Quais as características das plantas matrizes para a obtenção de frutos ou sementes?

Perguntado por: Bernardo Benjamim Pereira de Amorim  |  Última atualização: 26. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

As plantas matrizes são aquelas das quais serão colhidas as sementes. Essas devem ser selecionadas seguindo alguns critérios, tais como vigor, sanidade, regularidade de produção, qualidade e quantidade de frutos, idade e representatividade da espécie (FACHINELLO et al., 2005).

Quais as características das árvores matrizes?

Seleção de matrizes florestais

Porte da árvore destacando-se em altura e diâmetro do tronco. Forma do tronco sem tortuosidade ou bifurcações. Copa densa, bem formada e com exposição à luz. Ausência de problemas sanitários (doenças e/ou pragas).

O que é uma planta matriz?

Planta matriz: planta fornecedora de material de propagação que mantém as características da planta básica da qual seja proveniente. Clone: planta obtida por meio de propagação vegetativa, geneticamente idêntica à planta original.

Quais os objetivos da marcação de matrizes?

Esta medida tem por objetivo aumentar a variabilidade de plantas coletadas, já que quanto mais próximas as plan- tas, maiores são as chances de serem aparentadas, ou seja, vão apresentar menor variabilidade.

Como funciona a propagação por estaquia e quais plantas são mais adequadas para esse método?

O método de estaquia consiste em escolher um bom galho e colocá-lo no solo, com boa umidade. Desse galho irão surgir raízes e folhas, e logo se originará uma planta idêntica à “planta mãe”. A prática de propagação vegetativa das plantas por estaquia pode ser utilizada nas culturas de tomate e eucalipto.

Resumo sobre o Reino Plantae - botânica

32 questões relacionadas encontradas

Quais os caracteres que podem ser mantidos pela utilização da reprodução vegetativa?

Através da propagação vegetativa, caracteres vantajosos podem ser mantidos inalterados nos indivíduos que se formam. O homem desenvolveu outros mecanismos de propagação vegetativa, como a estáquia, a merguilha, a alporquia e a enxertia.

Quais são os métodos comuns de propagação assexuada utilizados em viveiros de frutíferas?

A propagação vegetativa pode ser realizada por meio de diversos métodos, sendo que, na fruticultura, os principais métodos utilizados são a enxertia, a estaquia, as estruturas especializadas e a mergulhia.

Qual a importância das árvores matrizes?

Segundo Borges et al., (2000), as árvores matrizes ou porta-sementes têm como objetivo fornecer sementes ao solo para promover a regeneração natural em florestas manejadas.

Quais os principais tipos de propagação de plantas?

A propagação é a capacidade de uma planta se reproduzir e deixar descendentes. Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas).

Como é feita a estaquia?

A estaquia é a mais fácil delas. Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.

O que sustenta os galhos e as folhas e os frutos?

CAULE: é responsável pela sustentação das folhas, flores e frutos das plantas. Também tem a função de conduzir a água e os sais minerais absorvidos pelas raízes até as folhas além de distribuir o alimento fabricado pelas folhas na fotossíntese.

O que é uma matriz florestal?

Entende-se por matriz a paisagem adjacente a um fragmento florestal, adequado ou não para uma determinada espécie.

Como se classifica uma árvore?

As árvores podem ser classificadas de acordo com sua origem, entre espécies nativas e exóticas ou introduzidas.

Qual é a forma de reprodução das plantas?

As plantas se multiplicam basicamente de duas maneiras na natureza: por sementes, chamada de propagação sexuada, e/ou por meio de partes vegetativas (galhos, ramos, raízes e folhas), chamada de propagação assexuada.

O que é necessário para o sucesso da propagação de plantas?

Para o sucesso da propagação vegetativa de plantas, cinco fatores ambientais são fundamentais: luz, água, controle de temperatura, nutrientes minerais e gases. Além disso, as plantas jovens requerem proteção especial contra patógenos e pestes, bem como o controle do nível de salinidade do substrato de crescimento.

Qual é a importância da decomposição de uma árvore para outras árvores vivas que estão ao redor?

A decomposição é importante para o meio ambiente porque faz com que nutrientes de matérias orgânicas, como folhas, cascas, sementes, retornem à natureza para nutrir o solo.

Qual a importância de plantar uma árvore para o meio ambiente?

Elas absorvem o gás carbônico, liberam oxigênio e têm um papel fundamental no ciclo da chuva, pela manutenção da umidade. Menos árvores causam um desequilíbrio que favorece não só a seca, mas a propagação das queimadas e o aumento da temperatura geral.

Quais são as funções de uma árvore?

As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.

Pode ser usada para Macieira jabuticabeira goiabeira caquizeiro e outras árvores frutíferas?

Classificação das estacas quanto à origem

Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro, e outras. Por fim, as estacas de folhas são usadas para algumas plantas ornamentais como violeta africana, espada de São Jorge, begônia e fortuna.

Quais fatores precisam ser considerados para o sucesso da produção de mudas?

Para tanto, alguns critérios devem ser considerados:
  • custo de aquisição ou de produção da muda;
  • possibilidade de obter material propagativo (caroços de porta-enxertos e borbulhas) com perfeita sanidade;
  • estrutura de produção para viveiro (mão-de-obra, instalações, área adequada, irrigação, dentre outros).

Como podem ser obtidas mudas de qualidade antes do plantio definitivo?

De acordo com Fonseca (2000), a obtenção de mudas de qualidade antes do plantio definitivo pode ser alcançada de maneira prática, rápida e fácil somente pela observação dos parâmetros morfológicos, definindo uma muda de qualidade como aquela que sobreviva e se desenvolva após o plantio no campo.

Qual dos seres vivos A seguir realiza reprodução assexuada por propagação vegetativa?

Propagação vegetativa: típica de vegetais, consiste na reprodução da planta pelas porções vegetativas, como caule e raiz. A cana-de-açúcar e a bananeira podem ser reproduzidas dessa forma.

Como funciona a reprodução assexuada das plantas?

Na reprodução assexuada algumas partes da planta original ou planta mãe originam um outro indivíduo em um processo chamado propagação vegetativa. Nesse caso, a nova planta é geneticamente igual à planta mãe. Esse tipo de reprodução pode ocorrer por esporos, brotamentos de caules, folhas ou tubérculos.

Qual é o nome dado a estrutura reprodutiva das plantas que contém os gametas?

A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu. No androceu, encontramos o grão de pólen, que é onde estão as células reprodutivas masculinas dos vegetais.

Artigo anterior
Como por emojis de iphone em samsung?
Artigo seguinte
Como identificar os planetas no céu?