Precisa homologar acordo extrajudicial trabalhista?

Perguntado por: Ricardo Marques  |  Última atualização: 26. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

É preciso homologar um acordo extrajudicial trabalhista? A reforma trabalhista trouxe uma série de mudanças e uma delas foi quanto à homologação do acordo extrajudicial. Dessa forma, em seus artigos, ficou estipulado que após a construção dos termos do acordo, esse deve ser submetido à homologação em juízo.

Quando o acordo extrajudicial precisa ser homologado?

Para reconhecer o acordo extrajudicial e dar ainda mais segurança jurídica à essa operação, as partes poderem requerer ainda homologação judicial do procedimento. A homologação nada mais que é o encaminhamento do acordo à justiça, peticionando para que o juiz reconheça o consenso firmado entre as partes.

Como funciona a homologação de acordo extrajudicial na Justiça do Trabalho?

O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado. 1º As partes não poderão ser representadas por advogado comum. 2º Faculta-se ao trabalhador ser assistido pelo advogado do sindicato de sua categoria.

O que acontece se o juiz não homologar o acordo trabalhista?

Não havendo ilicitude ou defeito na composição celebrada, a decisão que não a homologa pode ser considerada ilegal, posto que ocorre em sentido contrário a previsão legal, e reformada pelo recurso adequado.

É possível executar acordo não homologado?

O acordo não homologado perante à Justiça do Trabalho não produz efeito de transação feita no processo, não podendo ser considerado judicialmente válido, nem produz os efeitos do parágrafo único do art. 831 da CLT . Quando muito, representa a notícia de um pagamento realizado.

✅ HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO EXTRAJUDICIAL

22 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz não homologa acordo extrajudicial?

A decisão que nega a homologação de acordo extrajudicial apresentado pelas partes possui natureza de decisão terminativa, da qual caberá recurso ordinário, nos termos do inciso I , do artigo 895 da CLT .

Como homologar acordo na Justiça do Trabalho?

O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado. § 1º As partes não poderão ser representadas por advogado comum. § 2º Faculta-se ao trabalhador ser assistido pelo advogado do sindicato de sua categoria.”

O que diz o artigo 855 B da CLT?

Art. 855-B. O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado.

Qual o prazo para fazer a homologação trabalhista?

a) AVISO PRÉVIO TRABALHADO: neste caso, o prazo para homologação da rescisão é até o primeiro dia útil seguinte ao término do aviso; b) AVISO PRÉVIO INDENIZADO: neste caso, o prazo para homologação é até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão.

Qual o prazo que o juiz tem para homologar um acordo?

Qual o tempo para uma homologação de acordo? Na legislação trabalhista está estabelecido que o juiz pode homologar, no prazo de 15 dias, o acordo sem a presença das partes contratantes, ou em certas ocasiões, pode designar uma audiência para averiguar alguma situação que não esteja nos conformes.

Pode o juiz se recusar a homologar o acordo?

O Juiz tem o dever de respeitar a ordem jurídica, cabendo a ele, segundo entendimento majoritário, homologar o acordo judicial, exceto quando constatar a inexistência de conciliação. A título exemplificativo, havendo lide simulada ou prejuízo grave e iminente para o empregado, pode recusa-se a homologar.

Como protocolar homologação de acordo extrajudicial?

O procedimento de homologação de acordo extrajudicial começa com uma petição conjunta dos interessados, exatamente por concordarem com as verbas e/ou obrigações descritas no termo. As partes deverão ser obrigatoriamente representadas por advogados distintos, com o objetivo de demonstrar a credibilidade do ajuste.

Quais são os requisitos fundamentais para a homologação de um acordo extrajudicial em uma reclamação trabalhista?

Requisitos materiais do acordo:
  • Qualificação das partes.
  • Contexto fático da relação de empregado, com a identificação da relação jurídica e as obrigações pactuadas.
  • O valor do acordo.
  • As verbas devem ser discriminadas, com valor e natureza.
  • Cláusula penal (multa em caso de descumprimento)

O que não pode faltar em um acordo extrajudicial?

As primeiras cláusulas que não podem faltar em um acordo trabalhista são as cláusulas informando o valor do acordo e a forma de pagamento (Parcela única? Várias parcelas? O pagamento ocorrerá em qual data? O pagamento será em mãos ou mediante depósito bancário?).

O que significa homologação de acordo extrajudicial?

A homologação da transação é ato jurisdicional que é dotado de dupla eficácia, uma vez que, a uma, põe fim à relação processual em curso, e outorga ao ato negocial das partes a qualidade de ato processual, com objetivo para gerar a res iudicato e o título executivo judicial.

O que acontece depois que o juiz homologa o acordo?

Uma vez que o acordo é homologado, ele passa a ter validade jurídica, e deve ser cumprido. Caso não o seja, a parte lesada – aquela a quem se devia algo, segundo o acordo – pode entrar com nova ação judicial para cobrar o que ficou acordado. Assim, ocorre uma nova judicialização da questão.

O que acontece se eu não fizer a homologação?

Atraso na homologação do acerto gera direito à multa do artigo 477 da CLT. Quando o acerto rescisório não é realizado integralmente no prazo fixado pela lei, o empregador deve ser penalizado com o pagamento de multa, no valor equivalente a uma remuneração mensal do trabalhador.

O que fazer se a empresa não fizer a homologação?

Se o trabalhador não comparecer na data da homologação no sindicato, cabe ao empregador demonstrar o valor em dinheiro, cheque ou comprovante de depósito já efetuado, exigindo do sindicato uma ressalva na rescisão, isentando-o do pagamento da multa prevista no art. 477 da CLT.

Para que serve a homologação trabalhista?

A homologação trabalhista é um processo fundamental na relação entre empregadores e empregados. Trata-se de uma etapa que ocorre no momento em que um funcionário é demitido e deve receber todos os valores referentes a suas verbas rescisórias, como férias, 13º salário, aviso prévio e outros benefícios.

O que diz o artigo 769 da CLT?

769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título.

Como homologar um acordo?

O processo de homologação só tem início por petição conjunta e com ambas as partes representadas por um advogado. Assim, basta que as partes entrem em comum acordo para que seja proposta a homologação do acordo realizado extrajudicialmente.

O que diz o artigo 853 da CLT?

853 - Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.

Qual a diferença entre acordo Judicial e Extrajudicial?

Enquanto nas Negociações Extrajudiciais, tudo é resolvido de forma amigável e longe do Poder Jurídico, a ação judicial necessariamente precisa passar por todos os trâmites de um processo, inclusive com a Presença de um Juiz para julgamento do caso.

Quem assina o acordo extrajudicial?

Após as pessoas chegarem a um consenso, o acordo extrajudicial é assinado por elas, com duas testemunhas. Esse documento é um termo de compromisso em que as partes assumem responsabilidades que devem ser totalmente cumpridas. Isso significa que ele gera obrigações imediatas para as pessoas envolvidas.

O que o trabalhador recebe no acordo extrajudicial?

Nesta hipótese – havendo acordo entre empregado e empregador para a extinção do contrato de trabalho -, serão devidas, pela metade, as parcelas referentes ao aviso-prévio (se indenizado) e ao acréscimo rescisório sobre o FGTS (“multa do FGTS”), que passará de 40% para 20%.

Artigo anterior
Qual o mínimo de milhas para vender?
Artigo seguinte
Como tirar nota máxima na competência 3?