Quais as causas do cobreiro?

Perguntado por: Soraia Nunes  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

Herpes, ou cobreiro é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa.

Porque se pega cobreiro?

O cobreiro é transmissível apenas para indivíduos que não tiveram contato prévio com o vírus – aqueles que nunca tiveram catapora. O contágio ocorre por meio do contato direto com as lesões da pele. Uma vez infectada, a pessoa poderá desenvolver catapora e, no futuro, herpes zóster.

O que é bom para acabar com cobreiro?

O uso do aciclovir precocemente, de preferência nas primeiras 72 horas da doença, contribui para a redução do aparecimento das lesões, com atenuação dos demais sintomas, e, sobretudo, diminuindo o risco da nevralgia pós-herpética; devendo ser administrado durante 7 dias.

O que é bom para passar no cobreiro?

O tratamento para cobreiro deve ser feito sob orientação do dermatologista ou do clínico geral, que normalmente indica o uso de medicamentos antivirais por 5 a 10 dias, como o aciclovir, o fanciclovir ou o valaciclovir.

Como surge o cobreiro?

O vírus causador do cobreiro pode ser reativado por vários motivos e um dos mais importantes deles é a baixa imunidade. É justamente por isso que o cobreiro é muito comum em idosos, pois eles apresentam uma diminuição da imunidade ao vírus naturalmente. Mas não são só as pessoas mais velhas que desenvolvem a doença.

Cobreiro - descubra o que é, sintomas, tratamento e causa

43 questões relacionadas encontradas

Onde se pega cobreiro?

O herpes zóster não é uma doença muito contagiosa, mas o vírus varicela zóster pode ser transmitido através do contato direto com as lesões da pele da pessoa infectada. Em casos mais raros, o vírus também pode ser transmitido por secreções respiratórias.

Que bicho causa o cobreiro?

O cobreiro é uma infecção viral provocada pelo mesmo vírus da Catapora, o Varicela-zoster. O vírus fica alojado à coluna espinhal podendo permanecer lá inativo ou em estado latente, sendo reativado espontaneamente quando a pessoa passar dos 50 anos de idade.

Que pomada é boa para cobreiro?

Aciclovir 800 mg, cinco vezes ao dia; Valaciclovir 1000 mg, três vezes ao dia; Fanciclovir 500 mg, três vezes ao dia. A medicação antiviral deve ser iniciada em até 72 horas do início dos sintomas.

O que pode ser confundido com cobreiro?

Principalmente, o herpes zoster, que frequentemente é confundido com outra doença: o herpes simples (genital ou labial).

Como saber se o cobreiro está melhorando?

As bolhas costumam ficar mais visíveis entre o sétimo e o décimo dia depois do início da infecção. A partir daí, o quadro começa a melhorar. Há, ainda, os casos em que as bolhas não se manifestam, e isso pode dificultar o diagnóstico.

Quanto tempo leva para curar o cobreiro?

A doença Herpes Zoster em geral dura cerca de 14 dias.

Pode estourar as bolhas do cobreiro?

Pode ocorrer contaminação de alguém que nunca apresentou varicela (catapora), caso entre em contato com o líquido das vesículas (pequenas bolhas). Além disso, o possível risco é de impetiginização, ou seja infeccionar com bactérias da própria pele o local onde as bolhas foram estouradas.

Qual o perigo do cobreiro?

Com a reativação do vírus varicela-zóster, as bolhas podem eclodir por diferentes partes do corpo, até mesmo no rosto. Nesse caso, pode atingir o nervo trigêmeo e causar possíveis complicações como a cegueira e a surdez no paciente infectado.

É perigoso cobreiro?

O herpes zoster também pode aumentar os riscos de problemas cardíacos e resultar em distúrbios na coagulação do sangue (trombocitopenia). Em pessoas imunossuprimidas, há ainda a possibilidade de varicela disseminada ou varicela hemorrágica. Além disso, o varicela-zoster é perigoso na gestação.

É normal ter cobreiro?

O cobreiro é uma doença que tem alta prevalência entre a população mais velha: estima-se que 30% dos indivíduos acima dos 80 anos desenvolvem o problema. Por outro lado, é uma doença rara em crianças e bebês, embora seja possível ocorrer a infecção.

Como fica uma pessoa com cobreiro?

Quais são os principais sintomas do Cobreiro? O Cobreiro causa bolhas na pele e dor intensa. Além de poder aparecer em qualquer região do corpo, sendo o tronco e o rosto as mais comuns. Essas lesões, na maioria dos casos, surgem na forma de uma faixa em um dos lados do corpo.

Qual exame detecta cobreiro?

Os testes mais utilizados são o ensaio imunoenzimático (EIE), aglutinação pelo látex (AL) e a imunofluorescência indireta (IFI).

Porque dói tanto o cobreiro?

Isso acontece porque os nervos alvo do herpes zoster são os responsáveis pela sensibilidade. As pessoas que a desenvolvem estão mais suscetíveis a apresentar quadros de depressão e outras alterações psíquicas e físicas por causa da dor frequente.

Como acabar com cobreiro na pele em casa?

5 remédios caseiros para herpes zoster
  1. Compressas de vinagre de maçã O vinagre de maçã possui ótimas propriedades para tratar irritações e lesões da pele. ...
  2. Pasta de amido de milho e bicarbonato. ...
  3. Banho de aveia. ...
  4. Óleo de calêndula. ...
  5. Banho de camomila.

Quantas vezes a pessoa pode ter cobreiro?

Na maioria dos casos, a doença se manifesta uma única vez e desaparece depois de algumas semanas. Qualquer pessoa que tenha tido catapora pode desenvolver um episódio de herpes-zóster.

Como secar cobreiro rápido?

O mais indicado aqui é refrescar e cuidar da pele, com compressas mornas e analgésicos”, explica. Hoje, no calendário vacinal do SUS para as crianças, já está constatando a presença da vacina contra a catapora e o cobreiro, além da vacina disponível para pessoas acima dos 50 anos.

É possível ter cobreiro sem ter tido catapora?

Se você tem cobreiro e julga que nunca teve catapora na infância, o mais provável é que a sua catapora tenha sido tão branda, que ela passou despercebida ou foi confundida com qualquer outra virose comum. O fato é que para ter herpes-zóster, você precisa já ter o vírus Varicella-Zoster escondido no sistema nervoso.

O que acontece se não tratar cobreiro?

Além das feridas na pele, o cobreiro causa dor, incômodo, sensação de pontadas e de choque. O tratamento é feito com medicamentos antivirais e deve ser iniciado em até 72 horas a fim de evitar complicações que podem ser bastante graves.

O que pode ser confundido com cobreiro?

Principalmente, o herpes zoster, que frequentemente é confundido com outra doença: o herpes simples (genital ou labial).

O que não pode comer quando está com cobreiro?

Evite chocolate, amendoim, nozes, café, arroz integral, passas, aveia, pão integral, coco, aveia, milho, alimentos processados e refrigerantes.

Artigo anterior
Como suprir a falta de vitamina B12?
Artigo seguinte
Qual o nome do condomínio que a Rafa Kalimann mora?