Quais as competências que o pedagogo deveriam atuar no espaços Não-escolares?
Perguntado por: Júlia Ramos de Anjos | Última atualização: 24. April 2024Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)
É importante ressaltar também que o pedagogo, na atuação não formal, precisa ter habilidades como: relações interpessoais, resoluções de problemas, produção de projetos, na preparação de treinamentos, implantar práticas educativas nos ambientes de difícil acesso à educação e saber se adaptar aos diferentes espaços.
Quais são as competências para atuar na educação não escolar?
Entre elas estão a gestão do conhecimento; comportamento humano nas organizações; projetos culturais; cultura organizacional; gestão do processo da qualidade e produtividade; relações interpessoais no trabalho e outros espaços comuns ao aspecto humano.
Qual a finalidade do novo papel do pedagogo nas organizações não escolares?
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
Quais ações envolvem a prática pedagógica em espaços Não-escolares?
Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.
Qual o papel do pedagogo nos espaços de educação não-formal?
Os resultados da pesquisa evidenciaram que a atuação dos pedagogos dentro em Organizações Não Governamentais se dá especialmente no trabalho voltado para a formação social dos educandos, visando seu desenvolvimento como ser humano, o que contribui para conciliar as ações educativas com a realidade vivida.
Como Aprender Qualquer Coisa RÁPIDO
Quais são as atribuições do pedagogo no espaço escolar e não escolar?
Essa função inclui a supervisão do trabalho pedagógico da equipe, bem como o acompanhamento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o pedagogo coordena as atividades pedagógicas e administrativas da escola, garantindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades educacionais.
Como o professor pode atuar em ambientes e espaços de educação não-formal?
O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos.
O que são práticas educativas em um espaço não escolar?
A prática pedagógica nos espaços não escolares tem como finalidade direcionar conhecimentos e saberes na prática social. O espaço não escolar vai muito além dos muros de uma escola, ele está ligado a grupos culturais, hospitais, associação religiosa filantrópica e espaços de ressocialização.
Qual o papel do pedagogo em uma ONG?
Nas organizações, segundo Locadio, (2003) o pedagogo passa a ter uma função especial, passa a ser motivador, o articulador, o mediador, visando o desenvolvimento de novas competências frente as demandas do mercado, mas também, principalmente para o crescimento pessoal/profissional dos funcionários.
Qual a importância do estágio em ambientes não escolares?
De acordo com Vasconcelos (2012) o Estágio em Contextos Não Escolares trará diversas contribuições para a formação do pedagogo, propiciando a sua inserção na realidade de diferentes instituições e a possibilidade de desenvolvimento de um conhecimento mais aprofundado sobre as práticas pedagógicas em contextos distintos ...
São exemplos de espaços não formais de educação?
Segundo Gohn (2010), os espaços não formais podem ser classificados em duas categorias: institucionalizados e não institucionalizados. Zoológicos, museus, estação ciência, planetários são exemplos de espaços não formais institucionalizados.
Em quais funções o pedagogo pode atuar na educação escolar?
- Organizar turmas e realizar a distribuição das aulas;
- Elaborar o calendário escolar, além do planejamento de ensino;
- Fazer a gestão dos horários escolar;
- Colaborar e orientar durante reuniões de pais de alunos;
- Sempre acompanhar como está o andamento da qualidade de ensino da instituição.
O que não é verdade a pedagogia em Espaços Não-escolares é muito trabalhada nos dias atuais apesar de não ser muito falado?
O que não é verdade, a pedagogia em espaços não escolares é muito trabalhada nos dias atuais, apesar de não ser muito falado. Com suas palavras descreva o que entendeu do enunciado acima. RESPOSTA: Para o pedagogo o espaço não escolar desempenha um papel de articulador e mediador da aprendizagem.
Quais são as competências pedagógicas?
Para os pesquisados, as competências pedagógicas mais importantes seriam: estimular a capacidade crítica, aceitar a heterogeneidade de saberes e capacidades, usar uma linguagem clara e amigável e fornecer feedbacks de tarefas.
Quais atividades podem ser realizadas na educação não-formal?
A educação não-formal organiza o processo de ensino e aprendizagem sem seguir vários requisitos formais, como por exemplo, pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que apresente uma dinâmica diferente de aulas expositivas, não priorize a memorização e utilize ferramentas didáticas diversificadas e atrativas.
Quais são as competências que o professor deve ter?
Foram apresentadas aos respondentes 12 competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, domínio da área de conhecimento, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia.
Quanto ganha um pedagogo que trabalha em Ongs?
Média salarial
A faixa salarial anual estimada do cargo de Pedagogo na empresa ONG Moradia e Cidadania é de R$ 15 mil a R$ 16 mil. Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base anual médio do cargo de Pedagogo na empresa ONG Moradia e Cidadania é de R$ 16 mil.
Quais são os campos as áreas em instituições escolares e Não-escolares em que o pedagogo pode atuar?
O pedagogo pode ser diretor de uma instituição de ensino, além de atuar como coordenador pedagógico. É ele quem orienta o trabalho dos professores, administra conflitos entre alunos e conversa com os pais ou responsáveis.
Qual deve ser o perfil de um pedagogo?
O pedagogo é um profissional da educação que planeja, coordena e desenvolve atividades para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral do aluno, levando em conta suas necessidades, habilidades e potencialidades.
Quais são os lugares em que ocorre a educação não escolar?
É um processo voluntário de aprendizagem e de educação fora da escola, que acontecem em ongs, instituições religiosas, iniciativas particulares e programas sociais públicos.
Quais temas para projeto de gestão em ambientes escolares e Não-escolares?
- Protagonismo do aluno é tema central para a gestão escolar.
- Desenvolvimento da metacognição.
- Educação antirracista.
- Aprendizagem socioemocional.
- Aprendizagem adaptativa.
- Tecnologia de Inteligência Artificial.
Quais são as principais características da educação não-formal?
A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve laços de pertencimento.
Qual seria a melhor abordagem para promover a educação em espaços não formais?
Para promover o ensino em espaços não formais, [...], os educadores precisam conhecer, compreender, operacionalizar atividades escolares em diferentes espaços de forma a complementar e a enriquecer a dinâmica do processo de ensino e de aprendizagem dos indivíduos.
Como o professor deve trabalhar a educação ambiental?
O professor pode pedir ao aluno refletir sobre o espaço ao seu redor, para identificar a poluição que os cercam, com o intuito de promover o debate sobre alternativas de preservação ambiental. Pode ser usado como material de apoio para as aulas, notícias de jornais ou revistas sobre temas ambientais.
O que são ambientes não formais de aprendizagem?
Os chamados espaços não-formais são ambientes em que ocorrem diversas atividades interativas que são realizadas com a participação dos visitantes, como por exemplo os museus, que podem contribuir positivamente com o ensino, visto que são locais com muita diversidade de informações.
O que é um paciente Letargico?
Em qual revolução foi abolida a monarquia?