Quais as características da teoria pós crítica?

Perguntado por: Cláudia Sofia Lima Teixeira  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. Para as teorias pós-críticas o poder transforma-se, mas não desaparece. Nas teorias pós-críticas, o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder.

O que é teorias pós-críticas?

No campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...

São características das teorias críticas?

As teorias críticas são teorias da desconfiança, questionamento e transformação radical. (SILVA, 2002, p. 30). Verifica-se que a teoria crítica busca questionar e criticar as formas dominantes de conhecimento, sendo a teoria da desconfiança.

Qual a principal semelhança entre teoria crítica e teoria pós crítica?

Assim como as teorias críticas, a perspectiva pós-crítica criticou duramente as teorias tradicionais, mas elevaram as suas condições para além da questão das classes sociais, indo direto ao foco principal: o sujeito. ... Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.

Quais são os representantes da teoria pós crítica do currículo?

Dentre eles, Morgado (2005), Garcia e Moreira (2006), Eyng (2007), Silva (2007), Gomes (2007) e Imbernón (2002, 2013), Gatti, Barreto e André (2011). Para tanto, início apontando as características do currículo tradicional ao pós-crítico, buscando refletir sobre suas especificidades e influências no campo educacional.

Teorias do Currículo: Teorias Pós-críticas

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as teorias críticas do currículo?

A teoria crítica do currículo é baseada na formulação do pensar contra hegemonia, o currículo crítico visa levar o sujeito a refletir para além das disciplinas, refletir sobre a política sobre a cultura que permeiam essas disciplinas, uma educação que leva para a autonomia para a emancipação.

Como são denominadas as teorias críticas e pós-críticas?

As categorias pós-críticas seriam aquelas correntes identificadas com o pós- modernismo e pós-estruturalismo, ainda que heterogêneas, mas que buscam premissas diferentes das vertentes críticas e se consolidam no sentido de superação da concepção curricular crítica.

Quais as diferenças entre as teorias curriculares tradicional crítica e pós crítica?

Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. ... Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal.

O que a teoria pós crítica traz como ampliação e que questionamentos faz Diferenciando-se da tradição crítica?

A constituição das teorias pós-críticas traz ao palco o debate de que “as diversas culturas seriam o resultado das diferentes formas pelas quais os variados grupos humanos, submetidos a diferentes condições ambientais e históricas, realizam o potencial criativo que seria uma característica comum de todo ser humano” ( ...

Quais são as duas abordagens de currículo mais importantes para o mundo de hoje?

Currículo social: faz parte da identidade educacional, deve respeitar as diferenças sociais, culturais e o contexto no qual está inserida a instituição; Currículo oculto: abrange as ações, comportamentos, atitudes e valores que se aprendem implicitamente com o conteúdo científico.

Em que consiste a teoria tradicional?

sentido, a Teoria Tradicional impõe a separação entre o individuo e a sociedade, pois o comportamento humano passa a ter a própria sociedade como seu objeto. Qualquer crítica que parta de um diagnóstico de classe, segundo Hokheimer, reproduz a mesma lógica para a qual se dirige, e, portanto, não é Teoria Critica.

Como surgiram as teorias críticas do currículo?

A teoria tradicional do currículo teve como principal teórico John Franklin Bobbitt (1876-1956) que em 1918, escreveu sobre o currículo, em um momento conturbado da história da educação nos Estados Unidos (em que, diversas forças de cunho político, econômico e cultural queriam envolver a educação de massas de acordo ...

Qual a importância da teoria pós crítica?

Em contraste com as teorias críticas, as teorias pós- críticas não limitam a análise do poder ao campo das relações económicas do capitalismo. Com as teorias pós-críticas, o mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade (SILVA, p. 148-149).

O que é uma teoria crítica?

A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.

Qual o objetivo das teorias críticas?

Neste sentido, a teoria crítica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar o que eles chamavam de "crise da razão" (nova crítica ao Funcionalismo).

O que distingue uma teoria do currículo da teoria educacional mais ampla?

O que distingue uma teoria do currículo da teoria educacional mais ampla? ... O autor enfatiza a suposição de que a teoria desvela o real, ou seja, este processo se constitui através da correspondência entre teoria e realidade. Dessa forma, trata-se de um fenômeno representacional que, na sua essência, reflete a realidade.

O que é a Teoria Crítica da educação?

A teoria crítica da educação, conforme os pressupostos teórico-metodológicos da te- oria social crítica, constitui-se como uma contribuição muito significativa para as análises sobre o processo de formação social que podemos estabelecer na atualidade.

O que é teorias do currículo de Tomaz Tadeu da Silva?

Essa concepção converge com a de Tomaz Tadeu da Silva (2005, p. 15): O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir , precisamente o currículo.

Quais são as teorias de um currículo?

Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas.

Quais teorias pedagógicas e de teorias de currículos estruturam a seleção de conteúdos e metodologias nos planos e na prática de ensino dos professores em ação?

Ao considerarmos quais teorias pedagógicas e teorias de curriculum estruturam a seleção de conteúdos e metodologias nos planos e na pratica de ensino dos professores em ação podemos dizer que o professor atribui muita importância ao conteúdo pedagógico e curricular para formação e desempenho do aluno e partindo do ...

Quais críticas são feitas por meio da filosofia marxista e da sociologia crítica aos currículos tradicionais da educação?

Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. ... Marx não via com bons olhos uma educação oferecida pelo Estado-Nação burguês, capitalista, basicamente por desacreditar no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado.

Qual a importância do currículo oculto no ambiente escolar?

O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. E estabelece uma rede de suposições que visa determinar regras sobre a conduta dos estudantes.

O que quer um currículo pesquisas pós críticas em educação?

Pesquisas Pos-Criticas Em Educação Capa comum – 1 janeiro 2004. Fruto de atividades de pesquisa no campo do currículo na UFRGS, este livro reforça a linha da educação para a cidadania.

Onde começa e em que contexto se desenvolve a história das teorias do currículo?

Os estudos sobre currículo nascem nos Estados Unidos,1 onde se desenvolveram duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, com Bobbitt, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial, utilizando o modelo organizacional e administrativo de Frederick Taylor.

Quando surgiu o currículo escolar no Brasil?

As décadas de 1970 e 1980 marcaram as formulações de perspectivas novas sobre o currículo. As críticas ao caráter instrumental, apolítico e técnico da concepção dominante (tradicional) foram o material inicial para a elaboração das chamadas teorias críticas de currículo, que dominaram a cena educacional do período.

Artigo anterior
Como incluir pagamento no eSocial?
Artigo seguinte
Quando sei que um processo de inventário está no fim?