Quais as atividades que não caracterizam periculosidade para fins de percepção de adicional?

Perguntado por: David Coelho de Monteiro  |  Última atualização: 18. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

Não se caracterizam periculosidade, para fins de recebimento do adicional, o manuseio, a armazenagem e o transporte de recipientes de até 5 litros, lacrados na fabricação, contendo líquidos inflamáveis, independentemente do número total de recipientes manuseados, armazenados ou transportados, sempre que obedecidas as ...

São consideradas atividades perigosas exceto de acordo com a nr16 ):?

A NR-16 e seus anexos definem as atividades e operações que são consideradas perigosas, EXCETO:
  • A. atividades com explosivos e inflamáveis.
  • B. atividades com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.
  • C. atividades com energia elétrica.
  • D. atividades com motocicleta.
  • E. atividades com radiações não ionizantes.

Quais são as atividades consideradas perigosas ou seja em que há percepção de periculosidade?

De acordo com a Norma Regulamentadora 16 (NR-16), são consideradas atividades perigosas aquelas que envolvem:
  • Explosivos;
  • Inflamáveis;
  • Eletricidade;
  • Radiações ionizantes;
  • Substâncias radioativas;
  • Segurança pessoal ou patrimonial;
  • Outras atividades que possam colocar a vida do trabalhador em perigo.

Como descaracterizar a periculosidade?

16.3 É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante LAUDO TÉCNICO elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.

Não tem direito ao adicional de periculosidade?

Somente o trabalhador empregado tem direito a ele. Logo, outras categorias profissionais — como os trabalhadores autônomos ou profissionais liberais — não gozam desse benefício. O adicional de periculosidade faz parte dos direitos trabalhistas , assim como as gratificações e as indenizações.

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE (Como Funciona Insalubridade no Trabalho), Direito Valor Adicional?

18 questões relacionadas encontradas

Quais atividades têm direito a periculosidade?

Para que uma atividade seja considerada perigosa e dê direito ao adicional de periculosidade, ela deve envolver a exposição a:
  • inflamáveis;
  • explosivos;
  • energia elétrica;
  • uso de motocicleta;
  • roubos;
  • violência física decorrente do exercício de segurança pessoal ou patrimonial.

Quais são as 06 atividades que geram adicional de periculosidade?

Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial.

Quais são os tipos de atividades consideradas perigosas na forma da lei?

"Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis, explosivos e energia elétrica, em condições de risco acentuado.

São consideradas atividades ou operações perigosas?

A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.

O que diz a Súmula 364 do TST?

Notícias do TST

A nova redação da Súmula 364 do Tribunal Superior do Trabalho não mais permite a fixação do adicional de periculosidade inferior ao determinado por lei e proporcional à exposição ao risco, ainda que a redução seja pactuada em acordos ou convenções coletivos.

Quem trabalha com tinta tem direito a periculosidade?

Empregado que trabalha com óleo, tinta, energia elétrica etc tem direito a receber adicional de insalubridade e ou periculosidade.

Quanto vale 5 anos de periculosidade?

Quanto vale 5 anos de periculosidade? De acordo com informações do INSS, a cada 5 anos de periculosidade, o homem ganha 2 anos, enquanto a mulher ganha mais 1 ano.

Quem trabalha com produtos químicos têm direito a periculosidade?

Este tema foi normalizado pelo artigo 189 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e devidamente detalhado pela Norma Regulamentadora n°15 (NR-15). Ou seja, quando estiver exposto a riscos físicos, químicos ou biológicos dentro dos critérios da NR-15, o trabalhador terá direito ao benefício.

Quais os agentes de periculosidade constam na Norma NR-16 atual?

Todos os trabalhadores da área de operação. Nos postos de reabastecimento de aeronaves. Todos os trabalhadores nessas atividades ou que operam na área de risco. Nos locais de carregamento de navios-tanques, vagões-tanques e caminhões tanques e enchimento de vasilhames, com inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos.

O que pode ser considerado uma atividade de risco?

Veja abaixo algumas profissões associadas pela Justiça à atividade de risco:
  • Vigilante patrimonial;
  • Trabalhador que atua na área de transporte de inflamáveis ou em contato com explosivos;
  • Coletor de lixo;
  • Motorista de caminhão e de coletivo urbano;
  • Motoboy;
  • Carpinteiro;
  • Torneiro mecânico;

Quais são as atividades consideradas insalubres?

Com base na NR-15, podemos citar como exemplos de insalubridade no trabalho:
  • Ruídos contínuos ou intermitentes;
  • Ruídos de impacto;
  • Radiações ionizantes e não ionizantes;
  • Condições hiperbáricas;
  • Exposição ao calor (acima de 28°C) ou frio (abaixo de 12°C) extremos;
  • Vibrações;
  • Umidade;
  • Poeiras minerais;

Quais atividades são consideradas perigosas Segundo a NR 16?

De acordo com a NR 16, são consideradas atividades e operações perigosas aquelas que envolvem explosivos, materiais inflamáveis, substâncias radioativas, exposição a roubos e outros tipos de violência, instalações ou equipamentos elétricos energizados e atividades que utilizam motocicletas.

Quais atividades a NR-15 considera insalubre?

As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente.”

O que é NR-16 atividades e operações perigosas?

O que é a NR-16? A NR-16 é uma norma que determina quais são as diretrizes para empresas que lidam com atividades e operações perigosas, além de definir os procedimentos para o pagamento do adicional de periculosidade, que todos os profissionais dessas áreas têm o direito de receber.

O que o artigo 193 da CLT determina que são consideradas atividades ou operações perigosas?

Conforme a CLT, “são consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado” (art. 193).

O que entra a periculosidade?

O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).

O que é atividade penosa insalubre e perigosa?

A periculosidade, se trata daquelas atividades em que o seu exercício é um constante perigo para o trabalhador. Já a insalubridade, quer dizer que o exercício da atividade pode não ser saudável ao colaborador, pois ele está constantemente exposto a agentes físicos, químicos ou biológicos.

Quais atividades são consideradas perigosas onde o trabalhador deve ser amparado pela lei?

As atividades e operações perigosas são aquelas determinadas pela NR 16 na qual são citadas as atividades consideradas perigosas no transporte, armazenamento e manipulação, realizados com explosivos e inflamáveis.

Quem tem direito a 40% de periculosidade?

Conforme o artigo 193 da CLT, o adicional de periculosidade deve ser concedido a todos os colaboradores que são expostos permanentemente a trabalhos com produtos inflamáveis, explosivos ou energia elétrica e profissionais que exercem atividades de segurança patrimonial e pessoal.

Foi aprovado periculosidade para porteiro?

O Projeto de Lei 1142/22 determina o pagamento de adicional de periculosidade para porteiros, no valor de 30% sobre o salário.

Artigo anterior
Quais os tipos de erros de medição?
Artigo seguinte
Qual aplicativo tem mais downloads?