Precisa morar junto para comprovar união estável?

Perguntado por: Viviane Carlota Amorim Lima  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

É comum que muitos imaginem que a união estável existe apenas para aqueles casais que estão a muito tempo juntos, no entanto isso não é um fato, assim como também não é necessário o casal morar junto para se configurar essa relação.

O que é necessário para comprovar união estável?

Lista de documentos que comprovam a união estável
  1. Declaração de Imposto de Renda do segurado, em que consta o interessado como seu dependente;
  2. Disposições testamentárias;
  3. Carteira de Trabalho;
  4. Ficha ou Livro de Registro de Empregados;
  5. Certidão de nascimento, se o casal tiver filhos;
  6. Certidão de Casamento Religioso;

É obrigatório residir na mesma casa para a ocorrência da união estável?

A comprovação de união estável não depende da convivência do casal sob o mesmo teto, nem é preciso ter mais de cinco anos de convívio para caracterizar o fato.

Quanto tempo morando junto para considerar união estável?

Quanto tempo o casal precisa ficar junto para a relação ser considerada uma união estável? Rômulo Mendes – A Lei 8.971 de 1994 determinava que, para a configuração da união estável, eram necessários cinco anos de convivência.

Quem mora junto e união estável?

"A esmagadora maioria dos casais que mantêm união estável vive sob o mesmo teto, mas o fato de não morar junto não é impedimento. Porém é preciso uma justificativa plausível para explicar que esse aspecto não descaracteriza a união estável", diz.

Para configurar união estável é necessário morar junto?

32 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre união estável e morar junto?

O que é a União Estável? ... Comumente as pessoas imaginam que existe um tempo mínimo de relacionamento para ser configurado como união estável ou que existe a necessidade de morar juntos, porém isso é apenas um mito, afinal não existe um tempo mínimo ou algo que diga que o casal necessita residir na mesma casa.

Qual o nome da pessoa que mora junto?

União Estável não é um estado civil

A união estável, apesar de não ser considerado um tipo de estado civil, é reconhecida legalmente e considerada como entidade familiar, porém para preencher um documento oficial, a pessoa é solteira.

Quanto tempo de namoro para ter direito aos bens?

A união estável por muito tempo teve como requisito para seu reconhecimento o tempo mínimo de cinco anos de convivência do casal, conforme a antiga Lei 8.971/94, mas isso foi alterado pela Lei 9.278/96 que afastou prazo mínimo para a caracterização de uma relação em união estável.

Quando a pessoa mora junto mas não é casado tem direito?

Para quem mora junto, a divisão de bens adotada de maneira automática é a de comunhão parcial de bens. ... Sendo assim, em caso de separação, as duas pessoas têm direito aos seus bens adquiridos antes da união, bem como devem dividir os bens adquiridos durante a união mesmo que o item esteja no nome de apenas uma delas.

Quando o cônjuge perde o direito aos bens?

Em 2011, a Lei nº 12.424/11 trouxe nova modalidade de perda da propriedade por abandono do lar, prevendo que, se um dos cônjuges deixar o lar conjugal por dois anos ininterruptos, caracterizando abandono da família, perde o seu direito de propriedade sobre o bem que era residência do casal.

O que descaracteriza a união estável?

Não havendo mais a convivência mútua e contínua, resta descaracterizada a união estável e, com isso também, sua condição de companheira.

É indispensável que os companheiros convivem debaixo do mesmo teto para se configurar uma união estável?

É indispensável que os companheiros convivam debaixo do mesmo teto para se configurar uma união estável? Não, há muito tempo a súmula do STF 382, de 1964, determina o seguinte: ” A vida em comum sob o mesmo teto, more uxorio, não é indispensável à caracterização do concubinato.”

O que diz o artigo 1.723 do Código Civil?

Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Como comprovar união estável antes do casamento?

É possível o reconhecimento da união estável anterior ao casamento, quando caracterizados os requisitos da união estável como continuidade, publicidade e notoriedade do relacionamento.

Como comprovar união estável para receber pensão por morte?

Segundo especialistas, para conseguir a pensão por morte, é necessário estar em uma união estável pelo menos dois anos antes da data do falecimento. A escritura pública é uma forma de comprovação, mas o segurado tem que apresentar dois ou mais comprovantes para convencer o INSS de que vivia junto com o parceiro.

Qual o direito de um casal que mora junto?

Segundo o artigo 1.790 do Código Civil: “A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável [...]”. Ou seja, o companheiro terá parte na herança dos bens comuns comprados durante a união, mas não dos bens particulares.

Como provar que moramos juntos?

Nestes casos, existem alguns documentos que colaboram para provar união estável:
  1. Conta conjunta ou cartão de crédito adicional;
  2. Certidão de nascimento, se houver filhos em comum;
  3. Apólice de seguro;
  4. Prova de mesmo domicílio;
  5. Prova de encargos domésticos;
  6. Certidão de casamento religioso;

Quais são os direitos de quem não é casado no papel?

De acordo com ela, a união estável significa que o casal formou uma família, que convivia junto e o relacionamento entre eles era público.
...
Quais são os direitos de quem não é casado no papel?
  • respeito;
  • compartilhamento de despesas financeiras e apoio moral;
  • guarda, sustento e educação dos filhos.

Quem só namora tem direito aos bens?

Assim, se o seu relacionamento é somente um namoro, mesmo que morem juntos, não há com o que se preocupar, pois seu namorado não terá direitos sobre seus bens, tendo em vista que esse vínculo não gera consequências de ordem jurídica.

Quanto tempo de namoro é preciso para casar?

Segundo o estudo realizado com 633 mulheres casadas de bom nível educacional, a média de 3 anos e 6 meses foi considerada a mais indicada para namorar antes de casar. A pesquisadora ainda concluiu que o período de lua de mel entre os casais pode durar até dois anos depois da troca de alianças.

Quais os direitos de um namorado?

Em qualquer relação, temos o direito de:
  • Ser respeitado, independentemente de se ser rapaz ou rapariga, da idade, nacionalidade e origens culturais;
  • Dar a nossa opinião;
  • Estabelecer limites;
  • Dizer “Não”;
  • Decidir e escolher livremente, sem pressões;
  • Ter outros amigos;
  • Passar tempo com as pessoas de quem gostamos;

O que é pessoa Amasiada?

1. Que se amasiou. 2. Que se juntou com outrem maritalmente.

Qual a diferença entre casar e morar junto?

A diferença maior entre os dois casos é a forma com que o casal vê sua relação. Há quem acredite que seja necessário assumir um compromisso oficial perante a sociedade para demonstrar seu comprometimento e há quem pense que morar junto dividindo a vida a dois já é o suficiente.

Como se separar morando junto?

Tenham uma conversa honesta sobre onde cada um de vocês pode morar. Vocês têm que decidir, por exemplo, quem ficará com o local onde moram, e ambos devem opinar a respeito. Se um dos dois já tinha a casa ou o apartamento antes do relacionamento, essa pessoa deve ficar.

O que mudou na união estável 2019?

O Projeto de Lei 309/21 altera o Código Civil para estabelecer que a existência de casamento ou de união estável de um dos conviventes impede a caracterização e o reconhecimento de novo vínculo de união estável no mesmo período, salvo se a parte casada já estiver separada de fato ou judicialmente.

Artigo anterior
Quais são as classificações das cirurgias?
Artigo seguinte
Como falar sobre alimentação saudável na educação infantil?