Quais as 5 fases do procedimento comum?

Perguntado por: Vitória Alves de Mota  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

O processo civil é dividido em 5 fases, a postulatória, instrutória, decisória, recursal e a executória.

Quais são as fases do procedimento comum CPC?

O procedimento comum, no atualíssimo processo civil brasileiro, pode ser dividido em cinco fases: postulatória, ordinatória, instrutória, decisória e liquidatária.

Quais são as 4 fases do processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de "fase de cumprimento de sentença.".

Como se dividem os tipos de procedimento comum?

O procedimento comum é composto por quatro fases: postulatória, saneadora, instrutória e decisória.

Quanto tempo demora um procedimento comum cível?

O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.

Procedimento Comum (resumo em 15 minutos)

30 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para sair a decisão do juiz?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Quanto tempo leva para o juiz intimar?

O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição.

O que vem depois do procedimento comum?

O que vem depois do procedimento comum? Assim, o procedimento comum, que passa a ser único e não mais separado em ordinário e sumário, é aplicável aos procedimentos especiais e ao processo de execução naquilo em que não houver regulamentação diversa.

Qual a finalidade do procedimento comum?

Mas o que é o procedimento comum? Existem, no direito brasileiro, basicamente 2 tipos de processo. São eles o processo de conhecimento, que tem por objetivo a obtenção de uma sentença que reconheça um direito, e o processo de execução, que tem por finalidade a satisfação de um título executivo.

Quando cabe procedimento comum?

O procedimento comum é o rito aplicável a todo processo judicial que não tenha legislação própria (especial). É conhecido pela doutrina como procedimento padrão e é definido pelo Código de Processo Civil de 2015, em seu Artigo 318.

Como saber em que fase está o processo?

Como saber sobre o andamento de um processo judicial

Após identificar o órgão competente, é preciso acessar um site e pesquisar o número do processo e pelo nome das partes (caso não haja tramitação em segredo de justiça). E, em certos casos, pode ser pesquisado pelo CPF ou CNPJ também.

Qual é a fase final do processo?

Do Julgamento

A decisão final é a principal decisão do processo, ainda que não chegue a efetivamente apreciar o mérito da causa, como as decisões de não conhecimento, de prejudicialidade, de homologação de desistência e de negativa de seguimento.

Quais são os 3 processos?

Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes:
  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

Quais são os procedimentos comuns civil?

Procedimento Comum no Processo Civil
  • Propositura da demanda.
  • Vícios na petição inicial.
  • Marcação de audiência de conciliação.
  • Oferecimento da contestação e contagem de prazo.
  • Réplica.
  • Saneamento e Instrução.
  • Sentença.

O que significa fase Ordinatória?

Trata-se da segunda fase do procedimento comum. Inicia-se com o fim da contestação (defesa). Os autos seguem conclusos ao Juiz para que tome as devidas providências.

O que é a fase probatória?

É a fase em que se realizam os atos processuais destinados à produção da prova, como a apresentação de documentos, a oitiva de testemunhas, a realização de perícias, etc. Pelo princípio da liberdade probatória quanto ao momento da prova, em regra, as provas podem ser produzidas a qualquer momento (LIMA, 2016).

Quantas fases tem o procedimento comum?

Resposta: As fases do procedimento comum são: Postulatória, Saneadora, Instrutória ou Probatória e Decisória. Segundo o artigo 318 do NCPC, aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário do CPC ou de lei.

Quais são as principais características do procedimento comum?

2- Quais são as características do procedimento comum? Resposta: O procedimento comum é um rito exauriente que busca através dos fatos apresentados pelas partes acertar/reconhecer o direito da parte na sentença.

Qual a diferença do procedimento comum e especial?

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

O que vem antes da sentença?

A fase de conhecimento, também chamada de fase cognitiva, tem o objetivo de apresentar todos os elementos disponíveis para que o juiz possa proferir uma sentença e decidir sobre a disputa.

O que acontece depois da contestação?

Depois da contestação, só é lícito ao réu deduzir novas alegações quando: I - relativas a direito ou a fato superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofício; III - por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e grau de jurisdição.

O que é fase cognitiva do procedimento comum?

A fase cognitiva, também conhecida como fase de conhecimento ou de instrução, é caracterizada pela apresentação de provas que embasam a ação e a realização de audiências de conciliação e de instrução (ocasião em que são ouvidos autor(es), réu(s), testemunhas e em algumas situações os peritos).

Quanto tempo leva para uma pessoa ser intimada?

Quanto tempo demora para receber a intimação? A Lei nº 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, instituiu prazo de 10 dias para que as intimações realizadas pelo “Meio” “Enviar via sistema” sejam lidas. Após esse período, a intimação será considerada ficta (realizada) pelo sistema.

Quando o processo está na mesa do juiz demora?

Quanto tempo demora um processo em “Conclusos para Decisão”? O tempo que dura a etapa “Conclusos para decisão” em um processo pode variar bastante de acordo com as circunstâncias do caso judicial. Segundo a Lei (Código de Processo Civil), o Juiz tem o prazo de 10 dias para proferir uma decisão interlocutória.

Quanto tempo uma pessoa demora para ser citada?

A citação pode ser feita em 4 modalidades: por carta, oficial de justiça, edital ou por meio eletrônico. Em regra, a parte adversa terá 15 dias para apresentar sua contestação, salvo previsão diversa em lei.

Artigo anterior
Como calcular a taxa de descarga de uma bateria?
Artigo seguinte
Quem é hipertenso pode tomar benegrip?