Precisa de pedido médico para fazer exame de IST?

Perguntado por: Simão Gaspar de Freitas  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

O Teste de DSTs ajuda a proteger a saúde de pessoas com vida sexual ativa, promovendo um diagnóstico precoce para um tratamento adequado e eficaz. Este exame faz uma investigação completa das principais doenças, como HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. Não é necessário pedido médico para a realização dos exames.

É possível fazer exame sem pedido médico?

Mas será que é possível realizar exames laboratoriais sem um pedido médico? A resposta para essa pergunta é: sim! No caso de exames particulares você pode. Mas, o acompanhamento com um médico antes de fazê-los ou após é imprescindível.

Como solicitar exames de IST?

O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Veja a lista dos CTA aqui. Os exames podem ser feitos de forma anônima nos CTA.

Quanto custa um exame de IST completo?

Entre os testes disponíveis estão o de HIV e também de outras ISTs como sífilis e hepatites virais B e C. O teste rápido de HIV custa R$149,00, e o resultado é disponibilizado em até 1 hora (caso não haja a necessidade de exames complementares).

Precisa de pedido médico para fazer exame de sífilis?

Não é necessário pedido médico para a realização dos exames. IMPORTANTE: o prazo refere-se a dias úteis e inicia-se a partir do dia seguinte à coleta - sábados, domingos e feriados não são contabilizados no período. O resultado é disponibilizado a partir das 18h da data de entrega.

Doenças Sexualmente Transmissível (DST): Quem precisa fazer exames?

43 questões relacionadas encontradas

Quando pedir o VDRL?

Na população geral tratada com penicilina, os testes não treponêmicos como, por exemplo, o VDRL, sigla de Veneral Disease Research Laboratory, devem ser solicitados a cada três meses, no primeiro ano, e a cada seis meses, no segundo ano, após o tratamento, ou até o paciente apresentar dois exames negativos consecutivos ...

Como solicitar exame VDRL?

Para a realização do exame o processo é muito simples: coleta-se apenas uma pequena amostra de sangue do paciente, que posteriormente será encaminhada para análise em laboratório. Feito isso, é só aguardar alguns dias, que o resultado estará pronto para ser encaminhado para um médico de sua confiança.

Qual o nome do exame de sangue que detecta DST?

Para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DST), é necessário realizar exames de sangue específicos para o vírus ou agente causador da infecção. O exames VDRL, anti-HIV e ANTI-HCV, por exemplo, servem para identificar sífilis, infecção pelo vírus HIV e Hepatite C respectivamente.

Quais os exames para detectar DST?

Nestes casos, é importante fazer uma consulta médica e exames de sangue para saber se há evidência de uma DST. Mesmo não havendo queixa ou sintoma de uma DST, solicite um exame de sangue. O exame deve incluir, entre outros, o anti-HIV (para AIDS), VDRL (para Sífilis) e HBsAg e anti-HBs (para Hepatite B).

Quem pode solicitar exames laboratoriais?

A solicitação de exames para diagnóstico de doenças (nosológico) é privativo do médico. O alerta geral é para que as pessoas tenham muito cuidado quando alguém não autorizado solicitar exames, seja de laboratório ou mesmo o teste de ergométrico com finalidades diagnósticas.

Quem pode solicitar exame laboratorial?

Ementa: A solicitação de exames laboratoriais deve ser realizada por profissional médico, capaz de elaborar hipóteses diagnósticas que podem ser provadas através dos resultados obtidos e, com estes, propor terapêutica conforme Parecer Consulta 6.796/98-CFM (46/99).

Como saber se tem DST homem?

Conheça as principais DSTs em homens e como são seus tratamentos!
  1. Dor ou queimação durante a micção;
  2. Uma necessidade de urinar com mais frequência;
  3. Dor durante a ejaculação;
  4. Corrimento anormal do pênis, corrimento particularmente amarelado ou com mau cheiro;
  5. Inchaços, bolhas ou feridas no pênis ou órgãos genitais.

Quanto custa um exame de sangue VDRL?

VDRL Quantitativo - R$8,00 - Labi Exames.

O que quer dizer VDRL reagente?

O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame laboratorial que tem como objetivo diagnosticar e monitorar a resposta ao tratamento para sífilis, também conhecida como lues, que é uma infecção sexualmente transmissível.

Como se faz o exame VDRL?

O exame Vdrl consiste em um exame de sangue comum. O responsável retira uma amostra de sangue da veia do paciente, geralmente no braço. Posteriormente, ele envia esse material para ser analisado em laboratório. Qualquer pessoa que tenha entrado em contato com a bactéria vai apresentar resultado positivo para o exame.

Como prescrever exame de sífilis?

São recomendadas as posologias a seguir no tratamento. Sífilis primária: Penicilina G benzatina, 2.400.000UI, IM, dose única (1.200.000UI, IM, em cada glúteo). Sífilis recente secundária e latente: Penicilina G benzatina, 2.400.000UI, IM, uma vez por semana, 2 semanas (dose total de 4.800.000UI).

Qual o nome do exame para saber se tem sífilis?

O exame de VDRL (Ve- nereal Disease Research Laboratory), utilizado por muitos anos como diagnóstico de sífilis, é um teste não treponêmico, que, apesar de ter uma sensibilidade elevada, apresenta uma baixa especificidade, com resultados falso-positivos relacionados a vários interferentes.

Quando fazer o exame de sífilis?

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Quando fazer exame de sífilis?

O primeiro exame a se positivar na sífilis é FTA-ABS com 10 dias de contágio. Após 3 a 4 semanas, O VDRL poderá positivar-se. Se você já teve sífilis, o FTA-ABS ficará sempre positivo. Desta forma, o seu exame a ser solicitado para o diagnóstico será o VDRL.

Quem teve sífilis sempre vai dar positivo?

O teste para detectar sífilis e outras doenças transmissíveis pelo sangue serve como triagem para a doação de sangue. Indivíduos que já tiveram sífilis permanecem com anticorpos contra a doença durante um tempo, mesmo depois de já estarem curados. Se ainda tiverem anticorpos no sangue, o teste dá positivo.

Quais são os sintomas de VDRL?

Outros sintomas que podem surgir são:
  • Manchas vermelhas na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés;
  • Descamação da pele;
  • Ínguas em todo o corpo, mas principalmente na região genital;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor de garganta;
  • Mal estar;
  • Febre leve, geralmente abaixo de 38ºC;

Como é a ferida da sífilis?

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Onde faz exame VDRL?

Exame Sífilis V.D.R.L - Grupo Exame - PanVel Farmácias.

Quais as DSTs mais comuns em homens?

Conversamos com o urologista João Correia dos Santos da equipe QualiMédicos para listar as Infecções Sexualmente Transmissíveis mais comuns nos homens e os sintomas de cada uma delas.
  • Sífilis. Normalmente o primeiro sinal da sífilis é uma ferida pequena e indolor. ...
  • Gonorreia. ...
  • Herpes. ...
  • HPV. ...
  • HIV.

Qual a DST mais fácil de pegar?

Entre as DST mais comuns, podemos citar:
  • Cancro mole (cancroide).
  • Chato (pediculose pubiana).
  • Clamídia.
  • Donovanose (granuloma inguinal).
  • Gonorreia.
  • Hepatite B.
  • Hepatite C.
  • Herpes genital.

Artigo anterior
Qual o vidro ideal para janelas?
Artigo seguinte
Porque não pode dar muita comida pro peixe?