Quais as chances de uma segunda gravidez ectópica?

Perguntado por: Vicente Benjamim Monteiro Brito Gomes  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

Tem 70% de chance de a segunda gravidez ser ectópica. Caso a mulher perca uma trompa, se a ela for jovem, engravida rapidamente com uma trompa só, mas quanto mais velha, mais difícil.

É possível ter duas gravidez ectópica?

Certamente quem já teve uma gestação ectópica pode ter uma gestação normal intraútero logo após, mas a chance de ocorrer outra gestação ectópica é maior quando comparado às pacientes que nunca tiveram. A incidência de 1 gestação ectópica é de 1-2%. A chance de reincidência pode chegar a 30%.

Quem já teve uma gravidez ectópica pode ter de novo?

Dra. Adriana: Sim. Se a paciente teve a gravidez ectópica em uma trompa, mas a outra está normal, ela pode engravidar novamente.

Como evitar uma segunda gravidez ectópica?

Não fume. O consumo de cigarro ou drogas está relacionado com a gravidez ectópica. Especialistas acreditam que fumo cause danos às trompas uterinas. Isso dificulta a passagem do óvulo fecundado pelo espermatozoide (zigoto) para o útero.

Como descartar a possibilidade de uma gravidez ectópica?

Exames
  1. Ultrassonografia pélvica transvaginal ou abdominal, sendo que a primeira é a mais segura para diagnosticar gravidez ectópica.
  2. Dois ou mais exames de sangue para níveis hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana ou beta-hCG), realizados com 48 horas de intervalo.

Meu relato de uma segunda gravidez "Ectópica"

27 questões relacionadas encontradas

Como saber se estou tendo uma gravidez ectópica?

Sintomas da gravidez ectópica
  1. Dor abdominal intensa, somente de um lado da barriga;
  2. Sangramento vaginal irregular, especialmente entre a 5º e 14º semana de gestação;
  3. Sensação de peso na vagina;
  4. Forte dor à palpação do útero;
  5. Abdômen inchado;
  6. Exame Beta HCG geralmente é negativo.

Qual o exame para detectar gravidez ectópica?

O exame por via endovaginal tem facilitado a avaliação em pacientes com suspeita de gravidez ectópica. A sensibilidade do exame transvaginal para diagnosticar gravidez ectópica e cerca de 2 vezes maior que a do exame abdominal (80 vs 40%, respectivamente).

O que pode causar gravidez nas trompas?

Existem alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento da gravidez nas trompas, como infecções sexualmente transmissíveis, endometriose, ou até ter feito uma laqueadura, por exemplo.

O que pode causar uma gravidez ectópica?

Saiba quais são os fatores de risco para uma gravidez ectópica. Inflamações, infecções ou alterações da anatomia das trompas femininas (mudança de localização, acotovelamento, aderências etc.) são os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento da gestação fora da cavidade uterina.

Como fica a trompa depois de uma gravidez ectópica?

Na maioria dos casos, a implantação do óvulo acontece em uma das trompas, sem possibilidade de evolução da gravidez. Como a trompa não tem elasticidade como o útero, é comum sentir cólicas. Pequenos sangramentos também podem acontecer por causa do rompimento de vasinhos.

É possível as trompas se regenerar?

A salpingectomia consiste na retirada das trompas, sendo assim é impossível ocorrer seu crescimento novamente.

O que acontece quando tira uma trompa?

Como o ciclo fértil da mulher faz com que a cada mês seja liberado o óvulo de um dos ovários, nos meses em que o óvulo corresponder ao lado da trompa retirada, não haverá chances de concepção, mas no ciclo seguinte, a mulher tem chances normais de engravidar.

Tem como uma mulher engravidar com uma trompa só?

Mulheres com apenas uma trompa podem engravidar naturalmente, mas as chances são bem raras, ou através de tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), assim como as mulheres sem as duas trompas.

Onde dói na gravidez ectópica?

A dor da gravidez ectópica pode ser sentida na pelve, no abdômen, ou até nos ombros e pescoço. Irregularidade menstrual, por exemplo, sangramento que pode ser mais intenso ou mais leve do que na menstruação normal.

Qual o nível de HCG para gravidez ectópica?

Este nível é, em geral, de aproximadamente 2000 mUI/mL. Se o nível de beta-hCG for maior que o encontrado na área discriminatória e um saco gestacional intrauterino não for detectado, é provável uma gestação ectópica.

Qual a cor do sangue na gravidez ectópica?

sangramento vaginal: normalmente, é o primeiro sintoma de uma gravidez ectópica. Pode ser de cor marrom-escuro e aquoso. Se ocorrer muito sangramento (hemorragia) pode indicar um aborto espontâneo.

Quanto tempo dura a gravidez ectópica?

A maioria das gestações ectópicas são suspeitas entre 6 e 10 semanas de gravidez. Às vezes, o diagnóstico é feito rapidamente. No entanto, se você está na fase inicial da gravidez, pode levar mais tempo (uma semana ou mais) para fazer um diagnóstico de uma gravidez ectópica.

Como fica a barriga na gravidez ectópica?

Outro sintoma da gravidez ectópica é o aparecimento de inchaço muito forte e rápido demais na barriga em um dos lados, mas isso não quer dizer que se você despontou uma barriguinha precoce em uma gravidez normal, sua gravidez seja ectópica pois a gravidez tubária acontece em média 1,5% das gestações, um número bem ...

Quais as chances de engravidar depois de retirar uma trompa?

Para engravidar novamente depois de uma gravidez tubária é aconselhado esperar cerca de 4 meses se o tratamento foi realizado com medicamentos ou curetagem, e 6 meses em caso de ter sido realizada uma cirurgia abdominal.

O que causa a retirada das trompas?

Em que casos a cirurgia é indicada? Uma das indicações da cirurgia é a gestação ectópica, ou seja, quando a gravidez se desenvolve dentro da trompa. À medida que o embrião se desenvolve, a tendência é que haja a ruptura da trompa, provocando sangramentos intensos, que configuram uma ameaça à vida da gestante.

Como saber se ainda tenho trompas?

A histerossalpingografia é uma forma de raio-x utilizada para visualizar as trompas e a cavidade uterina. Nesse exame, é possível que o médico conheça a forma e a estrutura do útero e saber se existe qualquer malformação ou cicatriz uterina que possa atrapalhar a aderência do óvulo fecundado.

O que acontece quando se tem apenas um ovário?

A fecundação, que é o encontro do óvulo com o espermatozoide, pode ocorrer com a existência de apenas uma trompa e um ovário. Mesmo que a mulher tenha sofrido alguma infecção ou problema ginecológico e precisou remover um órgão de cada, ela continua ovulando.

Como regenerar as trompas naturalmente?

Tente abrir as trompas de Falópio com massagens pélvicas.

Esse método natural e não invasivo pode ajudar a desobstrui-las; de acordo com um estudo, o equivalente a 20 horas de massagem profissional, ao longo de uma semana, ofereceu bons resultados na abertura das tubas uterinas.

Quanto tempo dura uma laqueadura?

Laqueadura A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides.

Como saber se as trompas foram amarradas ou cortadas?

O exame de histerossalpingografia pode fornecer algumas informações, mas para saber e fato se a tuba foi cortado ou retirada, apenas com cirurgia.

Artigo anterior
Para que serve o lítio no nosso corpo?
Artigo seguinte
É necessário colocar cadeado na mala?