Quais as chances de engravidar depois de retirar uma trompa?

Perguntado por: Margarida Matilde Costa de Faria  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (56 avaliações)

Mulheres com apenas uma trompa podem engravidar naturalmente, mas as chances são bem raras, ou através de tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), assim como as mulheres sem as duas trompas.

É mais difícil engravidar com uma trompa só?

Portanto, a gravidez é possível mesmo quando a mulher tem apenas uma trompa de Falópio, no entanto, a dificuldade de concepção pode ser maior, sendo necessário procurar um especialista em reprodução humana para identificar quais as chances reais e aumentá-las por meio de tratamentos adequados.

Como engravidar rápido depois de uma gravidez ectópica?

Para engravidar novamente depois de uma gravidez tubária é aconselhado esperar cerca de 4 meses se o tratamento foi realizado com medicamentos ou curetagem, e 6 meses em caso de ter sido realizada uma cirurgia abdominal.

Quais as chances de engravidar depois de uma gravidez ectópica?

Dra. Adriana: Sim. Se a paciente teve a gravidez ectópica em uma trompa, mas a outra está normal, ela pode engravidar novamente.

O que acontece quando se tira uma trompa?

a retirada da tuba pode alterar a irrigação ovariana e no futuro levar a adiantamento da menopausa. a chance de outra gravidez ectopica pode estar ligeiramente aumentada, por isso de iniciar precocemente prenatal ao suspeita de nova gravidez.

QUAIS AS CHANCES DE ENGRAVIDAR APÓS GRAVIDEZ ECTÓPICA | Monica Romeiro

21 questões relacionadas encontradas

Como é a cirurgia de retirada de trompa?

Na maioria dos casos, é possível realizar o procedimento por meio de uma videolaparoscopia, ou seja, a técnica é minimamente invasiva. Sob anestesia geral, são feitas pequenas incisões na paciente, por meio da qual será inserida uma microcâmera.

Como fica a trompa depois de uma gravidez ectópica?

Na maioria dos casos, a implantação do óvulo acontece em uma das trompas, sem possibilidade de evolução da gravidez. Como a trompa não tem elasticidade como o útero, é comum sentir cólicas. Pequenos sangramentos também podem acontecer por causa do rompimento de vasinhos.

Quais as chances de ter a segunda gravidez ectópica?

Tem 70% de chance de a segunda gravidez ser ectópica. Caso a mulher perca uma trompa, se a ela for jovem, engravida rapidamente com uma trompa só, mas quanto mais velha, mais difícil.

Quem teve uma gravidez ectópica pode ter outra?

Certamente quem já teve uma gestação ectópica pode ter uma gestação normal intraútero logo após, mas a chance de ocorrer outra gestação ectópica é maior quando comparado às pacientes que nunca tiveram. A incidência de 1 gestação ectópica é de 1-2%. A chance de reincidência pode chegar a 30%.

Quanto tempo dura o resguardo de uma gravidez ectópica?

A gravidez ectópica raramente não requer abordagem cirúrgica. Quando indicada pode ser realizada por videolaparoscopia ou laparotomia. Nas cirurgias por vídeo a recuperação é um pouco melhor e o repouso gira em torno de 2-3 semanas, nas cirurgias abertas (laparotomia) o repouso gira em torno de 4 semanas.

Como evitar uma segunda gravidez ectópica?

Não fume. O consumo de cigarro ou drogas está relacionado com a gravidez ectópica. Especialistas acreditam que fumo cause danos às trompas uterinas. Isso dificulta a passagem do óvulo fecundado pelo espermatozoide (zigoto) para o útero.

É possível as trompas se regenerar?

A salpingectomia consiste na retirada das trompas, sendo assim é impossível ocorrer seu crescimento novamente.

Quem tem 1 trompa pode engravidar?

Mulheres com apenas uma trompa podem engravidar naturalmente, mas as chances são bem raras, ou através de tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), assim como as mulheres sem as duas trompas.

É possível ovular de um lado só?

Entretanto, uma mulher normal pode ovular do mesmo ovário duas ou três vezes consecutivas e depois alternar para o outro lado e assim sucessivamente. Portanto, a alternância dos lados da ovulação pode não ser mensal. A forma mais precisa de identificar o lado da ovulação é pelo exame de ultrassom transvaginal seriado.

Qual a posição mais difícil de engravidar?

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Quais os sintomas de uma gravidez fora do útero?

Os sintomas iniciais se assemelham a uma gestação normal, como menstruação atrasada, mamas doloridas, náuseas e teste de gravidez positivo. Outros sintomas como, dor pélvica importante com sangramento vaginal, que pode ser mais ou menos intenso, escuro ou aguado que o normal, reforçam a suspeita da gravidez tubária.

O que pode causar uma gravidez ectópica?

Saiba quais são os fatores de risco para uma gravidez ectópica. Inflamações, infecções ou alterações da anatomia das trompas femininas (mudança de localização, acotovelamento, aderências etc.) são os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento da gestação fora da cavidade uterina.

O que pode causar a gravidez ectópica?

As causas mais comuns de danos das trompas de Falópio que pode levar a uma gravidez ectópica incluem: Tabagismo. Doença inflamatória pélvica, que pode surgir a partir de infecção por clamídia ou gonorreia. Inflamações e cicatrizes das trompas de falópio, decorrentes de uma condição médica ou cirurgia anterior.

Como saber se as trompas foram amarradas ou cortadas?

O exame de histerossalpingografia pode fornecer algumas informações, mas para saber e fato se a tuba foi cortado ou retirada, apenas com cirurgia.

Quanto tempo demora uma cirurgia nas trompas?

Como é feita. A laqueadura é um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo ginecologista, e que dura cerca de 40 minutos a 1 hora. Esse procedimento tem como objetivo evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que acontece nas trompas, evitando, assim, a fecundação e gravidez.

Como é feito a cirurgia de ectópica?

A cirurgia para retirada do embrião, pode ser feita por laparostomia ou cirurgia aberta, e é indicada quando o embrião tem mais de 4 cm de diâmetro, o exame Beta HCG tem mais de superior a 5000 mUI/ml ou quando há evidências de ruptura da trompa, o que coloca em risco a vida da mulher.

Quanto tempo de repouso após salpingectomia?

Após a salpingectomia ou retirada de trompas por corte no abdômen como se fosse uma cesárea, o repouso pós-operatório deverá ser de 30 a 40 dias. No entanto, siga sempre as orientações pós-operatórias de seu médico, inclusive o afastamento sugerido por ele.

O que fazer para regenerar as trompas?

Para que seja possível a realização da reversão, o final das trompas precisa estar preservado. Além disso, a tuba uterina não pode estar dilatada ou doente. Caso esteja tudo bem nos dois casos, é possível reverter a laqueadura. A cirurgia de reversão da laqueadura é realizada por meio de laparoscopia.

Como regenerar as trompas naturalmente?

Tente abrir as trompas de Falópio com massagens pélvicas.

Esse método natural e não invasivo pode ajudar a desobstrui-las; de acordo com um estudo, o equivalente a 20 horas de massagem profissional, ao longo de uma semana, ofereceu bons resultados na abertura das tubas uterinas.

Quanto tempo dura uma laqueadura?

Laqueadura A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides.

Artigo anterior
O quê síndico não pode fazer?
Artigo seguinte
Como que o Kakashi morreu?