Quais as classificações da receita orçamentária?

Perguntado por: Flávio Frederico de Sousa  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

As receitas orçamentárias podem ser classificadas segundo os seguintes critérios: (a) Quanto à procedência; (b) Quanto à fonte e destinação dos recursos; (c) Quanto à apuração do Resultado Primário; (d) Quanto à natureza econômica.

Quais são as classificações orçamentárias?

No modelo orçamentário brasileiro são observadas classificações para a despesa e para a receita. Da despesa, as principais são: classificação institucional, classificação funcional e programática, de natureza da despesa e por fonte de recursos; da receita, classificação por natureza de receita e por fonte de recursos.

Quais são as etapas da receita orçamentária?

Para ser realizada, a receita orçamentária passa por quatro etapas: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
  • Previsão. A previsão é o estágio em que a receita é estimada e passará a constar na lei orçamentária. ...
  • Lançamento. ...
  • Arrecadação. ...
  • Recolhimento.

Como são classificadas as receitas e as despesas orçamentárias?

As receitas quanto à previsão orçamentária podem ser classificadas em orçamentárias ou extraorçamentárias a depender se constam ou não no respectivo orçamento. São orçamentárias as receitas que estiverem previstas no orçamento de modo que serão consideradas quando da fixação das despesas públicas.

Para que serve a classificação da receita orçamentária?

É a subdivisão das Categorias Econômicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que as mesmas ingressam no patrimônio público.

Orçamento Fácil - 16 - Classificações Orçamentárias - Receitas e Despesas - Primárias e Financeiras

28 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo principal das classificações orçamentárias da despesa?

A ideia principal do classificador é identificar a responsabilidade institucional pelo gasto. A classificação institucional está presente nos documentos orçamentários e nos atos relativos à execução da despesa.

Qual a finalidade da classificação da receita orçamentária por fonte de recursos e indicados de resultados primários?

3.2.4.

A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a receita pertence ao Orçamento Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimento das Empresas Estatais, conforme distingue o § 5º do art. 165 da CF.

Quando a receita é classificada em orçamentária e extra orçamentária dizemos que se trata da classificação quanto?

Quanto à afetação patrimonial, as receitas são classificadas em orçamentárias e extra-orçamentárias. Quanto ao poder de tributar, a receita é dividida conforme a discriminação constitucional das rendas, em federal, estadual e municipal.

Como classificar as receitas orçamentárias decorrentes da exploração econômica da folha de pagamento?

QUESTÃO CERTA: As receitas orçamentárias decorrentes da exploração econômica da folha de pagamento de um ente público classificam-se como receita patrimonial.

Quais são os tipos de receitas públicas?

A receita pública se divide em dois grandes grupos: as receitas orçamentárias e as extraorçamentárias.
  • Receita orçamentária.
  • Receita extraorçamentária.
  • Estágio da realização da receita.

Quais são as etapas do registro contábil da receita pública?

Com relação as etapas da receita orçamentária, a etapa da “Execução" da receita, se dá nos seguintes estágios: a) lançamento, arrecadação, destinação dos recursos. b) arrecadação, destinação dos recursos, contabilização. c) previsão, arrecadação, recolhimento. d) previsão, arrecadação, contabilização.

O que é o ciclo orçamentário e quais são suas fases?

Fases do ciclo orçamentário

Elaboração e planejamento da proposta orçamentária; Apreciação legislativa – discussão, estudo e aprovação da Lei de Orçamento; Execução orçamentária e financeira e acompanhamento; Controle e avaliação.

São estágios da Receita Pública respectivamente?

PREVISÃO, LANÇAMENTO, ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO.

Como são classificadas as receitas públicas na lei n 4320 64?

A Lei nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita pública orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

O que é receita pública Qual a sua classificação geral e sua classificação por categoria econômica?

Entende-se por receitas públicas todo montante de valores ou bens que entram nos cofres públicos em definitivo, destinados a suprir as despesas públicas. Insta salientar que entradas são todos os valores que entram nos cofres públicos.

Como se pode definir receitas e ingressos?

Em sentido restrito, receitas são as entradas que se incorporam ao patrimônio como elemento novo e positivo; em sentido lato, são todas quantias recebidas pelos cofres públicos, denominando-se entradas ou ingressos.

O que são receitas orçamentárias e extraorçamentárias?

Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos, que se desdobram em ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias, e receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário.

O que é receita extra-orçamentária?

Termo: Receita Extraorçamentária

Receita proveniente de toda e qualquer arrecadação que não figure no orçamento e não constitua renda do Estado. O seu caráter é de extemporaneidade ou de transitoriedade.

Qual a diferença entre receita orçamentária e extraorçamentária?

Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e receitas extraorçamentárias, quando representam apenas entradas compensatórias.

Qual a classificação da receita por fontes de recursos?

Classificação por fonte/destinação de recursos. Primeiramente, a classificação de fonte/destinação de recursos consiste em um código de 3 dígitos. O 1º dígito representa o grupo de fonte, enquanto que o 2º e o 3º representam a especificação da fonte. Como se sabe, cada receita possui normas específicas de aplicação.

São objetivos de um sistema de classificação orçamentária?

facilitar a formulação de programas; proporcionar uma contribuição efetiva para o acompanhamento da execução do orçamento; determinar a fixação de responsabilidades e. possibilitar a análise dos efeitos econômicos das ações governamentais.

Qual a classificação da despesa orçamentária?

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: - planejamento; - execução; e - controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

O que é classificação da despesa?

Agrupamento da despesa por categorias. Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.

O que é classificação de despesas?

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Qual é a importância da classificação em nível institucional das despesas públicas?

Para que seja possível gastar os recursos públicos deve-se, além de ter autorização legislativa para tais gastos, discriminar minunciosamente e classificar esta receita da forma correta. Referida classificação serve, primordialmente, para a fiscalização dos órgãos de controle interno e externo.

Artigo anterior
O que é prazo de reflexão CDC?
Artigo seguinte
O que pode ser feito na conta salário?