Quais as complicações que podem ocorrer no paciente transplantado de medula?

Perguntado por: Nádia Eva Araújo  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Identificou-se que as infecções são responsáveis pela maior parte do óbito pós-transplante, contudo, a doença aguda do enxerto contra o hospedeiro, a síndrome obstrutiva sinusoidal, a diabetes mellitus, a microangiopatia trombótica e os distúrbios neurológicos são outras complicações também desencadeadas após a ...

Quais são os riscos de um transplante de medula?

Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. Com a recuperação da medula, as novas células crescem com uma nova 'memória' e, por serem células da defesa do organismo, podem reconhecer alguns órgãos do indivíduo como estranhos.

Quais os efeitos colaterais do transplante de medula óssea?

Alguns efeitos colaterais podem acontecer durante o tratamento com os quimioterápicos, como enjoo e vômito, diarreia, obstipação (intestino preso), alteração no paladar, boca seca, feridas na boca e dificuldade para engolir. Mas saiba que existem alternativas para amenizá-los.

Quais as complicações no TMO?

As principais complicações do TMO são a doença do enxerto contra hospedeiro (DECH) aguda ou crônica, a rejeição e as complicações pulmonares. As complicações pulmonares ocorrem em 40% a 60% dos pacientes submetidos ao TMO(1,2) e estão associadas a morbidade e mortalidade significativas.

São complicações da fase de condicionamento pós transplante de medula óssea?

A complicação mais usual do transplante de medula óssea está associada ao problema de incompatibilidade. Ela é denominada de Doença de Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) ou GVHD(graft-versus-host disease do inglês), popularmente conhecido como rejeição.

Efeitos adversos do transplante de medula óssea

23 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados de pós transplante de medula óssea?

É bom evitar sair nos horários de sol mais forte e sempre utilizar filtro solar no mínimo FPS 30. Prefira sabonetes e hidratantes sem cheiro e à base de vitamina A, ureia ou lactato de amônia. Maquiagem, cosméticos, perfume e outras substâncias que possam incomodar a pele devem ser evitados.

Quais complicações podem ocorrer no período pós transplante a curto prazo e a longo prazo?

Vale a pena ressaltar que os primeiros 100 dias pós transplante apresentam mais complicações, e ao longo do TMO elas tendem a diminuir.
  • Toxicidades relacionadas ao regime de condicionamento.
  • Infecções no TMO.
  • Doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH)
  • Doença do enxerto contra o hospedeiro crônica.

Quanto tempo de vida tem um transplantado de medula óssea?

“De forma geral, os pacientes com transplante autólogo retomam a vida normal em dois ou três meses após o transplante, enquanto os que fizeram transplante alogênico precisam de seis meses a um ano para voltar à rotina”, diz o hematologista, Nelson Hamerschlak, coordenador de Hematologia e Transplante de Medula do ...

Quais são os sintomas de rejeição de transplante?

Os sintomas de rejeição variam dependendo do órgão transplantando e quando ocorre a rejeição. Se a rejeição ocorrer logo após o transplante, os sintomas são febre, calafrios, náusea, cansaço e mudanças bruscas da pressão arterial.

Quando a medula não funciona?

A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.

Quem doa medula óssea pode morrer?

A doação de medula óssea no centro cirúrgico é feita sob anestesia geral e dura em média duas horas. Para aspirar a medula são feitas punções com o auxílio de agulhas nos ossos da bacia. O volume retirado é de até 15% e não causa nenhum prejuízo à saúde do doador.

Quais os tipos de rejeição de transplante?

• Podem ocorrer três tipos principais de rejeição:
  • a. Hiperaguda.
  • b. Aguda.
  • c. Crônica.

Qual a chance de um transplante de medula dar certo?

O procedimento é indicado para pacientes com doenças do sangue como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. No Brasil, estima-se que as chances de compatibilidade sejam de 1 para 100 mi​​​l, por isso o cadastramento em um banco de doadores é tão importante.

O que acontece quando o corpo rejeita um órgão transplantado?

Em casos graves, os anticorpos podem iniciar um grande ataque contra o material transplantado, causando sua destruição e até mesmo a morte do paciente receptor (ocorrência mais rara). A rejeição está intimamente relacionada com o grau de compatibilidade entre o receptor e o doador.

Qual o transplante mais complicado?

O transplante de fígado é o procedimento mais complexo da cirurgia moderna. Nenhum outro interfere com tantas funções do organismo.

O que acontece se o rim for rejeitado?

A rejeição aguda acontece durante o terceiro ou quarto mês após o transplante renal. Ela pode ser acompanhada por febre, diminuição da produção de urina com ganho de peso, dor e inchaço do rim e pressão arterial elevada.

Quem faz transplante de medula óssea pode ter filhos?

É importante o acompanhamento especializado. A quimioterapia do transplante poderá impedir que o paciente tenha filhos no futuro. Procure o apoio necessário para lidar com esta perda e se adaptar a nova situação.

Quem faz transplante de medula fica curado?

Entre três e cinco semanas após o transplante, muitos pacientes já conseguiram se recuperar de maneira suficiente para deixar o hospital. O paciente é liberado quando a medula óssea estiver produzindo número suficiente de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis e quando não há complicações.

Quando a leucemia volta depois do transplante?

A primeira situação ocorre sempre logo após o primeiro transplante, enquanto que a segunda não tem um período específico. Ou seja, ela pode acontecer em qualquer momento após a doença já ter sido controlada. “Isto é mais comum em mieloma múltiplo e em algumas leucemia e linfomas com doença recidivada.

São complicações agudas ligadas ao Tcth?

Nos primeiros cem dias pós TCTH , as maiores complicações resultam do regime de condicionamento, da perda da função medular, da reorganização do sistema imune do paciente e dos fenômenos imunológicos, rejeição e doença enxerto contra o hospedeiro.

Qual a infecção mais prevalente no Pós-operatório de pacientes submetidos ao transplante renal?

A infecção mais prevalente foi a do trato urinário (Escherichia coli), seguida por sistêmica (Cytomegalovirus), ferida operatória (um caso/agente infeccioso) e corrente sanguínea (um caso/agente infeccioso) (Tabela 2).

Como é a recuperação de quem doa medula óssea?

– A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias. – Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

Que cuidados um transplantado precisa ter depois da cirurgia?

Vida Depois do Transplante
  • CUIDADOS ESPECIAIS.
  • Pele. A pele é especialmente sensível ao tratamento e pode manifestar precocemente a doença enxerto contra hospedeiro (reação das células transplantadas contra o organismo do receptor). ...
  • Boca. ...
  • Uso de máscara. ...
  • Mantenha as mãos limpas. ...
  • RETORNO ÀS ATIVIDADES.

O que uma pessoa com transplante de medula pode comer?

A conduta é cuidar da oferta proteica com alimentos proteicos, vitaminas, minerais, alimentos integrais, oleaginosas e frutas. As hortaliças são prioritárias nesse período e o fortalecimento da flora intestinal com uso de simbióticos (fibra solúvel + probióticos) é indicado.

Quanto tempo de vida tem um transplantado?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 72% dos pacientes que recebem um novo coração vivem, pelo menos, cinco anos, enquanto 20% alcançam a marca de 20 anos.

Artigo anterior
Quais os músculos classificação presente nas artérias?
Artigo seguinte
Para Qual programa vai Tadeu Schmidt?