Quais as complicações da terapia nutricional parenteral?

Perguntado por: Francisco Valente  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

A nutrição parenteral (NP) provê, por via intravenosa, alimentação para pacientes que não possuem o trato gastrintestinal funcionante. As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse. ...

Quais são as complicações da nutrição parenteral?

As principais complicações da nutrição parenteral são:
  • infecções decorrentes de contaminação do cateter ou da colocação dele;
  • lesões não infecciosas relacionadas à introdução do cateter, como a laceração da veia ou da artéria, pneumotórax, flebotrombose, entre outras;

Quais são as indicações e complicações da terapia nutricional parenteral?

INDICAÇÕES
  • Interferência de doença de base em ingestão, digestão ou a absorção dos alimentos;
  • Estados hipermetabólicos como grandes queimados, pacientes sépticos, politraumatismo extenso, pancreatite aguda, fístulas intestinais de alto débito;
  • Falência intestinal devido a: Íleo paralítico e mecânico (pós-operatório);

Qual a complicação mais grave da terapia nutricional enteral?

A principal complicação é a gastroenterocolite por contaminação microbiológica. Portanto, é importante que todas as recomendações de higiene sejam rigorosamente seguidas, tanto no preparo como administração da fórmula nutricional. Você pode verificar sobre esses cuidados no artigo sobre os acessórios da dieta enteral.

Quais são as complicações mais comuns da nutrição enteral?

As complicações mecânicas e operacionais estão relacionadas ao aparato técnico e operacional da Terapia Nutricional Enteral. Entre elas estão a obstrução da sonda, deslocamento da sonda, erosões e necrose nasal. A administração inadequada durante o manuseio da dieta enteral também pode ser outra causa.

Aspectos da nutrição parenteral

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as possíveis complicações que podem ocorrer em pacientes submetidos a nutrição enteral em diferentes vias de acesso?

As complicações da terapia nutricional enteral (TNE) variam de acordo com o serviço hospitalar, mas as mais frequentes relacionadas na literatura científica podem ser divididas em quatro grupos: digestivas (como por exemplo diarreia, vômitos etc.), mecânicas (como a perda da sonda enteral), infecciosas (por ...

Quais as principais complicações do uso de sondas Nasoenterais?

O erro pode resultar em complicações como pneumonia, pneumotórax e até morte do paciente. É possível ainda que ocorra a tunelização da sonda pela mucosa esofágica e consequentemente a perfuração, além de estenose do esôfago, facilitando o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.

Qual o maior risco do paciente fazendo uso de sondas para alimentação?

Resumindo, as principais complicações encontradas na literatura e também baseadas na experiência clínica são: deslocamento da sonda internamente ou externamente e obstrução da via jejunal destinada à administração da nutrição enteral devido ao menor calibre da sonda.

O que constitui uma complicação da alimentação por sonda?

Alterações hidroeletrolíticas: a desidratação pode ser resultado de uma diarreia excessiva, de um excesso de proteínas ou de uma diurese osmótica. SÍNDROME DA NUTRIÇÃO POR SONDA: desidratação, hipernatremia, hipercloremia = ingestão excessiva de proteínas + introdução insuficiente de líquidos.

São as indicações da terapia nutricional parenteral?

Alguns exemplos de situações clínicas que podem exigir terapia de nutrição parenteral (TNP) são os seguintes: algumas doenças cardíacas, pulmonares e renais; pancreatite aguda ou crônica em que a NE não possa ser administrada (3); síndrome do intestino curto; doença inflamatória intestinal (inclui doença de Crohn e ...

São as indicações de terapia Nutricional Parenteral?

A terapia nutricional parenteral (TNP) é indicada para prevenir ou tratar a desnutrição em pacientes que não apresentam funcionamento adequado do trato gastrointestinal e que não podem receber alimentação por via oral ou enteral.

Quais as vantagens e desvantagens da Terapia de nutrição parenteral?

Em geral, a NP melhora as condições nutricionais e se mostra benéfica em pacientes com desnutrição moderada a grave, e pacientes moderadamente desnutridos com cirurgia do trato gastrintestinal superior. No entanto, efeitos benéficos da NP não são demonstrados em pacientes nutridos ou levemente desnutridos (2,4).

Quais são as complicações infecciosas mais frequentes durante o uso de NP?

As complicações com conseqüentes danos potencialmente irreversíveis, de maior gravidade e difícil reversão são os acidentes de punção, infecções relacionadas ao cateter e alterações hepáticas, e as menos freqüentes são as alterações metabólicas ósseas (3).

Qual a contraindicação para utilização de suporte nutricional parenteral?

A Nutrição Parenteral periférica é contraindicada quando existe história de alergia a ovos ou a emulsões lipídicas intravenosas, quando existe uma disfunção hepática importante, em situações de hipertrigliceridemia e hiperlipidemia, em caso de infarto agudo do miocárdio, em caso de indicação definitiva para nutrição ...

Quais as principais intercorrências que o paciente pode apresentar usando a sonda enteral?

Entre as complicações gastrointestinais mais frequentes no uso da Nutrição Enteral estão diarreia, vômitos, náuseas e constipação. Ainda pode ocorrer a gastroparesia, uma dificuldade no esvaziamento gástrico, tornando-o mais lento.

Quais os fatores de risco relacionados à obstrução da sonda SNE?

Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras.

Quais as possíveis complicações da gastrostomia?

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Quanto tempo uma pessoa vive se alimentando por sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Como cuidar de um paciente que se alimenta pela sonda?

A dieta NUNCA deve ser dada com o paciente totalmente deitado. Concluída a alimentação, mantenha o enfermo na mesma posição entre 20 e 30 minutos. Em alguns casos, a dor e o incômodo podem fazer com ele queira se deitar antes. Para evitar procure um meio de distraí-lo.

Como cuidar de um paciente com sonda de alimentação?

Como alimentar uma pessoa com sonda
  1. Coloque um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa. ...
  2. Dobre a ponta da sonda nasogástrica, aperte bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retire a tampa, colocando-a sobre o pano.

Quais os cuidados de enfermagem com paciente em uso de SNE é dieta enteral?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Limpeza com álcool e gaze nas junções da sonda e equipo antes de instalar a dieta; Manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico; Não tracionar a sonda enteral; Observar a marcação ou numeração da sonda diariamente (para garantir que não saiu do lugar);

Quais os cuidados com a sonda nasoenteral?

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral
  1. 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  2. 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  3. 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.

Quais as desvantagens da nutrição parenteral?

A nutrição parenteral não deve ser utilizada rotineiramente em pacientes com trato gastrintestinal intacto. Em comparação à nutrição enteral.
...
leia mais , tem as seguintes desvantagens:
  • Causa mais complicações.
  • Não preserva a estrutura e a função do trato gastrintestinal.
  • É mais cara.

Quais as vantagens e desvantagens da nutrição enteral?

A terapia de nutrição enteral tem como benefícios: • Reduzir o estresse metabólico, • Melhorar o balanço nitrogenado e o controle glicêmico, • Aumentar fluxo sanguíneo visceral, a resistência anastomótica e a síntese de proteínas viscerais, • Melhorar a função da barreira da mucosa intestinal e • Fornecer maior ...

Artigo anterior
Como é chamado o eixo horizontal e vertical?
Artigo seguinte
Pode comprar produtos de higiene com vale-alimentação alelo?