Quais as alíquotas interestaduais e internas do ICMS no Estado de São Paulo são?

Perguntado por: Soraia Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

Cada um dos 26 (vinte seis) Estados mais o Distrito Federal tem suas legislações próprias para estipular as alíquotas do ICMS para as operações internas, em São Paulo elas são de 7%, 12%, 18%, 20%, 25% e 30%, e para estabelecer as alíquotas nas operações interestaduais a competência é do Senado Federal, são elas 4% ...

Qual a alíquota de ICMS interestadual de São Paulo?

São Paulo – SP

De acordo com o regulamento ICMS (RICMS) de São Paulo, as alíquotas praticadas pelo estado de São Paulo para as operações interestaduais variam de 4% a 12%.

Quais são as alíquotas interna e interestadual de cada Estado 2021?

Vale lembrar que as alíquotas podem sofrer uma variação entre 7% e 35%.
...
Alíquota de cada estado para calcular o ICMS
  • Acre – 17%
  • Alagoas – 17%
  • Amazonas – 18%
  • Amapá – 18%
  • Bahia – 18%
  • Ceará – 18%
  • Distrito Federal – 18%
  • Espírito Santo – 17%

Qual a alíquota interna de São Paulo?

Artigo 52 – As alíquotas do imposto são: Alíquota interna de 18% e interestaduais de 7% e 12% permanecem.

Quais as alíquotas de ICMS estaduais e interestaduais?

Podemos dividir as alíquotas do ICMS em 2 (duas) categorias distintas, quais sejam: i) as alíquotas internas (18% no Estado São Paulo, por exemplo) e; ii) as alíquotas interestaduais (varia de 4% a 12%, conforme a origem e destino da mercadoria e conteúdo de importação presente na mercadoria).

ALÍQUOTAS INTERESTADUAIS - ICMS

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de alíquota interna e interestadual?

d) “ALQ interna” é a alíquota interna estabelecida no Estado de destino para as operações com o bem e a mercadoria destinados a consumidor final; e) “ALQ interestadual” é a alíquota estabelecida para a operação (4%, 7% ou 12%, conforme o caso).

Qual o ICMS interestadual?

A alíquota de 4%, conforme definida pela Resolução do Senado Federal n.o 13/2012, será aplicada apenas para as operações INTERESTADUAIS.

Como calcular ICMS interestadual?

O cálculo realizado pelo sistema:

Base do ICMS = Valor do produto + Frete + Outras Despesas Acessórias – Descontos + IPI. ICMS: Base do ICMS * % interestadual da UF de destino. Partilha do ICMS = Base do ICMS * ((% do ICMS Interna da UF de destino – % ICMS Interestadual da UF de destino) / 100).

Quando se aplica 4% de ICMS?

A alíquota de 4% da Resolução do Senado Federal n.º 13/2012 é aplicável a todas as operações interestaduais com bens e mercadorias importadas ou com Conteúdo de Importação maior que 40% entre contribuintes de ICMS desde 1º de janeiro de 2013.

Quais as alíquotas aplicáveis nas operações interestaduais?

Resolução Senado Federal Nº 22 de 1989

Art. 1o. – A alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, nas operações e prestações interestaduais, será de doze por cento (12%).

Como calcular diferença de ICMS entre estados?

Para descobrir esse valor, faremos a seguinte operação:
  1. DIFAL = Valor da Operação x (Alíquota interna – Alíquota interestadual)
  2. DIFAL = 1000 x (0,18 – 0,12)
  3. DIFAL = 1000 x 0,06.
  4. DIFAL = R$ 60,00.
  5. ICMS Interestadual = Valor da Operação x Alíquota Interestadual.
  6. ICMS Interestadual = 1000 x 0,12 = R$ 120,00.

Quanto do ICMS vai para o governo federal?

A Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, estabelece em seu artigo 158, inciso IV que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertence aos Municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º), devem ser repassados de acordo com os Índices ...

Qual o ICMS mais caro do Brasil?

Com as constantes altas da gasolina, na busca por um culpado pelo aumento, a alíquota de ICMS sobre os combustíveis praticada pelos Estados vem sendo bastante atacada. No Brasil, ela varia por Unidade da Federação, sendo 25% a menor (praticada por alguns Estados) e 34% a maior, praticada pelo Rio de Janeiro.

Como funciona o ICMS de um estado para outro?

O cálculo do Diferencial de Alíquota de ICMS é feito de modo que seja encontrada a diferença entre alíquota do estado de destino e tarifa interestadual. Se uma mercadoria vai ser transportada de São Paulo ao Rio de Janeiro, então a tarifa interestadual vai ser de 12%.

O que quer dizer venda interestadual?

Nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interestadual e caberá ao Estado de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota ...

Quem tem que pagar diferencial de alíquota?

O Difal é recolhido no momento da emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) pelo vendedor, quando a venda é realizada a não contribuintes do ICMS. Se a venda ocorrer entre dois contribuintes do ICMS, a diferença deve ser paga pela empresa que está comprando o produto ou serviço (estado de destino).

O que é BC interestadual?

BC = base de cálculo do imposto, observado o disposto no § 1º. ALQ inter = alíquota interestadual aplicável à operação ou prestação. ALQ intra = alíquota interna aplicável à operação ou prestação no estado de destino.

Qual a menor alíquota de ICMS do Brasil?

Essas alíquotas, são definidas pelos Estados aprovadas pelas respectivas Assembleias Legislativas. “O Amapá tem a menor alíquota que é de 25%, bem abaixo da média nacional estabelecida entre 28% e 32%. Já o Rio de Janeiro possui alíquota de 34%, que é acima”, explicou o coordenador de tributação da Sefaz, Daniel Braz.

Quais são as alíquotas de ICMS?

Alíquota no ICMS

A alíquota geral do ICMS varia de 17% a 18% nas operações internas, conforme definição estadual.

Como calcular imposto de mercadoria de outro estado?

Em 2018, 80% do valor do ICMS deve ser destinado ao estado de destino do produto, enquanto os 20% restantes ficam com o UF de origem. A partir de 2019 é que o valor do imposto será recolhido integralmente ao local onde a mercadoria foi comprada.

Como saber se tem Difal ou não?

Para descobrir o Difal do ICMS, é preciso ter o valor de diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna:
  • Saiba o valor da operação antes da incidência do ICMS.
  • Calcule o valor devido de ICMS com a alíquota interna.
  • Calcule o valor do ICMS devido com a alíquota interestadual.

Como calcular diferencial de alíquota ICMS 4?

Tem que ser recolhido normalmente a diferença entre a alíquota interna e externa mesmo sendo simples nacional. Ou seja, se a alíquota interestadual for 4% e a interna 18%, deve-se recolher os 14% como no caso de vocês.

Artigo anterior
Qual será a maior dificuldade que o RH após o fim da pandemia?
Artigo seguinte
Quais são os pontos negativos da reciclagem?