Quais as causas de extinção do contrato?

Perguntado por: Alexandre Ivan de Lopes  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

DA EXTINÇÃO DO CONTRATO
  • Causas supervenientes à formação do contrato.
  • Resolução.
  • Resolução por inexecução voluntária.
  • Resolução por inexecução involuntária.
  • Resolução por onerosidade excessiva.
  • Resilição.
  • Distrato ou quitação.
  • Resilição unilateral: denúncia, revogação, renúncia e resgate.

Quais são as formas de extinção do contrato?

São formas de extinção dos contratos: A) resolução; B) resilição; C) rescisão.

Quais são as causas de extinção do contrato de trabalho?

A extinção do contrato de trabalho pode se dar por alguns meios, como Justa Causa, Rescisão Indireta do Contrato, Culpa Recíproca, Distrato, Factum Principis, Força Maior, Extinção do Contrato por prazo Indeterminado.

O que leva a extinção do contrato de consumo?

51 , IV , do CDC )- É possível a extinção dos contratos de consumo, em razão da impossibilidade de o consumidor adimplir suas obrigações, ressalvando-se, obviamente, a retenção de 10% das parcelas pagas, a fim de assegurar o equilíbrio contratual entre as partes e evitar o enriquecimento de uma, em detrimento do ...

Quais as causas anteriores ou contemporâneas que levam à extinção do contrato?

A nulidade, a anulabilidade e a redibição são causas anteriores ou contemporâneas à formação do contrato e que podem acarretar a sua extinção anormal.

Direito Civil - Aula #150 - Extinção dos Contratos (É isso!)

33 questões relacionadas encontradas

Quais as causas supervenientes à formação do contrato que levam a sua extinção?

As causas supervenientes à sua formação que geram sua extinção sem o seu cumprimento são: a rescisão e a morte no caso de contratos personalíssimos, como ocorre no contrato de fiança. A rescisão é gênero, admitindo as seguintes espécies: resilição e resolução. A resilição pode ser unilateral ou bilateral.

Quais as causas justificadoras da inexecução dos contratos?

CAUSAS JUSTIFICADORAS DA INEXECUÇÃO DO CONTRATO

As causas que justificam este fato que podem levar a extinção ou revisão das cláusulas do contrato são: Teoria da Imprevisão, Fato do Príncipe, Fato da Administração, Caso Fortuito, Força Maior.

O que invalida um contrato?

São anuláveis os contratos em que a) há incapacidade relativa de um ou ambos os contratantes e b) houver erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores (art. ... Se o fizer, contra a proibição legal expressa, o contrato será nulo – art. 166, VII, parte final, do CC).

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

O que diz o artigo 421 do Código Civil?

Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato, observado o disposto na Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. ... A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato.

O que vem a ser a extinção do contrato de trabalho?

A extinção do contrato de trabalho ocorre com o término do pacto laboral, com o fim da relação contratual entre empregado e empregador. Amauri Mascaro do Nascimento diz que: “a relação de emprego nasce, vive, altera-se e morre”.

O que é extinção do contrato de experiência?

A extinção normal do contrato a termo se dá pelo atingimento de seu prazo final. ... Quando um contrato por prazo determinado se extingue pelo fim do prazo, o empregado não fará jus a indenização ou aviso prévio, mas apenas a saldo de salário, férias proporcionais (e vencidas, claro) e 13º salário proporcional.

O que diz o artigo 443 da CLT?

O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

Quais as formas de extinção do contrato de prestação de serviços?

O contrato de prestação de serviço acaba com a morte de qualquer das partes. Termina, ainda, pelo escoamento do prazo, pela conclusão da obra, pela rescisão do contrato mediante aviso prévio, por inadimplemento de qualquer das partes ou pela impossibilidade da continuação do contrato, motivada por força maior.”

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Quando o produto possui defeito e não é possível o reparo, ou a assistência técnica não consegue efetuar o conserto no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o cliente tem o direito de ser ressarcido! Poderá exigir a substituição do produto por outro novo ou o dinheiro de volta devidamente atualizado!

Quando o contrato é nulo?

É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; ... VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção.

Quando um contrato será nulo?

De acordo com o Código Civil, o negócio jurídico é nulo quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz; for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; não revestir a forma prescrita em lei; for preterida alguma solenidade que a lei considere ...

O que é contrato nulo?

Contrato nulo: Firmado entre empresa de economia mista e empregado sem aprovação em concurso público e seus desdobramentos em relação ao pagamento dos direitos rescisórios.

O que é inexecução total do contrato?

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - INEXECUÇÃO E RESCISÃO. Contrato administrativo é aquele sujeito aos preceitos de direito público. A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.

Quais as causas legais de alteração é de extinção dos contratos administrativos?

É aquela que se efetiva com a ocorrência de fato extintivo do contrato, previsto na lei, no regulamento ou no próprio texto do ajuste, tais como o falecimento do contratado, a dissolução da sociedade, a falência da empresa, a insolvência civil, o perecimento do objeto contratado e demais eventos semelhantes.

O que é inexecução culposa na extinção dos contratos?

Inexecução culposa - É aquela que resulta de ação ou omissão da parte, decorrente de negligência, imprudência ou imperícia no cumprimento das cláusulas contratuais. ... Neste caso, à luz da Teoria da Imprevisão, não haverá responsabilização da parte descumpridora, pois tais situações justificam a inexecução do contrato.

O que é uma causa superveniente?

3) Superveniente: é a causa que atua após a conduta do agente. "A" administra dose letal de veneno para "B". Enquanto este último ainda está vivo, desprende-se um lustre da casa, que acaba por acertar qualquer região vital de "B" e vem a ser sua causa mortis.

É possível a extinção contratual por mudança superveniente das circunstâncias?

Nos dispositivos legais há o entendimento que o contrato pode ser extinto (resolvido) em decorrência de seu descumprimento por acontecimentos supervenientes extraordinários e imprevisíveis.

Artigo anterior
Por que Urano e Azul?
Artigo seguinte
Precisa de alvará para construir muro?