Quais as características das árvores do Cerrado?

Perguntado por: Artur Francisco de Azevedo  |  Última atualização: 16. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

As árvores do Cerrado e as espécies vegetais sobrevivem porque possuem raízes longas que alcançam até 15 metros de profundidade do solo para buscarem água nas camadas mais úmidas em épocas de secas. As árvores têm ramos tortuosos e grossos de pequeno porte podendo chegar até 20 metros de altura.

Quais são as características das árvores do Cerrado?

Em sua maioria a vegetação do Cerrado apresenta uma morfologia bastante típica com árvores de pequeno porte, retorcidas, de casca grossa e com poucas folhas. Estas plantas estão muito bem adaptadas para o clima rigoroso das regiões por onde o Cerrado se estende.

Quais as características das plantas do Cerrado?

A flora do Cerrado é bastante diversificada, apresentando plantas com as mais variadas particularidades. Apesar das diferenças, a maioria das espécies apresenta certas características em comum: árvores de pequeno porte, caule retorcido e casca e folhas grossas.

Como se caracteriza o bioma Cerrado?

Dentro da categoria de Cerrado sensu stricto se caracteriza por árvores baixas, inclinadas, tortuosas e com ramificações irregulares e retorcidas. O número de arbustos e árvores nessa fitofisionomia pode exceder a 800 espécies, das quais aproximadamente 40% são endêmicas.

Quais são as características das árvores da Caatinga?

As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro).

Características próprias do Cerrado e Identificação de Árvores

25 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de vegetação do Cerrado?

Esses fatores produzem diversas formas ou fisionomias para o Cerrado. Os tipos de vegetação que ocorrem no interflúvio são: (1) o cerrado sensu lato; (2) a floresta mesofítica; (3) o campo rupestre; (4) os campos litossólicos miscelâneos; e (5) a vegetação de afloramento de rocha maciça.

Qual é a flora do bioma Cerrado?

Dentre elas destacam-se: pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, araticum, babaçu, bacuri, cajuzinho-do-Cerrado, coquinho-azedo, gueroba, murici, jatobá, mangaba e baru.

Quais são as árvores do Cerrado?

Seguem as espécies de árvores características do Cerrado:
  • Angico (Anadenanthera falcata)
  • Angico Vermelho (Parapitadenia rigida)
  • Araticum (Annona coriacea)
  • Araticum Cagão (Annona cacans)
  • Aroeira (Miracruodron urundeuva)
  • Bálsamo (Miroxylon peruiferum)
  • Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)
  • Baru (Dipteryx alata)

Quais as características do Cerrado amazônico?

Características do Cerrado

O Cerrado também é apelidado de “caixa d'água do Brasil” por abrigar nascentes de rios como São Francisco, Tocantins e as bacias dos rios Paraná e Paraguai. Estão localizadas no bioma as nascentes de oito bacias hidrográficas entre as doze principais do país.

Qual é o tipo de clima do Cerrado?

O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC.

Quais são as características das árvores do Cerrado como essas características estão relacionadas ao clima e ao tipo de solo?

As árvores do Cerrado apresentam, geralmente, troncos grossos e tortuosos. O clima que abrange a área do bioma é tropical sazonal, com duas estações bem-definidas. Os solos são ácidos e pobres em nutrientes, por isso, necessitam de correção por meio de processos como a calagem.

Por que as árvores do Cerrado são tortas?

Segundo pesquisas, o aspecto retorcido de suas árvores e arbustos são consequência da ocorrência do fogo, fazendo com que suas gemas de rebrota ocorram lateralmente. As cascas espessas dos troncos funcionam como um mecanismo de defesa das árvores às queimadas.

Qual é a árvore símbolo do Cerrado?

O governador Marconi Perillo (PSDB) sancionou o Projeto de Lei nº 1519/16, da deputada Adriana Accorsi (PT), que declara o pequizeiro árvore símbolo do Cerrado no Estado de Goiás.

Qual a importância das árvores do Cerrado?

Possui plantas que produzem frutos de sabor peculiar e outras tantas de alto potencial para utilização. O Cerrado também fornece água, seja pelas suas águas subterrâneas, seja pelas nascentes de diversos rios que contribuem para importantes bacias hidrográficas do país.

Qual é a maior árvore do Cerrado?

Maior árvore documentada do bioma em termos de massa, possivelmente um jequitibá-rosa ( Cariniana legalis ), estima-se que tinha um tronco com 6,20 metros de diâmetro e 19,50 metros de circunferência a 1,30 metro do solo, com sua copa provavelmente alcançando uma altura de mais de 40 metros.

Quais são os 7 biomas brasileiros?

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

Qual é o tipo de relevo do Cerrado?

O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m.

Porque o Cerrado é chamado de cabeça para baixo?

As raízes podem ser muito mais extensas que as copas das árvores, o que faz com que o Cerrado seja conhecido como "floresta de cabeça para baixo".

Qual é a altura das árvores do Cerrado?

A vegetação do Cerrado Rupestre ocorre em ambientes com afloramentos rochosos, com cobertura arbórea de 5% a 20%, altura média de 2 a 4 metros e estrato herbáceo-arbustivo bem destacado.

Quais são os nomes das árvores?

10 tipos de árvores mais comuns no Brasil
  • Aroeira. Aroeira ou arrueira é o nome popular de várias espécies de árvores da família Anacardiaceae. ...
  • Bambu. Bambu é o nome que se dá às plantas da subfamília Bambusoideae, uma da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). ...
  • Castanheira. ...
  • Cedro. ...
  • Jatobá ...
  • Juazeiro. ...
  • Pau-Brasil. ...
  • Pinus.

O que se destaca no Cerrado?

A flora não fica para trás, já que o Cerrado é considerado uma das savanas de maior biodiversidade do planeta. Aqui existem mais de 7 mil espécies de plantas vasculares. Também já sabe-se que mais de 700 de suas espécies vegetais apresentam potencial de uso para a nossa sociedade.

Qual é a fauna e a flora do Cerrado?

São animais do cerrado: anta, ariranha, arara, capivara, cascavel, cachorro-do-mato, jiboia, cervo, lontra, macaco-prego, quati, onça-pintada, preá, gambá, tamanduá, tucano, lobo-guará, porco-espinho, seriema, jaguatirica, pica-pau-do-campo, gavião-carijó, gato-maracajá, veado-mateiro, pato-mergulhão, entre outros.

Qual é o maior bioma brasileiro?

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.

Qual é a origem do Cerrado?

Um dos mais antigos biomas a se estruturar no continente americano, o Cerrado surgiu em algum momento do período Cretáceo Superior, mas foi no Terciário Médio, há mais ou menos 60 milhões de anos, que ele começou a desenvolver o estoque genético que lhe deu a conformação atual.

Artigo anterior
Como usar a pedra ametista?
Artigo seguinte
Qual é a importância do outono?