Quais as características de uma resenha?

Perguntado por: Cláudia Beatriz Lourenço Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)

Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Quais são os três tipos de resenha?

Pode-se falar em pelo menos três tipos de resenhas:
  • resenha descritiva;
  • resenha crítica;
  • resenha científica.

Qual é a estrutura de uma resenha?

Qual a estrutura de uma resenha? Descreve as propriedades da obra (descrição física); • Relata as credenciais do autor; • Resume a obra; • Apresenta suas conclusões e metodologia empregada; • Quadro de referencias que o autor utilizou; • Avaliação da obra; • A quem a obra se destina (dissertação).

O que é uma resenha exemplos?

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Qual o principal objetivo de uma resenha?

O objetivo da resenha é despertar a atenção do leitor para o livro em questão, situando-o quanto à importância de tal obra editorial na área a que se destina, como educação, literatura, filosofia ou psicologia. As resenhas são, portanto, um convite à leitura mas não substituem a leitura das obras originais.

RESENHA: AS 5 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS (O que não pode faltar na sua resenha!)

22 questões relacionadas encontradas

Como fazer o objetivo de uma resenha?

O principal objetivo da resenha é investigar as características de um determinado item e fazer considerações próprias sobre o assunto. Embora a versão escrita seja a mais tradicional. É possível produzir o mesmo conteúdo em outros formatos como áudio e vídeo. Além disso, você pode falar sobre quase tudo nela.

Qual é a primeira parte de uma resenha?

Para começar a resenha, é necessário fazer uma exposição inicial sobre a obra, o tema e o autor. Essa parte inicial é mais informativa e tem como intuito situar o leitor para que ele saiba o que vai encontrar no texto.

O que é uma resenha de um texto?

Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.

O que é uma resenha de festa?

No Rio de Janeiro, resenha significa festinha, baladinha, baguncinha, esquenta, juntar os amigos pra se divertir.

Qual é a diferença entre resumo é resenha?

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Como fazer a estrutura de uma resenha?

Como fazer uma resenha em 7 passos
  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.

Quais são os tipos de resenhas?

Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. A descritiva é uma apreciação acerca de um livro ou uma obra, cujo objetivo é unicamente descrever as informações contidas no texto original de modo que o leitor consiga identificar que tipo de conteúdo pode ser encontrado.

Qual os dois tipos de resenha?

Tipos de resenha
  • Resenha descritiva: o autor apenas relaciona informações sobre a obra resenhada. Nessa tipologia, não há espaço para suas opiniões a respeito da obra.
  • Resenha crítica: também faz levantamentos sobre a obra, mas com posicionamento em relação a ela.

Quais são as partes de uma resenha crítica?

A resenha crítica, conforme já pontuamos, é um texto de natureza argumentativa. Assim sendo, sua estrutura deve incorporar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. ... Isto é, não é necessário incluir o título "Introdução", "Desenvolvimento" e "Conclusão".

Qual o significado da gíria resenha?

Brincadeira, coisa engraçada ou vexame.

O que quer dizer a gíria resenha?

Resenhar é gíria nordestina. Significa tirar onda com os amigos, curtir com a galera.

O que é resenha no Nordeste?

Resenha. Muito versátil e adaptável, “resenha” significa conversar, falar uma novidade, contar uma fofoca ou dizer algo engraçado. Nesse mesmo sentido, também é utilizada a expressão “rasga aí”, que significa contar tudo.

Em qual pessoa deve se escrever uma resenha?

Geralmente, os resenhistas escrevem esse tipo de conteúdo na primeira pessoa do plural (nós) ou na terceira pessoa do singular ou plural (ele ou eles), dando um tom mais impessoal ao texto, ainda que se trate de uma avaliação própria.

Quantas linhas tem que ter uma resenha?

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

O que é resenha 5 ano?

A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.

Qual é o objetivo de uma resenha ser escrita e publicada?

Escrito de forma direta, a resenha crítica tem o objetivo de analisar uma obra, filme ou artigo. É importante destacar que na produção desse conteúdo é preciso fazer uma análise crítica sobre o documento solicitado, sem deixar de mencionar os aspectos positivos e negativos.

Qual o objetivo é função social da resenha crítica?

A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

São vários os tipos de resenha acadêmica ou científica quais são?

A resenha acadêmica segue uma padronização de textos científicos, ou seja, tem um molde mais rígido do que uma resenha comum. Ela pode ser encontrada em três formatos: resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

Como fazer resenhas de acordo com a ABNT?

► Formatação do texto: No manuscrito, atentar para normas ABNT, tais como: 3,0 cm nas margens superior e esquerda e 2,0 cm nas margens inferior e direita; espaçamento entrelinhas duplo, Fonte Times New Roman 12, recuo de parágrafos de 1,25 cm.

Como fazer uma resenha descritiva passo a passo?

Como fazer uma resenha descritiva: guia completo com 10 passos
  1. Objetivo, motivação e clareza. ...
  2. Pré resenha: anotações guia. ...
  3. Traçando o esqueleto. ...
  4. Exponha as informações técnicas. ...
  5. Apresente a estrutura do objeto analisado. ...
  6. Resumo. ...
  7. Interprete a obra. ...
  8. Utilidades e relações externas.

Artigo anterior
Tem cirurgia para aumentar o quadril?
Artigo seguinte
Quem é a origem em Dark?