Quais as características do produto que afetam a contaminação microbiana?
Perguntado por: Doriana Vitória Maia Nascimento | Última atualização: 12. November 2024Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)
A degradação de componentes da formulação pode levar a alterações sensoriais quanto a cor, odor e sabor, além de alterações de pH, separação de fases, degradação do princípio ativo e redução da biodisponibilidade. Em outras palavras, a deterioração microbiana compromete a qualidade, segurança e eficácia do produto.
Quais são as fontes de contaminação microbiana?
- A presença de pragas domésticas; - Instalações, utensílios e equipamentos mal higienizados; - O contato de alimentos com produtos químicos ou com outros alimentos contaminados; - O homem, quando não toma os cuidados básicos de higiene.
O que causa a contaminação microbiológica?
A contaminação microbiológica dos alimentos ocorre devido a presença de microrganismos nos alimentos a serem consumidos. Esses organismos podem ser encontrados de diversas formas: bactérias, fungos, vírus e parasitas.
Quais são as principais fontes de contaminação microbiana de produtos farmacêuticos?
Durante o processo de fabricação, os produtos farmacêuticos podem ser contaminados por diferentes microrganismos provenientes de fontes diretas (como a matéria-prima, água, materiais de embalagem) e fontes indiretas (como equipamentos, estocagem e/ou da manipulação inadequada do produto) 1,6.
Quais as características intrínsecas do alimento fonte de contaminação?
Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...
Contaminação microbiana
Quais são os 3 três principais riscos de contaminação dos alimentos?
Quando falamos de contaminação de alimentos, existem três tipos principais: física, química e biológica.
Quais os principais contaminantes microbiológicos de alimentos de origem animal?
Pseudomonas, Achromobacter, Micrococcus, Streptococcus, Sarcina, Leuconostoc, Lactobacillus, Proteus, Flavobacterium, Bacillus, Clostri- dium, Escherichia, Salmonella e Streptomices. Muitas dessas bactérias crescem à temperatura de refrigeração.
O que é contaminação microbiológica dos alimentos?
A contaminação microbiológica em alimentos, seja por falhas nos processos de produção ou falta de boas práticas de fabricação, por exemplo, pode ocasionar o recall de alimentos. O recolhimento destes produtos pode ocorrer de maneira voluntária pelas empresas produtoras ou por embargos de órgãos oficiais.
Quais são as principais formas de identificação microbiana?
As técnicas tradicionais de diagnóstico microbiológico incluem desde métodos diretos como métodos de coloração e microscopia ótica até métodos indiretos como, por exemplo, cultura e testes bio- químicos, em que características metabólicas específicas são detec- tadas nos micro-organismos (VILA et al., 2017).
Quais são os dois microrganismos que causam contaminação dos produtos de uso tópico?
As bactérias mais comumente encontradas como contaminantes em produtos cosméticos são S. aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Salmonella sp3,4.
Quais são os 4 tipos de contaminação?
Quais são os principais tipos de contaminação? Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada.
Quais são os 3 tipos de contaminação?
- Contaminação Biológica;
- Contaminação Química;
- Contaminação Física.
Qual é a principal causa da contaminação dos alimentos por microrganismos?
A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e ...
Qual é a principal fonte de contaminação?
As fontes de contaminação mais comuns são o solo, água, plantas, utensílios e equipamentos, manipuladores de alimentos, ar, poeira, superfícies de contato e matéria-prima contaminada.
Qual é a fonte primária da contaminação?
FONTE PRIMÁRIA DE CONTAMINAÇÃO: Instalação ou material a partir dos quais os contaminantes se originam e foram ou estão sendo liberados para os meios impactados. FONTE SECUNDÁRIA DE CONTAMINAÇÃO: Meio impactado por contaminantes provenientes da fonte primária, a partir do qual outros meios são impactados.
O que é contaminação e quais os tipos?
A contaminação é a presença indesejável de qualquer matéria estranha que não pertença ao alimento, podendo ser dividida em três grupos: Contaminação Física: causada por materiais que podem machucar como: cabelo, caco de vidro, pedras, prego, grampos, anzol e adornos.
Quais são as principais características usadas na identificação das bactérias?
O tipo de agrupamento e a forma celular são características fundamentais para a classificação. As bactérias podem ser classificadas a partir de sua morfologia. Pois as células bacterianas podem apresentar diferentes formas: esférica (coco), de bastonete (bacilo), espiralada (espirilo) e de vírgula (vibrião ou vibrio).
Quais características são avaliadas quando o meio sim é utilizado para a identificação de microrganismos?
O meio S.I.M. (Motilidade, Indol e detecção de produção de H2S) é um meio semi-sólido, utilizado para determinar algumas características importantes na identificação bacteriana com base na comprovação de motilidade, prova indol e produção de sulfeto de hidrogênio (H2S).
O que são microrganismos exemplos?
Os microrganismos atuam na transformação e decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia no solo. Exemplos desses organismos: bactérias, leveduras, fungos, actinomicetos, protozoários e algas.
O que são produtos Microbiologicos?
Os produtos microbiológicos constituem uma ferramenta de manejo de doenças e pragas que afetam a agricultura e são uma alternativa para a redução da aplicação de agrotóxicos químicos.
O que é contaminação bacteriana?
Infecção bacteriana é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por bactérias patogênicas. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados.
Como ocorre a contaminação por bactérias?
As doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas de diversas formas, tais como: Ingestão de alimentos e água contaminada por bactérias: pode-se citar a cólera e o botulismo. Pelo ar: pode-se citar a tuberculose, hanseníase e coqueluche. Via sexual: pode-se citar a gonorreia e a sífilis.
Quais são os exemplos de contaminantes biológicos?
c) Contaminantes biológicos: bactérias, vírus, parasitos patogênicos e protozoários.
Quais são os alimentos que tem microorganismos?
A indústria de alimentos dos dias de hoje inclui os microrganismos na produção de diversos produtos, entre eles vinagre, picles, bebidas alcoó- licas, azeitonas, leites fermentados, pães, entre outros.
Em que tipo de alimentos os microrganismos se desenvolvem mais facilmente?
Dessa forma, alimentos de baixa acidez (pH > 4,5) são os mais sujeitos a multiplicação microbiana, tanto de espécies patogênicas quanto de espécies deteriorantes.
Quanto custa uma colheitadeira John Deere S790?
O que grávida não pode tomar de jeito nenhum?