Quais as características mais importantes dos fusíveis?

Perguntado por: Duarte Salvador Neto Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Características do Fusível
  • Corrente nominal: é o valor da corrente que o fusível aguenta sem se fundir. ...
  • Corrente de ruptura: é o maior valor de uma corrente que o fusível tem capacidade para interromper.
  • Corrente convencional de atuação: é o valor exato de uma corrente que faz o fusível atuar em um tempo definido.

Quais são as características dos fusíveis quanto ao tipo de ação?

A curva característica do fusível é uma informação de grande importância no momento da escolha deste item. Isso porque cada fusível reage de maneiras diferentes mediante ao curto-circuito. O fusível pode ter a sua ação ultra rápida, rápida, média, lenta ou muito lenta, chamada também de ação retardada.

Quais as principais características dos fusíveis de baixa tensão?

Fusíveis tipo HRC: Esses fusíveis de baixa tensão são projetados para suportar correntes de energização que são típicas da partida de motores, e ainda oferecem uma limitação de altas correntes na região do curto-circuito.

Como são classificados os fusíveis?

Os fusíveis podem ser classificados como rápidos ou retardados e isso depende do tempo de atuação de cada um. Os fusíveis retardados são mais usados para a proteção de motores por causa do pico de corrente que ocorre na partida.

Qual é a função de um fusível num circuito?

O fusível para circuito elétrico é um dispositivo que tem o objetivo de proteger a rede elétrica contra um curto-circuito e sobrecarga de longa duração. O fusível para circuito elétrico é formado por um corpo oco, que pode ser um plástico pequeno ou um cano de vidro.

Tipos de FUSÍVEIS ?

37 questões relacionadas encontradas

Qual é a função de fusíveis e disjuntores em um circuito elétrico?

São os disjuntores. O disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente é maior do que a capacidade do circuito. ... O fusível queima para conter a sobrecarga ou quando recebe uma corrente muito menor do que a capacidade do circuito.

Qual é a função de um fusível ou de um disjuntor em um circuito elétrico como eles funcionam e no que diferem um do outro?

Os fusíveis protegem componentes eletrônicos sensíveis de curto-circuitos, que são os casos em que a resistência elétrica de um circuito eletrônico sofre uma brusca redução devido à presença de impurezas como a água, que contém uma grande quantidade de sais minerais.

Como podemos classificar os fusíveis de acordo com a velocidade de acionamento?

De acordo com o tempo de atuação, podem ser classificados como rápidos ou retardados. Os fusíveis retardados são empregados na proteção de motores, devido ao pico de corrente na partida. ... Por isto, a variação do material utilizado interfere na velocidade de ação do fusível.

O que é um fusível explicar seu princípio de funcionamento e suas aplicações?

O fusível é um dispositivo de segurança usado para fazer a proteção contra sobrecorrente, curto circuito e sobrecarga. O curto-circuito, a sobrecorrente ou a sobrecarga podem causar incêndios e explosões! Além dos danos no circuito elétrico e nos dispositivos conectados à ele.

Qual a cor do fusível?

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):

Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.

Qual a função do elo fusível?

Os elos fusíveis são parte extremamente importantes na proteção de um sistema de distribuição de energia elétrica, extinguindo os efeitos da ocorrência de curtos-circuitos e sobrecargas que podem causar sérios danos aos componentes da rede elétrica.

O que é um fusível de efeito retardado?

Os fusíveis de efeito retardado devem ser utilizados onde a corrente de partida atinge valores várias vezes superiores ao valor da corrente nominal, a exemplo dos motores elétricos, cargas indutivas e capacitores de uma forma geral. Os fusíveis conhecidos como NH são de ação retardada.

Onde são utilizados os fusíveis Ultrarrápidos?

Fusíveis ultrarrápidos: Os fusíveis ultrarrápidos são utilizados para proteção de curtos-circuitos em circuitos retificadores e conversores de frequência.

Qual a utilidade do fusível do veículo?

A manutenção simples e barata incentiva o motorista a cuidar da parte elétrica do carro. Os fusíveis são componentes desenvolvidos para proteger os circuitos elétricos. Eles se rompem em caso de sobrecarga para evitar que o sistema elétrico entre em pane.

São características do fusível Diazed?

O fusível diazed tem por característica a faixa de corrente nominal entre 2A e 100A, com capacidade de ruptura na ordem de 100KA. A curva de atuação do fusível diazed pode ser rápida ou retardada, variando de acordo com o tipo de instalação que está sendo empregado.

Em quais circuitos que são utilizados fusíveis de efeito rápido exemplos?

Efeito Rápido- Usados em circuitos que não possuem considerável variação de corrente entre a ligação do circuito no equipamento e seu funcionamento normal, ou seja, quando acionamos o equipamento, ele não gera e o um pico de corrente alta, como por exemplo: Luminárias, Fornos, etc., etc.

Qual a função do disjuntor em um circuito elétrico?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

Qual fusível é usado para cargas Ôhmicas?

Os formatos comerciais que costumam ser utilizados mais frequentemente são os fusíveis NH e Diazed.

Como funciona o fusível tipo rolha?

Tipo rolha – corpo de porcelana com os contatos sendo realizados através de rosca de fixação ao soquete e de um terminal na parte inferior. O elo fusível é constituído de liga de chumbo-estanho. São encontrados nas correntes nominais de 10, 15, 20, 25 e 30 ampères. ... O elo fusível pode ser de chumbo-estanho ou cobre.

Onde os fusíveis devem ser colocados?

As aplicações dos fusíveis estão em diversos componentes elétricos, desde circuitos em eletrodomésticos e automóveis até instalações elétricas de residências e indústrias. Nos componentes elétricos, quando há uma redução grande e inesperada de sua capacidade, ocorre um curto-circuito.

Qual é a função do fusível na proteção do transformador de potência?

Os fusíveis para transformador de potencial são conectados ao circuito elétrico do equipamento, sendo que a sua principal função é garantir a proteção do circuito em casos onde há sobrecargas da corrente elétrica, desse modo, os fusíveis para transformador de potencial evitam a queima do circuito, explosões e ou até ...

Artigo anterior
Quantos graus faz em Urano?
Artigo seguinte
Quantos pinhões posso comer por dia?