Quais as adaptações que fazem parte do currículo para garantir a inclusão e permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular?

Perguntado por: Santiago Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
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De modo geral dentre essas adaptações que fazem parte do currículo, para garantir a inclusão e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular, estão: ▪ A criação de condições físicas, materiais e ambientais na sala de aula; ▪ Favorecer o melhor nível possível de comunicação e interação ...

Quais são as adaptações curriculares?

Adaptações Curriculares

São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Como adaptar o currículo para alunos especiais?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.
  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.

Quais são os objetivos das adaptações curriculares?

As Adaptações Curriculares são providências que devem ser implementadas para atender às necessidades educacionais de cada aluno, inclusive às necessidades educacionais especiais, de forma a favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida, e no processo de transformação ...

O que é adaptações relativas ao currículo da classe?

Adaptações relativas ao currículo da classe, que se referem, principalmente, à programação das atividades elaboradas para sala de aula. Adaptações individualizadas do currículo, que focalizam a atuação do professor na avaliação e no atendimento a cada aluno. (GLAT; OLIVEIRA apud MEC, 1998, s/p).

Adaptação Curricular para alunos com deficiência - Prof. Camila Rodrigues

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os três níveis de adaptação curricular?

Realizam-se em três níveis:

no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula; no nível individual.

O que são adequações curriculares?

A Adequação Curricular é um documento de prática diária no âmbito educacional. Sendo assim, as sondagens individuais devem ser aplicadas sem tensão, de forma que essas atividades tornem-se cotidianas e sirvam como instrumentos para a orientação do trabalho pedagógico.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Qual o objetivo das Diretrizes curriculares Nacionais para educação Especial?

Dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiências, sua integração social, assegurando o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais.

Qual a importância da adaptação curricular no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?

Assim, a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando um caminho para nortear a prática pedagógica por meio de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial e do ensino regular, no intuito de apoiar os alunos com deficiência e, em ...

Como deve ser o currículo para educação especial?

De acordo com os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o Currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.

Como elaborar um currículo adaptado?

Para elaborar este currículo são utilizadas as avaliações diagnóstica (que leva em conta o nível cognitivo do aluno) e da linguagem, bem como a adequação do aluno ao que é esperado para sua idade cronológica.

Como deve ser as adaptações curriculares na área da deficiência intelectual?

Ao professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.

Quais são as adaptações curriculares de pequeno porte?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...

Quais são as adaptações curriculares de grande porte?

As adaptações de grande porte compreendem modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, e que extrapola a área de atuação específica do professor, das quais podemos citar a criação de condições físicas, ambientais e ...

O que são adaptações curriculares passei direto?

b ) As adaptações curriculares são resumos para promover maior eficácia educativa.

Qual a importância das diretrizes da Política Nacional de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

O que propõe as diretrizes curriculares nacionais para a educação especial no seu artigo 5º?

Os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais e requeiram atenção individualizada nas atividades da vida autônoma e social, recursos, ajudas e apoios intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativas que a escola comum não consiga prover, podem ser atendidos, em caráter ...

O que diz a LDB sobre a educação especial?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

O que é diversificação curricular?

A diversificação curricular pretende trabalhar tanto a partir do heterogêneo, como a partir do comum e compartilhado que se encontra em todo território didático, privilegiando sempre o valor educativo do diverso. Diversificar é singularizar, dentro do contextual e plural.

Qual a importância da adequação curricular?

As adequações curriculares possibilitam que os alunos que são públicos-alvo da Educação Especial desenvolvam as habilidades e competências propostas pelo currículo, a partir de ações e estratégias, planejadas e pensadas para atender as suas necessidades e especificidades.

Qual a diferença entre adaptação e adequação curricular?

Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar. A própria expressão “adaptado” denuncia que se trata de um “remendo”, uma mudança pontual, específica para alguns: os “diferentes”. Como se os demais fossem todos iguais.

São exemplos de adaptações metodológicas e didáticas?

São de dois tipos: ( ) Adaptações metodológicas e didáticas: realizam-se por meio de procedimentos técnicos e metodológicos, estratégias de ensino e aprendizagem, procedimentos avaliativos e atividades programadas para os alunos.

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