.

O que são os fundamentos da educação?

Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...

Como o planejamento deve ser realizado para a organização do trabalho pedagógico?

Um bom planejamento deve descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.

Quais as bases que se ancoram as DCNS para o curso de Pedagogia no Brasil?

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação.

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