Profissões que estão mais sujeitas a ler?

Perguntado por: Marta Isabela de Vaz  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

Profissionais do comércio e serviços são os mais afetados por LER/DORT. As Lesões por Esforço Repetitivo/ Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, atinge especialmente os membros superiores (dedos, mãos, braços, cotovelos, ombro, etc).

O que é uma lesão por esforço repetitivo Cite algumas profissões que estão mais sujeitas a LER?

A LER (lesão por esforço repetitivo) é designada para definir toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos, como digitação, má postura, tocar piano, dirigir, algumas atividades físicas que exijam muito esforço, fazer crochê, entre tantos outros.

Quais profissões podem causar LER?

Algumas da profissões que mais têm ocorrências de LER/DORT/AMERT são: digitadores, bancários, telefonistas, operários de linhas de montagem, auxiliares de enfermagem, dentistas, costureiras, cabeleireiros, operadores de telemarketing, operadores de caixa, programadores, e diversos outros.

Quais são os principais determinantes para as LER DORT?

Os fatores ocupacionais que contribuem para o surgimento das LER e DORT são: movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição a vibrações.

Quais os profissionais mais suscetíveis a desenvolver LER DORT?

Os profissionais mais suscetíveis a desenvolver o DORT são: bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas e secretárias.

PROFISSOES PARA QUEM PIRA EM LEITURA

20 questões relacionadas encontradas

Quais os principais DORT que afetam os dentistas e como prevenir essas doenças?

As LER/Dort estão relacionadas às atividades laborais realizadas pelos cirurgiões-dentistas que podem desenvolvê-las durante sua vida profissional. Elas não possuem causa única, havendo uma série de fatores que colaboram para o seu aparecimento, como os movimentos repetidos, a má postura e o estresse.

Quais são os sintomas da LER DORT?

Os sintomas mais comuns de uma LER/DORT incluem:
  1. Dor localizada;
  2. Dor que irradia ou que é generalizada;
  3. Desconforto;
  4. Fadiga ou sensação de peso;
  5. Formigamento;
  6. Dormência;
  7. Diminuição da força muscular.

Quais são as dorts?

Quais são os distúrbios mais comuns? Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

Quais as principais lesões provocadas pela DORT?

Sendo assim, quando se fala em DORT, os distúrbios mais comuns relacionados ao trabalho são: dores na região lombar, dores musculares e tendinites — particularmente no ombro, punho e cotovelo.

O que quer dizer a sigla DORT?

Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), as lesões por esforços repetitivos (LER) são desgastes musculares causados pela repetição intensa do mesmo movimento e atingem diversos setores de trabalho.

Como LER e DORT influência no dia a dia das empresas?

Com surgimento desses distúrbios osteomusculares, os trabalhadores são afetados diretamente e em consequência disso a produtividade dos mesmos também, gerando muitas vezes despesas para empresa devido ao alto custo com o tratamento e afastamentos dos trabalhadores do âmbito laboral, e além disso realizar adaptações ...

O que é a doença de LER?

Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.

O que é bom para a lesão por esforço repetitivo?

Nas crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso. Nas fases mais avançadas da síndrome, a aplicação de corticoides na área da lesão ou por via oral, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que devem ser considerados.

O que caracteriza o trabalho repetitivo?

Outra definição de trabalho repetitivo seria referente àquele em que os componentes do trabalho se repetem mais de 15 vezes por minuto e que mobilizam mais de 1/7 da massa muscular global.

Quais são os principais tipos de lesões por esforço repetitivo?

Alguns dos principais tipos de lesões por esforços repetitivos são:
  • Síndrome do Túnel do Carpo.
  • Tendinites dos Extensores dos Dedos.
  • Tenossinovite dos Flexores dos Dedos.
  • Tenossinovite Estenosante (Dedo em Gatilho)
  • Epicondilite Lateral.
  • Doença de Quervain.

Quais as doenças que são consideradas DORT?

É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias –, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o ...

Quais as consequências psicossociais causadas pelo DORT?

Além das despesas previdenciárias, há o custo organizacional, pela diminuição da produtividade e recolocação de funcionários, além de desencadear o aumento do absenteísmo, redução da lucratividade e da qualidade nos serviços.

Quais são as dorts mais comuns?

3) Quais são os distúrbios mais comuns? Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais encontrados têm sido: as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e, mais freqüentemente, as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

Qual é a causa de DORT?

Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Quais são os distúrbios osteomusculares?

Os distúrbios osteomusculares (DOM) representam as principais causas de morbidade nos trabalhadores. Estes distúrbios podem ser entendidos como um conjunto de sinais e sintomas relacionados ao trabalho, tais como dor, parestesia, fadiga e limitação da amplitude de movimento.

O que significa LER e dor?

Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), as lesões por esforços repetitivos (LER) são desgastes musculares causados pela repetição intensa do mesmo movimento e atingem diversos setores de trabalho.

Qual o significado das siglas LER e DORT quais os sintomas como prevenir exemplifique cada uma delas?

LER é a sigla da expressão Lesão por Esforço Repetitivo, que faz parte do quadro de DORT, ou seja, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. É constituída por cerca de 30 doenças, alguns exemplos: Tendinite. Tenossinovite.

Como é caracterizada a dor na segunda fase ou etapa de uma DORT?

Segunda fase: nesse estágio a dor é mais persistente, mas o quadro ainda é leve. Se as condições de trabalho forem alteradas ainda é possível reverter o quadro.

Quais os principais riscos encontrados na prática odontológica?

Os principais riscos do cirurgião-dentista são relacionados a agentes físicos (ruído, iluminação, e radiação), químicos (por exposição a produtos químicos em geral e mercúrio), biológicos (exposição principalmente ao HBV e HIV) e ergonômicos (hábitos, posturas inadequadas e movimentos repetitivos em excesso).

O que pode ser feito para prevenir a ler?

Como prevenir LER e DORT
  • Ao trabalhar sentado, mantenha as costas eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira, que deve ser apropriada para a pessoa e a atividade que ela exerce;
  • Utilize apoios ergonômicos para os punhos durante a utilização do computador;

Artigo anterior
O que é significa ditame?
Artigo seguinte
Por que se chama lanche?