Quais as características da função metalinguística?

Perguntado por: Isabel Nascimento  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

A principal característica da função metalinguística da linguagem é o foco no código, o qual é utilizado para explicar, analisar e refletir sobre o próprio código. Esse conceito tem grandes aplicações no dia a dia.

Como saber se é função metalinguística?

A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo. Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem.

O que é uma função metalinguística da linguagem?

Na função metalinguística, o foco está no código usado para transmitir a mensagem, podendo ser esse código o gênero textual, o idioma ou a própria linguagem em si, que fica explícito na mensagem. Por exemplo, veja a pintura a seguir: “As meninas”, de Diego Velázquez (1656), um exemplo de função metalinguística.

O que é metalinguagem dê exemplos?

Assim, a metalinguagem é considerada uma das funções da linguagem. Pode ser entendida como uma mensagem que evidencia a própria linguagem utilizada nela. Por exemplo, um romance que fala sobre literatura, um filme cuja temática é o cinema, um poema que fala de poesia etc.

Quais são as principais funções da linguagem?

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

Função metalinguística - Brasil Escola

16 questões relacionadas encontradas

Qual a função da metalinguagem?

A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação. A metalinguagem ocorre quando, no próprio discurso, faz-se referência à linguagem utilizada para transmitir uma ideia. Assim, o enunciado fala de si próprio, podendo apontar inclusive para suas próprias características.

Qual é o elemento da comunicação está relacionada a função metalinguística da linguagem?

A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas. Ouça o texto abaixo! As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal.

Qual a diferença entre metalinguagem e metalinguística?

Além da metalinguagem, que é centrada no código, as outras funções são: função emotiva, função conativa, função poética, função referencial e função fática. Mas o que iremos falar aqui é sobre a função metalinguística - procedimento em que se usa a linguagem para falar da própria linguagem.

Quais são as habilidades metalinguísticas?

A habilidade metalinguística refere-se à capacidade de pensar a própria língua; que incluem as habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica. Os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita estão relacionados ao processamento fonológico, incluindo memória e consciência fonológica15-17.

Qual a diferença entre a função metalinguística é a função referencial?

Para diferenciar essas duas funções da linguagem é importante entender que a função metalinguística é aquela usada para explicar o código pelo próprio código, ou seja, se caracteriza por ser uma linguagem que fala dela mesma. Já a função referencial se refere de forma objetiva sobre vários temas.

Quais são as seis funções da linguagem?

Ela é dividida em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Em suma, cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos da comunicação, que são: emissor, receptor, mensagem, referência, canal e código.

É correto afirmar que a função metalinguística escolha uma opção?

💡 1 Resposta. A função metalinguística ocorre quando a língua é utilizada para explicar a própria língua. Portanto, a alternativa correta é a letra "e".

Como identificar a função poética?

A função poética é uma das seis funções da linguagem. Caracteriza-se pelo foco na mensagem, buscando construí-la de modo expressivo, sendo comum em obras artísticas. A função poética é comum em textos literários. Neles, palavras e imagens podem ter múltiplos significados ou interpretações.

Quais são os 5 tipos de linguagem?

Quais são os 7 tipos de linguagem?
  • Linguagem formal.
  • Linguagem informal.
  • Linguagem verbal.
  • Linguagem não verbal.
  • Linguagem híbrida ou mista.
  • Linguagem visual.
  • Linguagem corporal.
  • Linguagem oral.

Quais são as características da função emotiva?

A função emotiva, nosso objeto de estudo, é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa.

Como identificar os elementos da comunicação?

Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.

São exemplos de função referencial?

Alguns exemplos do uso da função referencial que podem ser encontrados em nosso cotidiano são as notícias de jornal, os materiais didáticos e os textos científicos, já que todos eles prezam pela informação a ser transmitida e procuram realizar essa transmissão de modo objetivo.

Quanto às funções da linguagem é correto afirmar que?

Quanto às funções da linguagem é correto afirmar que? Questão Quanto à noção de funções da linguagem, é correto afirmar que: prevalece, nos textos acadêmicos, a função emotiva da linguagem.

Quais são os tipos de figuras de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Quais são os códigos da linguagem?

Quais são os códigos da linguagem? O código utilizado no processo comunicativo pode vir de várias formas, verbal ou não verbal. Esse código pode ser por sinais, gestos, sons, textos, desenhos, etc. Os idiomas, libras e os sinais de trânsito são tipos de código.

Como identificar cada função de linguagem?

Resumo: funções da linguagem e suas características
  1. Função emotiva: foco no emissor.
  2. Função conativa: foco no receptor.
  3. Função poética: foco na mensagem.
  4. Função metalinguística: foco no código.
  5. Função fática: foco no canal.
  6. Função referencial: foco no contexto.

Artigo anterior
Como é feito o procedimento paracentese?
Artigo seguinte
Quando a medicação não faz efeito?