Quais aplicações usam UDP?

Perguntado por: Vítor Carlos Barros Coelho Maia  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

Como dito anteriormente, o protocolo UDP é simples se comparado ao TCP, então somente alguns protocolos utilizam o UDP para transporte de dados que são: o TFTP (Trivial File Transfer Protocol), SNMP (Simple Network Management Protocol), DHCP (Dynamic Host Control Protocol), DNS (Domain Name Service).

Quais são as aplicações que usam TCP UDP e ambos?

Aplicações dos protocolos TCP e UDP

Exemplos clássicos são os programas FTP (File Transfer Protocol) e o TELNET(Telecomunications Network). FTP – O (File Transfer Protocol) é uma poderosa ferramenta para transmitir arquivos pela Internet.

Quais aplicações utilizam o protocolo TCP?

Aplicações, protocolos e serviços de TCP/IP
  • Protocolo Bootstrap. ...
  • Ligação à Internet. ...
  • Dynamic Host Configuration Protocol. ...
  • IBM Tivoli Directory Server for i (LDAP) ...
  • Sistema de Nomes de Domínio. ...
  • Correio electrónico. ...
  • File Transfer Protocol. ...
  • Filtragem de IP e conversão de endereços de rede.

São campos do protocolo UDP?

O cabeçalho do UDP possui quatro campos, cada um com 2 bytes – totalizando 8 bytes. Eles são: Porta de origem (source port) – opcional: A porta do dispositivo que envia os dados. Este campo pode ser definido como zero se o computador de destino não precisar responder ao remetente.

Quais os campos de um segmento UDP?

O segmento UDP contém quatro campos de cabeçalho com 16bts cada, como mostrado no figura abaixo. A porta da fonte é um campo opcional que permite ao destinatário identificar o processo no remetente (demultiplexação) e a porta de destino identifica o processo de destino do segmento UDP.

Curso de Redes - Introdução ao Protocolo UDP

17 questões relacionadas encontradas

Quais três campos são usados em um cabeçalho do segmento UDP?

Quais são os três campos usados em um cabeçalho de segmento UDP? (Escolha três.) Explicação: Um cabeçalho UDP consiste apenas nos campos Porta de origem, Porta de destino, Comprimento e Soma de verificação.

Quais dispositivos podem utilizar o protocolo TCP IP?

O protocolo é como uma linguagem utilizada para fazer dois computadores ou um computador e um dispositivo (como o CLP) conversarem entre si. Antes de ir mais afundo neste tutorial, é recomendado que você saiba como funciona o modelo OSI, que é fundamental para entender como o protocolo TCP-IP funciona.

Qual protocolo utiliza porta TCP e UDP?

Os protocolos que usam principalmente portas são os protocolos da camada de transporte, tais como o Protocolo de controle de transmissão (TCP) e User Datagram Protocol (UDP) do conjunto de protocolos da internet.

O que é TCP e UDP e qual a diferença entre eles?

A principal diferença entre TCP e UDP é a velocidade, já que o TCP é comparativamente mais lento que o UDP. No geral, o UDP é um protocolo muito mais rápido, simples e eficiente; no entanto, a retransmissão de pacotes de dados perdidos só é possível com TCP.

O que é uma porta TCP e UDP?

O TCP é um protocolo orientado a conexão. A orientação da conexão significa que os dispositivos de comunicação devem estabelecer uma conexão antes de transmitir os dados e devem fechar a conexão após a transmissão dos dados. Já o UDP é o protocolo orientado a data gramas.

Como abrir as portas TCP e UDP?

  1. Clique no botão 'Iniciar' na sua Barra de Tarefas do Windows.
  2. Clique em 'Painel de Controle'
  3. Na caixa de busca, digite 'firewall'
  4. Clique na opção 'Firewall do Windows'
  5. No painel esquerdo, clique em 'Configurações Avançadas'
  6. Se uma confirmação ou a senha de administrador forem solicitadas, digite a senha para confirmar.

Qual a função das portas de comunicação TCP e UDP?

TCP garante a entrega através do uso de confirmações e entrega seqüenciada dos dados. Os programas que usam UDP são responsáveis por oferecer a confiabilidade necessária ao transporte de dados. Os programas que usam TCP têm garantia de transporte confiável de dados.

Quais são as camadas TCP IP?

O TCP/IP
  • Comparação com modelo OSI. Comparativamente ao modelo OSI, pode-se observar como se relacionam as 4 camadas TCP/IP e suas funções:
  • Aplicação (Camada 4) ...
  • Transporte (Camada 3) ...
  • Internet ou Rede (Camada 2) ...
  • Enlace ou Física (Camada 1) ...
  • Características do TCP. ...
  • Características do IP.

Quais são os protocolos da camada de transporte?

A camada de transporte utiliza dois protocolos: o TCP e o UDP. O UDP não é orientado à conexão. Ambos os protocolos podem servir a mais de uma aplicação simultaneamente.

O que é um protocolo de aplicação?

Protocolos de Aplicação. São protocolos projetados para prover funcionalidades requeridas para as aplicações do usuário, de forma a assegurar um nível de garantia de trabalho interativo sobre uma grande extensão de terminais com diferentes capacidades.

Porque o modelo TCP IP é o mais utilizado no mercado hoje em dia?

A garantia oferecida pelo TCP se baseia nas suas verificações. Além de enviar os pacotes, o protocolo verifica se ele chegou ao destinatário e na sequência exata. Aliás, falamos em sequência porque o TCP/IP envolve os chamados datagramas, que são fragmentos de uma informação que transita pela rede.

Qual protocolo de rede é usado para rotear endereços IP?

Dentre os protocolos de roteamento mais usados, pode-se citar o RIP (Route Information Protocol), o OSPF (Open Shortest Path First) e o BGP (Border Gateway Protocol). O endereço usado no Protocolo da Internet é o endereço IP.

Quais são duas características da camada de aplicação do modelo TCP IP?

A camada de aplicação é responsável por gerenciar e deixar disponível ao usuário, todos os sistemas e ferramentas a ele destinados, por ex: ERP, SSH, TELNET, FTP, SGDB, SNMP, e muitos outros aplicativos e recursos disponíveis em uma rede, seja de pequeno ou grande porte.

Quais campos do cabeçalho UDP são opcionais?

Cabeçalho UDP

O uso dos campos “Checksum” e “Número de Porta de Origem” é opcional em IPv4; já em IPv6 apenas o campo “Número de Porta de Origem” é opcional. Comprimento: Este é um campo que especifica o comprimento em bytes do cabeçalho UDP mais os dados carregados.

Quais são as principais características do protocolo UDP?

Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);

Qual campo no cabeçalho TCP indica o status do processo de handshake de três vias?

Para estabelecer uma conexão, os hosts realizam um handshake triplo. Bits de controle no cabeçalho TCP indicam o progresso e o status da conexão.

Como acessar portas UDP?

Para configurar informações de porta UDP do NPS
  1. Abra o console do NPS.
  2. Clique com o botão direito do mouse em Servidor de Políticas deRede e clique em Propriedades.
  3. Clique na guia Portas e examine as configurações das portas.

Como abrir as portas UDP do roteador?

Conteúdo
  1. 1 Acesse o roteador pelo navegador da Internet.
  2. 2 Digite seu nome de usuário e senha.
  3. 3 Encontre a seção de Redirecionamento de Portas (Port Forwarding).
  4. 4 Crie uma entrada personalizada.
  5. 5 Salve suas configurações.

Artigo anterior
Como funciona as máquinas agrícolas?
Artigo seguinte
Qual o valor mínimo de uma causa?