Quais as 3 concepções mais importantes da ética filosófica?

Perguntado por: Adriana Sá de Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)

0 presente trabalho se prop& a abordar esses pontos a partir do exame de tres concepciies eticas distintas: ceptica, universalista dogmatica e relacional.

Quais são as principais concepções eticas?

Comunicação, empatia, isonomia, coerência são conceitos associados à ética, mas outras concepções também estão interligadas.

Qual a sua concepção de ética?

Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.

Quais os três aspectos principais da ética dos antigos?

Podemos resumir a ética dos antigos em três aspectos principais: a natureza, a cultura e a história. o racionalismo, o naturalismo e a inseparabilidade entre ética e política.

Quais são os tipos de ética?

Tipos de ética
  • Ética racionalista. ...
  • Ética teleológica. ...
  • Ética teológica ou cristã ...
  • Ética deontológica. ...
  • Ética utilitarista. ...
  • Ética na Idade Média. ...
  • Ética Moderna. ...
  • Ética contemporânea.

Concepções Éticas — Sócrates e Platão

42 questões relacionadas encontradas

Quais os três tipos de ética?

Os estudos teóricos da Filofofia Moral subdivide a Ética em diversas categorias, as principais são três: Ética Descritiva, Ética Metaética e Ética Normativa. Descreve o que é o Bem e o que é o Mal, através da apreensão empírica dos fenômenos morais.

Quais são as três áreas da ética?

Os filósofos tendem a dividir teorias éticas em três áreas: metaética, ética normativa e ética aplicada.

O que os filósofos antigos pensavam sobre a ética?

Dissociando o homem da sociedade, os estoicos pensavam na ética como um autocontrole individual com aceitação em relação ao que acontece e com a noção de amor ao destino. Tudo faria parte dos planos de uma razão universal. A consequência do agir, segundo esses princípios, seria a imperturbabilidade da alma.

Qual é o legado ético dos filósofos antigos?

Os filósofos antigos consideravam a vida ética um embate contínuo entre nossos apetites e desejos - as paixões - e nossa razão. Somos passionais por natureza, e a tarefa primeira da ética é educar nosso caráter ou nossa natureza para seguirmos a orientação da razão.

O que era a ética para os primeiros filósofos?

O significado da palavra ética vem do Grego ethos, referente ao modo de ser do indivíduo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania.

Quais são as concepções eticas Weber?

De acordo com Weber, a ética da convicção é um pressuposto baseado em verdades, consideradas absolutas e que não têm uma concepção diferente em relação a alguns assuntos relacionados à vida humana.

O que é ética e exemplos?

Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.

O que é ser uma pessoa ética?

Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom. Deve-se ter em conta que cada sociedade possui suas próprias regras morais resultantes da própria cultura.

Quais são as concepções eticas para os gregos?

Ética Platônica: A ética, segundo Platão ( filósofo e matemático da Grécia antiga, Atenas, 348/347 a.C) deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim.

O que é a ética dos direitos humanos?

Considerar os Direitos Humanos como um desdobramento da ética significa, de modo direto e evidente, falar em valores como o direito à vida, a paz, a dignidade humana, a justiça social, o desenvolvimento, a Democracia e, porque não dizer, o direito a felicidade. ...

Qual é a história da ética?

Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.

É correto afirmar que para os filósofos da antiguidade a função da ética e?

4- Para os filosófos da Antiguidade qual era a função da ética? R: Afirmar três grandes princípios da vida moral: por natureza; a virtude; e a conduta ética. Os filósofos antigos consideravam a vida ética transcorrendo como um embate contínuo entre nossos apetites e desejos.

Qual filósofo fala sobre ética?

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) foi o primeiro filósofo a tratar da ética como uma área própria do conhecimento, sendo considerado o fundador da ética como uma disciplina da filosofia.

Quais filósofos falam sobre ética?

Diversos filósofos como Sócrates, Aristóteles, Epicuro e outros, procuraram estudar a ética como uma área da filosofia que estudava as normas da sociedade, a conduta dos indivíduos e o que os faz escolher entre o bem e o mal.

O que o filósofo Kant pensou sobre ética?

A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.

Como o filósofo Kant refere a ética?

A ética de Kant fundamenta-se única e exclusivamente na Razão, as regras são estabelecidas de dentro para fora a partir da razão humana e sua capacidade de criar regras para sua própria conduta. Isso garante a laicidade, independência da religião, e a autonomia, independência de normas e leis, da moral kantiana.

O que Aristóteles fala sobre ética?

Aristóteles concebe as virtudes éticas como mediania (meio-justo), cujas condições subjetivas são a voluntariedade, a deliberação, a escolha e responsabilidade. Para este filósofo, a justiça é a principal virtude ética. Já as virtudes dianoéticas são a filosofia, as artes e a sabedoria prática.

Quais os elementos que compõem a ética?

Diferentemente da Moral, em que os valores e princípios revelam-se interiorizados, na Ética há uma exteriorização dessa base principiológica e axiológica. Destarte, a Ética é um agir consubstanciado na Moral. Quando a conduta humana é baseada nos valores e princípios morais, exteriorizando-os, há o agir ético.

Quais são os tipos de moral?

Exemplos de valores morais
  • Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. ...
  • Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. ...
  • Igualdade. ...
  • Tolerância. ...
  • Solidariedade.

Como é construída a ética?

Basicamente, o conjunto de ética se refere à união de regras, princípios e condutas de comportamento qualificado e moral de um indivíduo, grupo social ou sociedade. Diante disso, a ética é construída com base em valores históricos e culturais, de modo que ajude a garantir o equilíbrio e o bom funcionamento social.

Artigo anterior
Quantos litros de querosene vai no avião?
Artigo seguinte
Qual o tecnólogo mais curto?