Precisa de ordem judicial para exumação?

Perguntado por: Irina Sofia Leal Moreira Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

Ordem judicial
A determinação judicial é usada para casos de investigações policiais que necessitem de novo laudo médico e para teste de paternidade, através do exame de DNA. Nestes casos, a exumação poderá ocorrer a qualquer tempo, desde que conduzida pelas autoridades responsáveis pelo caso em questão.

Quem pode autorizar exumação?

Saiba quem autoriza a exumação. A justiça é o órgão que possui legitimidade para autorizar o processo de exumação de um corpo, sendo que, nos casos de exumação feita por solicitação de entes queridos, é necessário solicitar a autorização judicial por meio de documentos entregues à administração do cemitério.

O que precisa para fazer exumação?

Como solicitar a exumação?
  1. Para solicitar a exumação é necessário entrar em contato com o cemitério onde o ente querido foi sepultado.
  2. O pedido de exumação deve ser feito pelo cônjuge ou filhos, sempre maiores de 18 (dezoito) anos. ...
  3. O parente que está solicitando a exumação deve assinar o requerimento de exumação.

Como é feito o processo de exumação?

A exumação de um corpo é a retirada dos restos mortais decompostos de uma pessoa após três anos de seu falecimento. Os ossos são colocados em urnas de zinco, gavetas ou transferidos para serem cremados. Se houver tecidos de roupas, bem como pedaços de pele, ambos são levados para o aterro municipal, junto com o caixão.

Em que casos a exumação é proibida?

Quando realizada fora do que falamos acima, a exumação pode ser considerada ilegal (violação de sepultura). Além disso, é preciso respeitar o tempo mínimo para que ela seja feita (três anos), exceto em caso de ações judiciais (que são minoria).

JQ [Direito dos Mortos] 4/6 - Exumação

27 questões relacionadas encontradas

É obrigatório exumar?

Em suma, a remoção deve ser autorizada pela família ou por alguma demanda judicial em casos específicos. Apesar de ser um procedimento comum, muitas pessoas ainda não sabem por que e quando é necessário exumar um corpo.

Quando ocorre a exumação?

A exumação consiste no ato de cavar o local onde o corpo foi sepultado para retirar os restos mortais enterrados naquele ambiente. Uma exumação pode ser requerida, por exemplo, quando ocorre a suspeita sobre a morte da pessoa, para a realização de investigação sobre a causa da morte, com maior riqueza de detalhes.

O que o cemitério faz com os restos mortais?

Quando o cemitério é municipal e a exumação é feita em jazigos temporários, normalmente os restos mortais são destinados a um espaço chamado de “ossada perpétua”, com gavetas nas quais os ossos permanecem por tempo indeterminado e que também podem ser visitados pelos familiares.

Quanto tempo leva para os ossos virarem pó?

Entre 60 cm e 1 m de profundidade, ela leva entre nove e 12 meses. Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!

Como funciona a transferência de um cemitério para outro?

No caso de transferir o corpo de jazigo, será preciso realizar uma exumação, ou seja, retirar o corpo sepultado e prepará-lo para a transferência. A exumação também tem regras, o que inclui um tempo mínimo após o sepultamento, geralmente variando de 3 a 5 anos.

Qual é o tempo certo de exumar um corpo?

De acordo com a Resolução SS-28, de 25-2-2013, item 13.1.: O prazo mínimo para a exumação de corpos é de 3 (três) anos, contados da data do óbito, e 2 (dois) anos no caso de criança até a idade de seis anos, inclusive.

Como as larvas entram no caixão?

As moscas varejeiras detetam esse cheiro, usando recetores especializados nas suas antenas; depois, pousam no cadáver e depositam os seus ovos nos orifícios e nas feridas abertas.

Quantos dias leva para um corpo estourar?

Quantos dias leva para um corpo estourar? Depois de passar por muitos processos, o corpo humano acaba estourando logo após o término das etapas de putrefação. Sendo assim, após 30 dias da morte do ser humano, vai se formando um volume intenso de gases dentro do corpo.

Quem possui legitimidade para exumação do cadáver podemos afirmar que poderão determina lá?

A justiça possui legitimidade para determinar a exumação, quando o procedimento auxiliar em investigações, por exemplo. Nos casos de morte suspeita, suicídio, ou exame de paternidade, geralmente a exumação é requerida, nos casos em que os exames não puderam ter sido realizados em vida.

Quem pode fazer translado de corpo?

O translado não pode ser feito por qualquer pessoa. O procedimento exige o cumprimento de protocolos de segurança e normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Justamente por esse motivo, as empresas que realizam esse trabalho devem ser registradas e autorizadas a oferecer este tipo de serviço.

Quanto custa uma exumação RJ?

Legislação: Resolução SECONSERVA Nº 007, de 10 de agosto de 2021. Compreende a abertura da sepultura, o transporte interno do corpo, a baixa do corpo à sepultura, o fechamento e a vedação da sepultura: Óbitos do Município (Moradores do Município). R$ 306,92.

Porque os ossos não se decompõe?

Porque essas partes do corpo são compostas de minerais, material que não faz parte do cardápio das bactérias que nos digerem no cemitério. Esses seres unicelulares alimentam-se de matéria orgânica – a que compõe nossos tecidos, formada basicamente por átomos de carbono.

O que acontece se não pagar a manutenção do cemitério?

Se não houvesse o pagamento dessa taxa, dificilmente a administração teria como manter o espaço, e o resultado seria um ambiente pouco agradável para as visitas dos familiares, os sepultamentos e também para a manutenção dos túmulos.

Quando a pessoa morre o enterro e no mesmo dia?

Deve-se levar em conta que o tempo decorrido entre a morte e o funeral não pode ser inferior a 24 horas nem superior a 48 horas, exceto em caso especial. Além disso, para efetuar a cremação, é necessário que o falecido o tenha especificado em certidão de testamento ou que um familiar de primeiro grau o indique.

Qual destino legal do cadáver?

Como disposto acima o cadáver somente pode ter as seguintes destinações: - inumação, - cremação, - doação de órgãos e posteriormente inumação ou cremação, - doação do corpo para pesquisa ou estudo científico. Qualquer ato contrário fere o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito a integridade física.

O que acontece depois que a pessoa é enterrada?

2 semanas: O Abdômen fica completamente inchado acumulando gases. 3 semanas: Os tecidos se tornam moles, os órgãos vazam os gases e as unhas caem. 4 semanas: Os tecidos moles começam a liquefazer e o rosto se torna irreconhecível. Essa decomposição leva ao processo de esqueletização.

Por que fazer a exumação?

Dentre os motivos que permitem a realização da exumação, estão a possível mudança de endereço da família que deseja levar também os restos mortais de seus familiares, lotação do cemitério, desejo de cremação, necessidade de sepultar outro familiar, troca de cemitério ou sepultura e ordem judicial quando o falecimento ...

Qual a diferença entre exumação e inumação?

Inumar é o ato de enterrar, sepultar o cadáver. Exumar é o ato de desenterrar o corpo ou os restos mortais e tem finalidades administrativas ou jurídicas.

Quanto tempo o corpo começa a feder?

Isso acontece em um período de 12 a 14h após a morte. As bactérias começam a digerir as proteínas, e em seguida excretam gases como metano, cadaverina e putrescina. Elementos que geram um forte odor.

É verdade que o corpo explode dentro do caixão?

No final de janeiro, um cadáver explodiu em um cripta em um mausoléu em Preston, Melboune, Austrália. Uma das possíveis causas, foi o excesso de calor do mês de janeiro, aliado a uma vedação inadequada do túmulo. O corpo explodiu liberando fluidos através da vedação, sujando o granito da sepultura.

Artigo anterior
Como expelir cálculo no ureter?
Artigo seguinte
O que é a multa de mora?