Quais as concepções de surdez?

Perguntado por: Erica Fonseca Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
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Diferentes concepções de surdez podem ser observadas na sociedade. Em geral, tais concepções apresentam-se fundamentadas em duas perspectivas antagônicas, que se distanciam essencialmente pela modalidade linguística que deve ser utilizada pela pessoa com surdez - língua oral ou língua de sinais.

Quais são as concepções de surdez?

A educação de surdos, a partir da década de 1980, é concebida por três concepções metodológicas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Qual a concepção de surdo e surdez apresentado na Idade Antiga?

Os surdos eram tratados como seres inválidos condenados à morte. Sócrates, em 360 a.C., acreditava que as pessoas surdas conseguiam se comunicar entre si e pelos ouvintes. Em outro sentido, os romanos não os aceitavam dizendo que eram imperfeitos, excluindo-os da sociedade.

Quais as principais características das concepções educacionais para surdos que as diferenciam?

Além disso, a educação de surdos também tem compartilhado da mesma concepção de língua e linguagem adotada na educação comum, ancorando-se na concepção de código, sem considerar a linguagem como atividade discursiva, afastando os interlocutores do processo de produção e desvinculando-os das condições de interação ...

Como conceituar a surdez e a pessoa surda?

Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.

Concepções de surdez e deficiência auditiva no SUS

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Qual o conceito de pessoa surda?

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento e identificação daquilo que ouvimos.

O que é o ser surdo?

[...] considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Quais são e como se caracterizam as três principais filosofias educacionais para surdos?

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Foram três as principais abordagens educacionais para surdos que estudamos cada uma delas com concepção de surdez recomendações e pressupostos específicos?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo.

Quais são os três principais de modelos educacionais na educação dos surdos criados ao longo do tempo?

Neste trabalho procuramos fundamentar nos cincos modelos educacionais na educação de surdos e presentes em maior ou menor intensidades nas escolas para surdos que são o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilingüismo, a Pedagogia do Surdo e processo Intercultural.

Como os surdos eram vistos na Idade Antiga?

Strobel mostra que na Idade Antiga os surdos eram adorados no Egito e na Pérsia, pois se acreditava que eles se comunicavam com os deuses, mas na Grécia e em Roma, eles eram assassinados e os que escapavam eram escravizados. Na Idade Média, eram tidos como objeto de curiosidade, como seres estranhos.

Como eram tratados os surdos na idade antiga?

Na Antiguidade, alguns povos os lançavam ao mar ou em penhascos. Na Grécia, os surdos eram tratados como seres incompetentes e que por não possuírem uma linguagem, não eram capazes de raciocinar. Assim, não tinham direitos, eram marginalizados e muitas vezes condenados à morte.

Como era a vida dos surdos na antiguidade?

Na antiguidade, algumas sociedades destinavam tratamento desumano aos surdos. Os surdos eram mortos por motivos diversos. Assim como qualquer outra diferença humana, os surdos não tinham direito à vida. Na idade média, apesar de terem direito à vida, os surdos não eram considerados seres humanos.

O que é concepção Socioantropológica da surdez?

Quando a surdez é vista como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente, entendemos a surdez por uma visão “sócioantropológica”, ou seja, que possui identidade, um ser social.

Como a surdez é compreendida pela concepção clínico terapêutica?

Na tradição clínico-terapêutica, a surdez é vista como uma —deficiência“ em relação à comunidade —ouvinte“, colocando os sujeitos surdos em desvantagem, se comparados à maioria da população (SKLIAR, 1988).

São fatores etiológicos da surdez?

O principal fator etiológico responsável pela deficiência auditiva na população avaliada foi a rubéola materna responsável por 32% dos casos de surdez, seguida pela meningite piogênica com 20%, causa idiopática com 15%, prematuridade com 9%, hereditariedade (pai ou mãe surdo) e icterícia neonatal também apresentaram ...

Quais são as principais abordagens de ensino na educação?

Para quem está em busca de conhecer melhor as principais abordagens educacionais deve continuar lendo esse artigo. Vamos falar sobre as abordagens tradicional, humanista, comportamentalista, sociocultural e cognitivista.

Quais as três fases que dividem a história dos surdos?

Para melhor compreensão desse processo, pode-se dividir as filosofias de educação dos surdos em três fases: oralismo, comunicação total e bilinguismo.

Quais as duas principais filosofias educacionais existentes em relação aos surdos?

O Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo são as filosofias educacionais Page 2 que marcaram épocas e com as suas análises críticas serviram para atender, respeitar e aceitar as limitações e necessidades do portador da surdez.

Quais são as filosofias educacionais?

São eles: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Na Alemanha, com Samuel Heinick, surgiu a filosofia educacional ora- lista, que defendia o ensino da língua oral e rejeitava a língua de sinais. Heinick fundou a primeira escola pública para crianças surdas baseada no oralismo.

Qual é a filosofia educacional defendida pelos movimentos de lutas em defesa da educação de surdos?

A metodologia realmente desejada pelo povo surdo é a Pedagogia Surda, visto que as lutas destas pessoas giram em torno da constituição da subjetividade do jeito surdo de ser, ou seja, da construção de sua verdadeira identidade e consagração de sua cultura, e que só poderá ocorrer no encontro com seus pares.

Quais as principais metodologias usadas no ensino de libras?

No campo educacional, várias metodologias foram introduzidas no ensino de surdos no Brasil: o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.

O que é um sujeito surdo?

O sujeito surdo que de acordo com Felipe e Monteiro (2001), são aqueles que participam de comunidades, associações na sua própria cidade ou em outras localidades, sendo fatores predominantes dessas comunidades surdas o uso da Língua de Sinais, os esportes e as interações social.

Qual é a sensação de ser surdo?

E tem também o senso comum de que ser surdo é não ouvir completamente. Como eu falei anteriormente, cada pessoa surda possui o nível de perda de audição e se é em dois ouvidos ou num lado só.

Como é a sensação de ser surdo?

Surdez significa que eu não consigo entender ninguém. Quando alguém fala no almoço, eu quero saber o que estão dizendo. Eu perco as conversas diárias, o bate-papo, as amizades feitas por proximidade. E o pior é que eu não tenho escolha na questão.

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