Quais as características necessárias para um substrato utilizado na propagação por estacas?

Perguntado por: Cristiana Alves de Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

Para atender às necessidades das plantas, um substrato padrão, independente de sua composição, deve apresentar baixa densidade, teor adequado de nutrientes; elevada capacidade de troca catiônica boa capacidade de retenção de água (BRUXEL et al., 2002), aeração e drenagem, boa coesão entre as partículas e ser isento de ...

Como característica de um bom substrato para o processo de propagação por estaquia é correto afirmar que?

O substrato de cultivo e de propagação deve apresentar determinadas características que podem facilitar e aumentar o sucesso do processo. O meio deve ser suficientemente firme e denso para sustentar as estacas ou as sementes. O material deve reter água o suficiente para as espécies submetidas à propagação.

Quais são os fatores importantes para o enraizamento de estacas?

Dentre os vários fatores de que depende o enraizamento de estacas, destacam-se os ambientais, o estado fisiológico, a maturação, o tipo de propágulo, a sua origem na copa e a época de coleta, que influenciam, sobretudo, na capacidade e na rapidez de enraizamento (Gomes, 1987, citado por Paiva e Gomes, 2001).

O que é propagação por estacas?

A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos, no caso de Pinus spp. Ainda é a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais de Eucalyptus spp.

Como é realizada a propagação vegetativa por estaquia?

A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.

Qual o "melhor" SUBSTRATO para enraizamento de estacas vegetais? Prof.Roberto Takane

18 questões relacionadas encontradas

Como é realizada a estaquia?

A estaquia/estacaria é um método de reprodução assexuada de plantas, que consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, desenvolvem-se em novas plantas.

Como funciona a estaquia?

A estaquia é a mais fácil delas. Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.

Para que serve a estaquia?

Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).

Quais são os tipos de estacas?

Confira a seguir os principais tipos de estacas:
  1. 1 – Estaca escavada: ...
  2. 2 – Estaca Franki: ...
  3. 3 – Estaca Strauss: ...
  4. 4 – Estaca raiz: ...
  5. 5 – Estaca hélice contínua: ...
  6. 6 – Estaca pré-moldada de concreto: ...
  7. 7 – Estaca metálica: ...
  8. 8 – Estaca de madeira:

Qual fator limita a produção de mudas por estacas?

Existem alguns fatores que influenciam no sucesso do uso da enxertia na propagação de plantas. Entre esses fatores, podemos citar a afinidade botânica, a incompatibilidade na enxertia, as condições ambientais e os fatores fisiológicos.

Qual o sistema radicular formado na estaca?

O sistema radicular formado em estacas semilenhosas é qualitativamente superior ao das lenhosas, considerando o número, comprimento, volume e massa seca de raízes; no entanto, os dois tipos de estacas são viáveis para a produção de mudas.

Quais as características fundamentais para obtenção de mudas?

Para tanto, alguns critérios devem ser considerados:
  • custo de aquisição ou de produção da muda;
  • possibilidade de obter material propagativo (caroços de porta-enxertos e borbulhas) com perfeita sanidade;
  • estrutura de produção para viveiro (mão-de-obra, instalações, área adequada, irrigação, dentre outros).

O que é substrato para produção de mudas?

Chamamos de substrato o meio onde as mudas são plantadas no viveiro. O substrato é utilizado para dar sustentação e também fornecer nutrientes e água para o desenvolvimento das mudas. É comum que se pense que plantar mudas na terra pura, como na natureza, seja o melhor.

Como escolher galho para estaquia?

Outra dica é escolher galhos para fazer as estacas que apresentam, no mínimo, quatro gemas ou rebentos de novas folhas e/ou flores. Caso não tenha esses rebentos na espécie escolhida para estaquia, o galho deve ter pelo menos dois pares de folhas.

Quais as vantagens da propagação por estaquia e enxertia?

Vantagens: - Rapidez na produção de mudas; - Reprodução fiel da planta-mãe; - Multiplicação de plantas que não florescem por motivos de adaptação e de plantas cujas sementes são estéreis; - Precocidade das plantas produzidas.

O que é estacas escavadas?

As estacas escavadas (estacas moldadas) são elementos de concreto armado que são executados in situ, em buracos escavados com recurso a maquinaria própria. O método de execução para este tipo de estacas é simples e pode ser aplicado a quase todos os tipos de solo, incluindo para a existência de lençois freáticos.

Qual a estaca mais barata?

Mais simples e barata, a broca está entre as opções de fundação mais utilizadas, mas só é recomendada para casos de obras mais simples e de menor peso. Outra saída muito empregada é a estaca Strauss. Entre as estacas, é a mais econômica e suporta obras compactas, com peso mais concentrado.

Qual a diferença entre estaca escavada e hélice contínua?

As estacas hélice contínua são monitoradas por equipamentos eletrônicos garantindo maior controle na execução e na segurança dos elementos da fundação. Por ser uma estaca escavada, não causa vibrações nos terrenos adjacentes evitando problemas que possam incomodar a vizinhança.

Qual a vantagem da estaquia para o agricultor?

1) Estaquia

É também usada em fruticultura. Para espécies que podem ser propagadas por facilidade por este método, ele apresenta uma série de vantagens, pois é possível, com poucas matrizes produzir um grande número de mudas.

Qual é a vantagem da estaquia para o agricultor?

A estaquia é um processo de reprodução de forma mais rápida do que o plantio por sementes. E não podemos nos esquecer que o processo de reprodução por sementes dependerá de condições favoráveis como luminosidade, umidade, oxigênio, qualidade do solo, entre outros.

Quanto tempo uma estaquia leva para enraizar?

O processo pode levar de 10 a 15 dias, aproximadamente. Por exemplo, no caso do manjericão, se correr tudo bem durante a estaquia, o enraizamento leva 10 dias.

O que é estaquia exemplos?

Estaquia é um processo de multiplicação de mudas por estacas. É um meio de reprodução assexuada – também conhecida como propagação vegetativa. Este processo é muito usado na produção de mudas de plantas, em especial, as ornamentais e frutíferas. Bico de papagaio e a Primavera são alguns exemplos.

Como fazer estaquia na água?

Como enraizar as plantas na água
  1. Passo 1: Escolha uma planta adulta e saudável. ...
  2. Passo 2: Faça a rega da planta escolhida pela manhã ou no final do dia. ...
  3. Passo 3: Escolha um recipiente de vidro, como um copo, uma jarra ou um vaso, lave-os bem e encha com água limpa.

Artigo anterior
Quanto custa lente digital ZEISS?
Artigo seguinte
O que é uma cirurgia paliativa?